Deixar Aveia de molho: caso queira ter uma digestibilidade melhor e diminuir o nível de ácido fítico (anti-nutriente naturalmente encontrado em cereais que pode atrapalhar a absorção de minerais importantes), deixe a aveia de molho em água durante a noite!
Para melhor assimilação pelo organismo e maiores benefícios, a aveia do mingau deverá ser deixada de molho na noite anterior, ou por até 24 horas antes, para que passe por um processo de lactofermentação.
A doutora diz que aveia pode ser colocada em tudo, na sopa, no suco, no feijão, com as frutas…. mas sempre hidratando antes. Ela fica mais pastosa, mais molinha e mais saborosa.
A propriedade de hidratação da aveia é indicada para todos os tipos de pele, mas especialmente para peles sensíveis e irritadas. Mas, além de hidratar, ela cria uma barreira de proteção que dificulta o ressecamento.
Tampe e deixe hidratar por 30 minutos em temperatura ambiente. Caso tenha mais tempo, deixe a aveia de molho em água filtrada ( o suficiente para cobrir) por 6 a 8 horas (durante a noite), tampada em um armário fechado, em temperatura ambiente.
Misture AVEIA, LEITE e CANELA e vai VICIAR nessa DELÍCIA! Sem Farinha e Açúcar - Fácil e Rápido
Quais os benefícios da aveia hidratada?
A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos. O cereal também auxilia na saúde digestiva e atua na redução dos índices de colesterol ruim, graças à presença de uma fibra chamada beta-glucana.
A água de aveia oferece uma série de vantagens à saúde. Uma dica valiosa é que consumir a água de aveia com o estômago vazio pode ajudar a controlar a sensação de fome e reduzir a ansiedade por comer alimentos não saudáveis.
Após colocar tudo em um recipiente, o mingau precisa descansar por algumas horas, geralmente durante a noite. Assim, "overnight", pernoite em inglês, "oats", aveia em inglês.
De acordo com a nutricionista, a aveia pode ser consumida todos os dias, em uma quantidade entre uma e duas colheres de sopa. O cereal pode ser usado como complemento de iogurtes, vitaminas ou saladas ou aproveitado em receitas de massas.
Além de ser um delicioso alimento para o café da manhã, a overnight oats também ajuda na sensação de saciedade, o que pode ajudar você a comer menos calorias e perder peso. Ao atrasar o tempo que o estômago leva para esvaziar a comida, o beta glucano da aveia pode aumentar sua sensação de saciedade.
Em qualquer uma de suas apresentações, esse alimento é fundamental na dieta alimentar e incluir uma porção diária é recomendado para todas as pessoas. No caso específico da aveia crua, pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.
No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes.
Qual o melhor tipo de aveia? Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.
O remolho é uma técnica simples e muito utilizada para reduzir o teor de fitato dos alimentos. Consiste em hidratar os grãos e sementes até que eles alcancem o peso máximo, assim ocorre redução de componentes solúveis em água, como o fitato, que pode ser reduzido em até 48%.
A quantidade recomendada de aveia por dia é de 2 colheres de sopa, que pode ser adicionada a frutas, sucos e iogurtes ou usada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas.
Para isso, basta colocar um pouco de aveia em flocos no liquidificador e bater até formar uma farinha. Em seguida, deve-se peneirar a farinha e colocar o conteúdo retido na peneira no liquidificador para triturar novamente. Repetir esse processo quantas vezes forem necessárias.
Pensando no consumo de fibras solúveis, aquelas presentes na aveia, chia e maçã, a ingestão de água deve ser redobrada. Isso porque a água é responsável por unir as fibras solúveis e formar o gel na parede do estômago, promovendo o controle da absorção de componentes como o colesterol e o açúcar.
As fibras da aveia aumentam a espessura dos alimentos digeridos, aumentando o volume intestinal. Isso retarda a taxa de absorção dos nutrientes e o esvaziamento gástrico, o que aumenta a saciedade. Além disso, tais fibras também ativam o eixo hipotálamo do intestino, contribuindo ainda mais para a saciedade.
Sim. Pode comer banana com aveia todos os dias, desde que consumida de maneira moderada e em uma alimentação equilibrada. Para aproveitar os benefícios desses alimentos, é importante consumi-los combinados com outros ingredientes saudáveis, como verduras, proteínas magras e gorduras boas.
Pra quem escolher a aveia de flocos grossos, deixe ela um tempo de molho na água ou no leite vegetal para ela ficar mais macia. Deixe por uns 30 minutos antes de comer ou até mesmo a noite inteira para consumir no dia seguinte.
Por isso, quem tem a doença celíaca (alergia ao glúten) também deve evitar a aveia e sempre checar na embalagem se há traços de glúten. Além disso, quem tem síndrome do intestino irritado precisa consumir com moderação ou em excesso pode piorar a inflamação intestinal.
Vale lembrar que, naturalmente, a aveia é um alimento livre de glúten. Porém, como a sua fabricação muitas vezes é cruzada com o trigo e seus derivados, ela pode passar a ter traços de glúten. Por isso, sempre que for consumir a aveia sem glúten, verifique se esta informação consta na embalagem.
É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.