No episódio 807, Sanji, forçado pelas circunstâncias impostas por sua família, enfrenta Luffy. Mesmo sendo doloroso para ambos, Sanji ataca Luffy repetidamente, tentando afastá-lo para proteger seus amigos e cumprir o casamento arranjado.
Sanji tenta convencer Luffy a ir embora dizendo que nem lembra mais o nome do seu capitão, mas o pirata se recusa e diz que não acredita nele, Sanji então diz que ele os mandara embora e decide enfrentar Luffy.
Inicialmente relutante, Sanji acaba compartilhando seu sonho com Luffy após se unirem para expulsar os Piratas Krieg do Baratie. Encorajado por Zeff, ele então parte com seu novo bando para os mares da Grand Line à procura do tesouro One Piece.
Zoro tem uma relação única com a espadachim Tashigi da Marinha. Tashigi e Zoro se encontraram em Loguetown, onde ela o ajudou a procurar uma nova espada.
Mesmo quando criança, enquanto trabalhava no Baratie, Sanji se apaixonava por clientes atraentes do sexo feminino e acabava cometendo erros no processo, para irritação de Zeff. Na verdade, ele afirmou que Nami foi 98,72% do motivo pelo qual ele se juntou à tripulação de Luffy em primeiro lugar.
No entanto, seu papel inicial e sua relação com os piratas do Chapéu de Palha, e mais especificamente com Sanji, garantem seu lugar como um grande vilão.
Como todos sabemos, o Sanji não é tímido em abrir seu coração para quase todas as mulheres que ele conhece. Mas, embora pareça que o mesmo acontece com a Nami também, ele age um pouco diferente perto dela do que com outras mulheres. Primeiro, ele se dirige a todas as mulheres atraentes que ele conhece como "chan".
Recusando-se a morrer, Zoro aceitou o convite de Luffy e revelou o seu estilo de luta. Ele também revelou seu sonho de se tornar o melhor espadachim do mundo, que Luffy suportado, acreditando que o rei pirata deve ter o melhor em sua equipe.
Luffy, então, descobre que Sanji não estava mais em Zou, porque tinha sido chamado por Big Mom e ido até ela por vontade própria. Disposto a recuperar o cozinheiro do grupo, ele parte para a ilha de Whole Cake após resolver as pendências do arco Zou.
Nami tinha um acordo com Arlong e por isso traiu os chapéus de palha. Desde que o acordo foi firmado, Nami, além de criar os mapas para Arlong, rouba tesouro de piratas para conseguir o mais rápido possível seu objetivo e entre esses roubos acaba encontrando Luffy.
Quando Luffy abraçou-a durante a Batalha de Marineford, ela pensou nisso como uma proposta de casamento. Mais tarde, porém, Gloriosa disse que ela não era casada. Como resultado, agora Hancock é decidida na ideia de se casar com Luffy.
Ele forçou Nami a se tornar parte de sua tripulação como cartógrafa e disse a ela que se ela trouxesse 100 milhões de Berries, ele libertaria sua aldeia e todos nela, incluindo sua irmã adotiva Nojiko.