Porque rezar o terço da misericórdia às 3 horas da madrugada?
Em primeiro lugar, deve ser celebrado às três horas da tarde (não da madrugada), porque se trata de celebrar o momento da morte de Jesus na cruz. Em segundo lugar, ela deve ser dirigida diretamente a Jesus e, portanto, não a Deus Pai, à Nossa Senhora ou à Santa Faustina.
Todas as madrugadas, às 3h00 da manhã, estamos rezando juntos o Terço da Misericórdia, uma oração poderosa, fonte de conversão para muitos corações. Você é nosso convidado.
“O rosário na madrugada surgiu de uma penitência pessoal”, disse o religioso. “Eu, frei Gilson, já tinha alguns anos de sacerdócio e veio no meu coração de fazer uma penitência que fosse mais ousada, que eu pudesse me entregar mais a Deus através dessa penitência”, contou.
Qual o horário certo para rezar o Terço da Misericórdia?
O Papa Francisco o recomenda
Neste jubileu da misericórdia, somos convidados a rezar diariamente o Terço da Misericórdia, preferencialmente às 15h, que é a hora da misericórdia, na qual Jesus deu sua vida por nós.
Jesus nunca disse que há um horário específico para rezar o terço, ou seja, em qualquer hora do dia e da noite é possível se encontrar com a Divina Misericórdia. Muitas pessoas costumam rezar as 15h.
O Terço da Divina Misericórdia é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das iluminações de Santa Maria Faustina na década de 1930. O principal propósito dessa oração é fortalecer nossa confiança na misericórdia de Deus e reforçar em nós esse mesmo sentimento para com nossos irmãos e irmãs.
Porque devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro? Guarda um Rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro. Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônia, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!
O que acontece no mundo espiritual quando rezamos o terço?
Primeiro, porque, quando rezamos o Santo Rosário (ou o terço), nós estamos meditando, na vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é nesse contemplar, recordar e rezar que encontramos a força do Rosário.
O que significa acordar 3 horas da manhã no mundo espiritual?
Para o espiritismo, acordar às três da manhã não é um sinal negativo. No entanto, é a evidência que espíritos estão tentando se comunicar. Faça uma oração agradecendo pelo seu dia, pela sua vida e peça proteção antes de dormir. A energia liberada por um órgão é interferida quando há alguma problema físico ou emocional.
Há muitas lendas, histórias e hipóteses sobre o horário 3 da madrugada. Alguns dizem que acordar exatamente nele significa que uma entidade sobrenatural estaria do seu lado, se alimentando da sua energia. Outros falam que esse seria o "Horário do Diabo", e que orações precisam ser feitas caso você desperte.
O que significa acordar entre 3 e 4 da manhã espiritual?
Contato com o Eu superior: Após as 3h da manhã, o sono entra em uma fase onde a mente começa a se conectar com a sabedoria interior e o eu superior. Acordar às 4h da manhã pode indicar uma resistência a essa conexão mais profunda.
“Às três horas da tarde, implora à Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o Mundo inteiro.
1 Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atenta para a minha meditação. 2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei. 3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã me apresentarei a ti, e vigiarei. 4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
Elas funcionam como os mantras. Repare que nos velórios, diante da dor da despedida de uma pessoa querida muita gente entra num choro nervoso e compulsiva. Alguém, então, puxa o Terço e as pessoas se acalmam. Por isso, não se preocupem com seus eventuais cochilo no Terço.
Mesmo ao dormir, procurem ter o Rosário à mão, de maneira tal que o sintam consigo. E, se tiverem receio de que ele caia ao chão – devemos tratá-lo com toda a reverência –, pendurem-no ao pescoço ou o coloquem no bolso.
Isso é um uso impróprio do sacramental. Usar o Terço de uma forma propositadamente zombeteira ou sacrílega, no entanto, ou como uma identificação de gangue, como alguns têm sido conhecidos, pode ser pecaminoso. A principal coisa a ter em mente é a intenção da pessoa.
Se desejamos alcançar o Reino dos Céus, devemos rezá-lo diariamente. Devemos rezar o terço também na intenção da conversão dos pecadores, pela paz mundial e pela saúde de todos. O mundo precisa se aproximar mais de Deus e se nós rezarmos o terço todos os dias, conseguiremos essa graça.
É um instrumento de libertação, que nos livra dos nossos medos e nos abre para a graça de Deus, regenerando a alma e fortalecendo o espírito. Quando rezamos com fé, com entrega verdadeira, Deus nos ouve.
Jesus disse: “Oh, que grandes graças concederei às almas que recitarem esse Terço; as entranhas de Minha misericórdia se enternecem por quem reza este Terço” (Diário, 848). Afirmou: “Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia...
A oração na Hora da Misericórdia deve atender às seguintes condições: deve ser rezada às três horas da tarde (quando o relógio marca essa hora), deve ser dirigida diretamente a Jesus, e as súplicas devem se referir ao valor e aos méritos de Sua dolorosa Paixão.