A origem da roupa xadrez nas festas juninas remonta à vida no campo, onde as camisas de flanela xadrez eram comuns entre os trabalhadores rurais. Com o tempo, essa estampa ganhou status de ícone cultural, simbolizando o espírito acolhedor e festivo das comemorações de São João.
As roupas xadrez são muitos comuns, sendo usadas por homens e mulheres, além do xadrez fazer parte da decoração de mesa, como nos forros. Isso acontece porque o xadrez em nosso país ficou muito associado com roupa usada no campo, sendo considerado um elemento caipira.
O significado da roupa xadrez pode variar de acordo com o contexto e a cultura em que é utilizada mas, no geral, essa padronagem está associada a tradição, elegância, estilo e personalidade.
Por que a estampa xadrez é tão popular nas festas juninas?
Conhecido como tartan no século 18, o xadrez era usado para representar os escoceses. Chegando ao Brasil, o tecido ficou visto como vestuário do campo, sendo adaptado à festa junina, por sua representação caipira, se espalhando por todo o país.
A camisa masculina xadrez é uma excelente opção para você que deseja compor um belo visual de inverno, uma vez que acompanhada de outras peças como, blusas de frio, coletes e jaquetas, a mesma demonstra aparência e boa elegância.
DICAS DE LOOK COM CAMISA XADREZ PARA AS FESTAS JUNINAS - TATÁ FERSOZA
Porque camisa xadrez na festa junina?
A origem da roupa xadrez nas festas juninas remonta à vida no campo, onde as camisas de flanela xadrez eram comuns entre os trabalhadores rurais. Com o tempo, essa estampa ganhou status de ícone cultural, simbolizando o espírito acolhedor e festivo das comemorações de São João.
Essas camisas eram usadas pelos trabalhadores florestais, que precisavam de roupas duráveis e confortáveis para resistir ao clima rigoroso. As famosas “camisas de lenhador” eram (e são), na verdade, camisas xadrez, geralmente produzidas em flanela de algodão: um material resistente, quente e de toque super macio.
A maneira mais simples — e certeira— de usar a estampa xadrez é apostar em uma combinação 100% pautada por essa padronagem. Ou seja, basta escolher uma blusa/casaco + calça/saia/shorts que carregue o mesmo visual.
“Estampa xadrez” em inglês é traduzido como “plaid pattern” ou “checkered pattern”. Plaid pattern é mais comum quando se refere a padrões de xadrez com várias cores e linhas cruzadas, frequentemente visto em roupas como camisas de flanela.
A inteligência e o rigor são as características mais importantes para se jogar o xadrez, o jogo que tanto representa a vida externa como a consciência interior humana. Grande parte das línguas célticas traduziram o jogo de xadrez por uma palavra que significa a inteligência da madeira.
A estampa xadrez preto e branco é um padrão de tecido que combina quadrados pretos e brancos em uma grade. O significado espiritual dessa estampa varia de acordo com diferentes crenças e tradições, mas geralmente está associado a conceitos como dualidade, equilíbrio, harmonia e proteção espiritual.
Embora há registros que remontam aos celtas, foi a partir do século 17 que o padrão, conhecido como tartan, começou a se difundir na Escócia. Por causa dos levantes jacobitas contra a monarquia inglesa, a manta foi proibida em 1746.
No Brasil, a origem da Festa Junina é ligada aos portugueses e possuía uma conotação estritamente religiosa, realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. Atualmente, a Festa Junina possui caráter popular e é comemorada em todas as regiões do Brasil.
Antigamente, por serem festas promovidas pelas cortes, as mulheres tinham que usar vestidos voluptuosos e rodados. Daí a origem dos vestidos de quadrilha, que, em nosso país, acabaram sendo confeccionados com tecidos mais coloridos e chamativos, principalmente com chita.
Qual o significado das bandeirinhas na Festa Junina?
As bandeirinhas (ou bandeirolas) são um item fundamental da decoração da Festa Junina e remetem aos três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. São coloridas e alinhadas uma ao lado da outra por meio de um barbante.
O tecido xadrez tornou-se popular após o fim da Segunda Guerra Mundial, e ganhou ainda mais fama através do movimento punk, ocorrido na década dos anos 70. No Brasil, longe da essência escocesa escondida por trás da suposta origem do tecido, o Tartã é visto como um vestuário do campo, daquele que vive na roça.
Para o inverno de 2024 os clássicos estarão em alta! E uma das estampas mais clássicas é o xadrez, uma padronagem que tem o poder de transformar qualquer look básico em algo super fashion e estiloso. E, olha, nesse inverno o xadrez está ainda mais versátil e cheio de possibilidades.
Essa estampa tem origem na Escócia, onde era utilizada para identificar os clãs e as famílias. Ao longo dos anos, o xadrez se tornou um símbolo de tradição, elegância e estilo.
“Apesar de o xadrez ser usado mais nas estações de outono e inverno, é uma peça atemporal, e a estampa é a mais clássica que existe. Inclusive, existem alguns truques para que você consiga usá-la o ano todo.”
Mesmo não sendo uma novidade no mundo da moda, a camisa xadrez é uma das peças que mais chama a atenção quando se fala em looks masculino de outono e inverno. Com aquela pegada rústica na medida, a ela consegue ser versátil e desapegada dos moldes mais formais do que as camisas masculinas tradicionais.
Padrões Xadrez e Listras: Estampas xadrez e listradas em tons diferentes dos usuais podem trazem um ar de natal e podem ser excelentes opções para compor um look natalino sem usar as cores clássicas.
A estampa xadrez é sempre associada aos escoceses, mas, de acordo com o historiador têxtil E.J.W. Barber, remontam aos antigos celtas. Pesquisas arqueológicas indicam que em escavações realizadas foram encontradas vestimentas com padronagens têxteis, feitas com fios de lã e pigmentos à base de vegetais dos pântanos.
O Houaiss registra o ano de 1662 como aquele em que a palavra xadrez passou a nomear em nossa língua, por uma extensão de sentido bastante óbvia, diversos tipos de estampa quadriculada que lembram o tabuleiro de xadrez.
Verde, amarelo e azul combinam muito bem entre si, pode confiar! — mesmo que sejam em detalhes no look, como nos acessórios e na própria camisa xadrez.