Fazer a limpeza de tártaro no dentista é quase um clareamento, em alguns casos. Seria maravilhoso poder ter o mesmo resultado em casa. Mas para tirar aquele amarelado, apenas na cadeira do dentista. O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações.
Muitos se perguntam: é possível remover tártaro em casa? A resposta é não! O uso de fio dental e a escovação diária são essenciais para evitar o acúmulo de placa bacteriana, mas o tártaro só pode ser removido por um dentista. Vamos entender por quê.
Num primeiro momento, o profissional realizará a ''raspagem'', onde os depósitos de placa bacteriana são removidos. Na maioria dos casos, a raspagem é iniciada com ultrassom para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.
O tártaro é formado por sais minerais, como cálcio e fosfato, que se unem à placa bacteriana. Esse processo de mineralização deixa uma substância dura e áspera nos dentes. Isso causa um grande desconforto, principalmente quando se passa a língua sobre os dentes afetados.
Dentes ficarão limpos e polidos, com uma gengiva de cor e aspectos muito mais saudáveis. A raspagem periodontal melhora saúde e estética do sorriso. Melhora a autoestima e confiança.
Como é Feita a Limpeza no Dentista - Remoção De Tártaro
Porque tirar tártaro dói?
A raspagem não dói, mas é muito comum ter sangramento durante a remoção devido à proximidade do local onde o tártaro se acumulou com a gengiva. Este sangramento tende a estancar rapidamente e é indolor. Normalmente isso ocorre quando há inflamação presente na gengiva também.
A principal causa, como dissemos anteriormente, é a falta de uma boa higienização oral, e por se tratar de uma placa endurecida, o paciente sozinho não é capaz de remover e resolver o problema.
O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho.
“Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.
Ao detectar a presença de tártaro no dente, procure um dentista, pois não é possível raspar tártaro em casa. Além do esforço ser em vão, você ainda pode machucar a gengiva e danificar os dentes durante a tentativa.
O creme dental Malvatricin tem ação antisséptica e fórmula desenvolvida exclusivamente para controle do tártaro. Também combate as cáries e protege as gengivas, promovendo a saúde bucal.
A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.
Aqui está a grande verdade: não é possível remover o tártaro dos dentes em casa. Isso mesmo! Por mais que você escove seus dentes com zelo, o tártaro não vai embora sozinho. A única maneira eficaz de se livrar dele é por meio de uma limpeza dental profissional, feita por um dentista.
A maneira mais segura e eficaz de tirar tártaro dos dentes é através de uma limpeza profissional realizada por um dentista. Tentativas de remover tártaro em casa podem resultar em danos aos dentes e gengivas.
O que acontece se não remover o tártaro? O tártaro não removido pode levar a problemas como gengivite que, se não tratada, pode progredir para periodontite, causando perda dentária. Além disso, pode contribuir para cáries, mau hálito persistente e manchas nos dentes.
O peróxido de hidrogênio é muito usado como clareador dental, tanto pelos dentistas em seus consultórios, quanto por pessoas em suas casas, por meio do uso de cremes dentais que têm esse composto nas quantidades adequadas em sua fórmula.
Alimentação saudável: Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e amido, que podem alimentar as bactérias que causam o tártaro. Enxaguantes bucal antimicrobianos: Enxaguantes com propriedades antimicrobianas podem ajudar a reduzir as bactérias causadoras de tártaro.
A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.
É mais frequente em pessoas que consomem refrigerantes, doces e carboidratos, como pão ou arroz, e possuem maus hábitos de higiene oral. Além disso, a formação do tártaro é comum em caso de tabagismo, uso de aparelhos ortodônticos e menor produção de saliva, por exemplo.
Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.
Em quantidade adequada e combinado com outras substâncias importantes para a saúde bucal, o bicarbonato pode, sim, fazer parte da sua escovação diário.
Além do fator estético, o tártaro dentário pode trazer prejuízos à saúde bucal, principalmente em médio e longo prazos. As bactérias da placa liberam substâncias nocivas, gerando um processo inflamatório. É justamente aí que surge a gengivite, que tem como sua principal causa a placa bacteriana e a má higiene bucal.
Mas, é posível remover o tártaro em casa? De acordo com a dentista de Colgate, Dra. Natállia Moura, a remoção do tártaro só pode ser feita por profissionais, por meio de um processo chamado raspagem, com instrumentos adequados, mas, é possível diminuir a formação do tártaro com hábitos simples de higiene bucal.
O que é o tártaro negro? O tártaro negro se forma a partir da placa bacteriana, mas tem uma textura diferente e é difícil de remover. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a placa é uma mistura de saliva, bactérias, alimentos e ácidos produzidos pelas bactérias a partir do açúcar e do amido.