Para que serve o número pi (π)? O número π é utilizado para cálculos envolvendo corpos circulares, como a área do círculo, o comprimento da circunferência, o volume e a área de cilindros, cones, esferas, tronco de cone, entre outros sólidos geométricos.
É utilizado para calcular grandezas envolvendo formas circulares. É um número irracional, logo é uma dízima não periódica. É bastante comum utilizarmos aproximações para o valor de π. A mais utilizada é π=3,14.
O número, pi, tem um número infinito de dígitos em sua representação decimal, porque é um número irracional. (Já foi comprovado que pi é irracional.) Um número é racional ou não. Se for racional, o equivalente decimal será um decimal final ou um decimal infinitamente longo, mas repetitivo.
O número é uma constante representada pela letra grega p, que dá nome a ele. Essa data foi escolhida para a homenagem em função do modelo norte-americano para representação de datas. Lá o mês aparece primeiro que o dia, dessa forma, a data 03/14 mostra o padrão inicial da sequência de Pi: 3,14.
Para que serve o número pi (π)? O número π é utilizado para cálculos envolvendo corpos circulares, como a área do círculo, o comprimento da circunferência, o volume e a área de cilindros, cones, esferas, tronco de cone, entre outros sólidos geométricos.
Para que serve o Pi e por que esse número causa tanto fascínio?
Qual é a origem do número pi?
Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707. O dia do Pi foi criado em 14 de março de 1988.
O número pi representa o valor da razão entre o perímetro (p) e o diâmetro (d) de uma círculo qualquer (p/d = 3,1415...). Ou seja, esse valor permanecerá o mesmo independentemente do tamanho da circunferência, que pode ser uma moeda, uma roda de carro, um cd, etc. Existem muitas formas de se obter o número pi.
Por volta do séc. III a.C. o grande matemático grego Arquimedes começou por calcular o perímetro de dois hexágonos, um inscrito e outro circunscrito numa circunferência. Ao aumentar o número de lados do polígono, até chegar aos 96 lados, conseguiu uma aproximação para o valor do pi igual a .
É um número irracional, que significa que não pode ser expresso como a razão de dois inteiros, por mais que frações como 227 são comumente utilizadas para ter um valor aproximado. Consequentemente, sua representação decimal nunca acaba, nem entra num padrão que se repete infinitamente.
Qual a origem do Dia do Pi? Dizem que a primeira comemoração do Dia do Pi ocorreu no museu Exploratorium, na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, em 1988. Naquele dia 14 de março, público e funcionários decidiram dar voltas em torno dos espaços circuladores do museu e comeram tortas de fruta em homenagem.
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, ... Esta sequência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, para descrever o crescimento de uma população de coelhos.
A ideia de volta está presente nos círculos trigonométricos. Como o comprimento da circunferência é 2·π, podemos dizer que uma volta completa nesses círculos tem essa medida. Repare apenas que o ângulo formado por essa volta mede 360°. Dessa maneira, o número 2·π relaciona-se com o ângulo 360°.
Definição: Um radiano é a medida do ângulo central de uma circunferência e que determina um arco com o mesmo comprimento que o raio desta circunferência. A medida desse ângulo, quando expressa em graus, é igual a 180°/π que é aproximadamente 57,3°.
Por exemplo, o Pi pode ser usado para descrever a geometria do planeta Terra e, por isso, as tecnologias de mapeamento e GPS precisam calcular o Pi com alta precisão para oferecer localizações corretas — e não é apenas para o sistema de GPS de veículos, a própria NASA utiliza o número irracional para conseguir a ...
Como explica o professor e pesquisador, o número Pi é importante para muitos campos da matemática, como a geometria, a trigonometria, o cálculo, a estatística, entre outros.