Essas pintas vermelhas surgem pela dilatação dos vasos sanguíneos perto da superfície da pele. Embora esse tipo de sinal não apresente gravidade, outros, no entanto, podem indicar o desenvolvimento de doenças mais graves, como alergias, psoríase, micose, dermatite e até mesmo câncer de pele.
Manchas vermelhas na pele podem ser sinal de doença
Elas podem ser indícios de doenças como psoríase, micoses ou alergias a medicamentos ou alimentos. Se surgir a dúvida, a dica é procurar um dermatologista para avaliar caso a caso.
Jatos de gelo seco (nitrogênio líquido): o uso de nitrogênio líquido para congelar e remover as pintas; Laser: a aplicação de laser para tratar as pintas vermelhas, proporcionando resultados estéticos; Remoção cirúrgica: em alguns casos, uma pequena cirurgia pode ser realizada para remover as pintas.
Essas pintinhas são chamadas de Nevo ou Angioma Rubi, justamente por serem formadas por um emaranhado de vasos, ficando vermelhas. São benignas, não oferecendo risco a saúde. Tem caráter familiar (ou seja, é muito comum em várias pessoas da mesma família) e aumentam em quantidade ao longo da vida.
Alergias, eczema, dermatite, psoríase e até uma picada de inseto podem provocar manchas vermelhas na pele acompanhadas de coceira. Como dissemos, manchas vermelhas podem ser causadas por diversos problemas de saúde e é comum que a coceira também apareça em muitos desses quadros.
Pintas vermelhas - Entenda as causas e como tratá-las
Como são as manchas de problema no fígado?
Sua aparência pode ser lisa, e – sua coloração- marrom ou preta. Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, no colo e no pescoço. É uma hiperpigmentação da pele, quando há produção excessiva de melanina (responsável pela pigmentação da cor de pele).
As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.
O que causa o Angioma Rubi? Ainda não se sabe o que causa o angioma rubi, mas acredita-se que fatores genéticos, exposição solar prolongada, envelhecimento da pele, compostos químicos, estresse e diabetes possam contribuir.
Por que as pintas aparecem? A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade.
A melhor forma de prevenção do nevo rubi é usar filtro solar e evitar ficar exposto ao sol por muito tempo para que não haja envelhecimento precoce da pele, o que favorece o surgimento dessa pinta vermelha.
A maioria das pintas indesejadas é removida cirurgicamente, mas também é possível fazer uma excisão, uma técnica chamada shaving, em que se faz uma espécie de raspagem superficial da pinta e, nesse caso, não precisa levar pontos após o procedimento.
Água e sal. Ideal para tecidos recém-manchados. O mais rápido possível, mergulhe a parte manchada em um recipiente com água fria e sal. Deixe de molho por 3 a 4 horas, esfregue a mancha com detergente líquido e lave normalmente.
Que tipo de manchas na pele que a gente deve se preocupar?
Quando há a presença de manchas que mudam de cor, formato e tamanho, é necessário buscar auxílio médico para investigar se é um caso de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. Em caso de suspeita de melanoma, o médico poderá solicitar uma biópsia.
São lesões benignas da pele, geralmente localizadas no pescoço, axilas, colo e virilha. Sabe-se que seu aparecimento está relacionado com o avançar da idade, obesidade, gravidez, menopausa e alguns distúrbios endócrinos.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
Nem toda pinta é sinal de melanoma, mas é preciso ficar atento quanto à evolução desses sinais. Pintas que crescem rápido demais ou mudam de cor são consideradas suspeitas e precisam ser examinadas por um médico oncologista ou dermatologista.
Essas pintas vermelhas surgem pela dilatação dos vasos sanguíneos perto da superfície da pele. Embora esse tipo de sinal não apresente gravidade, outros, no entanto, podem indicar o desenvolvimento de doenças mais graves, como alergias, psoríase, micose, dermatite e até mesmo câncer de pele.
Elas também podem surgir durante a gestação, por conta das alterações hormonais. Não é possível evitar o surgimento das pintinhas vermelhas. “Mas é possível tratar quando há algum incômodo estético ou por causa de atrito na área onde está localizada.
O tratamento do angioma rubi geralmente é procurado por razões estéticas, pois não representa um risco à saúde. Opções incluem: Cauterização Elétrica: Utiliza um bisturi elétrico para queimar a lesão sob anestesia local. Criocauterização: Aplicação de nitrogênio líquido para congelar e destruir a lesão.
A bolha de sangue não deve ser estourada, pois protege a lesão contra infecções. Caso a bolha seja muito grande e esteja causando muito desconforto, deve-se consultar o clínico geral que pode drenar o sangue contido na bolha usando a técnica correta e materiais estéreis, para evitar uma infecção no local.
Quando fico nervosa fico com manchas vermelhas no corpo?
"O estresse pode causar várias alterações na pele, inclusive manchinhas vermelhas, que são chamadas de urticária colinérgica", conta a Dra. Mônica Aribi, dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Dermatite nervosa ou dermatite de stress: É um subtipo de dermatite atópica nervosa com sintomatologia semelhante à dermatite atópica. Vermelhidão, erupções cutâneas, sensação de prurido e pele ressecada são os sintomas mais comuns de dermatite atópica de stress.
Os sintomas da alergia emocional variam em intensidade e podem aparecer de maneiras diferentes em cada indivíduo. Porém, os relatos mais comuns se localizam na pele, o órgão mais extenso do nosso corpo, com sintomas como coceira intensa, inchaço e manchas vermelhas em alto-relevo, mais conhecidas como “urticárias”.