Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
O que Sócrates entendia por Conhecer-se a si mesmo?
Conhecer-se a si mesmo seria conhecer Deus em si. Aquilo que colocou Sócrates em destaque foi o seu método, e não tanto as suas doutrinas. Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão.
Qual a origem da frase conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses?
A máxima citada acima: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”, atribuída ao Filósofo Sócrates, data de (479-399 a.C.) e traz o que deveria ser óbvio, que é o autoconhecimento, no entanto, ainda é um grande desafio a ser vencido.
"Conhece te a ti mesmo" - Não se deixe enganar - Sócrates
Por que Sócrates dizia Conhece-te a ti mesmo?
Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.
Saber identificar suas habilidades, vulnerabilidades, desejos e comportamentos é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento individual. Conhecer a si mesmo, portanto, significa ampliar a autoconsciência e a visão sobre a autoimagem.
Conhece-te a ti mesmo! O que esta frase diz a você? Para nos ajudar nesta busca do conhecer-se, vamos apoiar nosso post na carta de Paulo aos Romanos (Rm 12,5-16a) e no Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,15-24.
Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.
Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno. Veja no resumo: A importância do pensamento inovador e das metodologias utilizadas na Filosofia de Sócrates está na ruptura que ele provocou.
Para os socráticos, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela. O filósofo foi tido por muitos como um homem sábio justamente por assumir não saber de nada. A frase mais célebre atribuída a ele é: “Só sei que nada sei”.
Os benefícios são sentidos por quem está à volta, mas quem ganha mesmo é a própria pessoa que se descobre, haja vista que, quando conseguimos dar um passo no sentido de evoluirmos, ganhamos mais segurança, domínio, estabilidade emocional, autoestima e amor próprio.
Opondo-se ao relativismo de muitos sofistas, para os quais a verdade e a prática da virtude dependiam de circunstâncias, Sócrates valorizava acima de tudo a verdade e as virtudes - fossem elas individuais, como a coragem e a temperança, ou sociais, como a cooperação e a amizade.
O que significa a frase de Sócrates conhece-te a ti mesmo?
A frase “conhece-te a ti mesmo” é um aforismo grego encontrado no pronau do templo de Apolo, em Delfos, o qual, segundo Platão, foi utilizado por Sócrates para descrever uma vida que valeria a pena ser vivida, uma vida de reflexão. A partir do conhecimento de si mesmo, poder-se-ia conhecer o mundo e os deuses.
A frase ''conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses'', por exemplo, bem que se ajusta a esta categoria. Inscrita à entrada do santuário de Delfos, na Grécia antiga, e difundida por Sócrates, circula até hoje pelo Ocidente.
A verdade não é, entretanto, propriedade de nenhum homem, e ser filósofo é estar numa incessante busca por ela: “A vida não refletida não vale a pena ser vivida”. Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”.