Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem. A ideia é atingir o máximo possível de potenciais consumidores com menos gasto operacional.
O que fazer quando um monte de número fica ligando?
Então, qualquer ligação de telemarketing pode ser bloqueada. O serviço dos Procons apenas não abrange as ligações de telemarketing de entidades filantrópicas. Para bloquear, você deve acessar o site do Procon, órgão de defesa do consumidor, do seu estado e fazer o cadastro com seu nome completo, CPF e e-mail.
O melhor conselho mesmo é procurar um órgão de defesa do consumidor no seu estado, como o Procon do seu Estado ou município, e verificar se existe uma ferramenta de bloqueio de chamadas disponível na sua região. Apesar de essa medida reduzir as ligações, ainda há brechas.
Como parar de receber ligações de números aleatórios?
Uma das alternativas para bloquear ligações de spam e telemarketing é usar o Não Me Perturbe, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O usuário deve acessar o site da agência, cadastrar-se na plataforma, escolher o método de cadastro e selecionar as empresas de telemarketing que deseja bloquear.
O que são esses números que ligam e não falam nada?
Muito provavelmente, o que acontece é que seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, feito para atingir a maior quantidade possível de consumidores. Segundo “entendedores do assunto”, um sistema disca automaticamente para vários contatos ao mesmo tempo, e que estão em uma lista de mailing.
Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem. A ideia é atingir o máximo possível de potenciais consumidores com menos gasto operacional.
A plataforma “Não Me Perturbe”, disponível na internet no endereço www.naomeperturbe.com.br, possibilita que os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing ativo se cadastrem, gratuitamente, na “Lista Nacional de Não Perturbe”.
É possível bloquear todas as chamadas no celular, independente se o número está ou não salvo nos seus contatos. Para isso, acesse o menu de chamadas, selecione um número e faça o bloqueio no próprio aplicativo do telefone.
Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.
Conheça os riscos de atender chamadas e saiba se o seu telefone pode ser invadido por meio de uma ligação. Mas por mais cuidado que você tenha, é preciso reforçar a sua segurança online, pois chamadas de spam são apenas a ponta do iceberg quando se trata de golpes.
De quem é o telefone 0303 720 1234? Sim, a Claro manterá disponível os novos números para receber chamadas de retorno de quem eventualmente pretenda entrar em contato após receber uma ligação. As ligações serão direcionadas para o atendimento comercial. A Claro também disponibiliza o 0800-720-1234 da Central de Vendas.
É possível registrar reclamações no Procon de sua cidade ou no site www.consumidor.gov.br. O programa “Se liga, consumidor!” é uma parceria do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça.
Estou recebendo ligações de vários números dizendo que eu liguei?
O que fazer quando números estranhos não param de ligar? A maneira mais eficaz de se livrar das ligações indesejadas é através do Não Me Perturbe, uma iniciativa de empresas de telecomunicações e formalizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.
A primeira coisa a fazer é ter um "caderninho de ligações". Sim, parece ridículo, mas manter um registro de quantas ligações foram feitas, a que dia, a que horas, e em nome de que empresa, servirá para provar a abusividade da cobrança. Tendo já o "caderninho de ligações", atenda todas elas.
As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.
Como fazer para não receber chamadas de números desconhecidos?
Acesse Ajustes > Telefone. Toque em "Bloqueio e Identificação". Em "Permitir que esses apps bloqueiem ligações e forneçam o ID de origem da ligação", ative ou desative o app.
No dispositivo, abra o app Telefone . Filtro de chamadas e spam. Ative ou desative a opção Ver código do autor da chamada e spam. Opcional: para bloquear chamadas de spam no smartphone, ative a opção "Filtrar chamadas de spam".
Para não receber ligações de telemarketing de empresas não participantes ao Não Me Perturbe, efetue o bloqueio diretamente no seu celular através da agenda ou aplicativo específico de sua preferência. O Não Me Perturbe possui aplicativo disponível nas lojas App Store e Play Store.
Como descobrir de quem é o número de telefone que me ligou?
Por enquanto, o único meio oficial para consultar a titularidade de um número é através do site Qual Empresa Me Ligou. No entanto, esse tipo de informação poderá chegar direto na tela dos celulares, permitindo que o consumidor identifique com maior precisão antes de atender a chamada.
Por que estou recebendo ligações do meu próprio número?
Ela é apenas um artifício de engenharia social que golpistas usam para ludibriar vítimas, atiçando-as pela curiosidade. Nesse caso, o spoofing estaria sendo usado para simular que alguém está recebendo uma ligação do próprio número. Na prática, não é o seu número que está ligando para você.
As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.