Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Porque no vôlei tem um jogador com uniforme diferente?
Essa posição foi criada apenas no final dos anos 1990, tornando-se uma das mais recentes no esporte. Para entender melhor o jogo, é fundamental conhecer a função do líbero. Ele se destaca na quadra com um uniforme de cor diferente, o que facilita sua identificação.
O(A) libero deverá utilizar a camisa do uniforme de cor contrastante com os outros jogadores da equipe. V. O(A) libero poderá ser substituído durante a competição, desde que não haja alteração na numeração de sua camisa de jogo.
A roupa básica consiste em meias, uma bermuda e uma camiseta com ou sem mangas. As cores das camisetas diferenciam as equipes. Elas tem de ser de cores e modelos uniformes para cada time, a exceção do líbero. Em seguida, os calçados.
Quais são as características físicas exigidas para jogar vôlei?
As capacidades físicas presentes no fundamento do voleibol: força, potência, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, velocidade, destreza manual e dos dedos estão presentes nos fundamentos e são utilizadas a todo o momento durante o jogo.
Durante o decorrer de uma partida, os jogadores são obrigados a servir, passar, definir, atacar e bloquear a bola. Essas habilidades exigem flexibilidade, bom equilíbrio, força e velocidade nas partes superiores e inferiores do corpo.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
O líbero substitui frequentemente os centrais que estão posicionados no fundo da quadra e que estão em rotação. Essa substituição ocorre sem a necessidade de informar o árbitro, facilitando o fluxo do jogo.
Segundo Manso (2004), a intervenção defensiva do jogador líbero cria melhores condições de distribuição e consequentemente melhora a eficiência dos ataques, sendo este factor preponderante para o sucesso ofensivo no voleibol.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Essa função é caracterizada por ter atletas de baixa estatura. No feminino, as líberos apresentam no mínimo 1,65 m, como é o caso da ex-jogadora brasileira, Fabi, eleita diversas vezes a melhor do mundo na sua função. No masculino, outro caso de atleta reconhecido como líbero, o também ex-jogador Serginho, com 1,84 m.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
"Líbero precisa comandar muito bem a equipe. Orientar o tempo todo, lembrar as jogadas do adversário e posicionar o bloqueio para a defesa trabalhar", explica Natinha.
Com 1,96m de altura, Thaísa é a jogadora mais alta da seleção feminina de vôlei, enquanto Rebeca mede 1,55m, e Rayssa, que ainda está em crescimento, tem 1,60m de altura. A seleção feminina de vôlei do Brasil era uma das maiores esperanças de medalha de...
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
No sistema 6x0, também chamado de sistema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte.
O central é o segundo mais alto da seleção masculina de vôlei. Fica atrás apenas do colega de posição Lucão, que disputa sua quarta edição de Jogos Olímpicos em Paris. Do outro lado, os mais baixos da seleção não ficam abaixo dos 1,85m.
A atividade física regular também não atrasa a maturação óssea; ao contrário, ela até pode favorecer a mineralização. Novotny(5) estudou mulheres ginastas, praticantes de skate, tênis, vôlei e futebol e não achou diferenças na maturação óssea quando comparadas com não atletas.
É normal o braço ficar roxo depois de jogar vôlei?
Lesões com hematomas são comuns em praticantes de esportes. E esse hematoma pode ser a consequência de um impacto contra uma superfície externa ou osso (trauma direto) ou de uma contração excessiva e descoordenada (trauma indireto).
Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias. Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas. E alivia o estresse, pela adrenalina da competição.