Colaboradores, pacientes e acompanhantes foram convidados a usar meias coloridas trocadas, nos dias 21 e 22 de março, para dizer que o diferente é legal, divertido e que no mundo cabem todos.
Porquê usar meia trocada no Dia da Síndrome de Down?
As meias trocadas simbolizam a diversidade e celebração das diferenças individuais. A Síndrome de Down é uma condição genética que resulta de uma cópia extra do cromossomo 21 e afeta o desenvolvimento físico e cognitivo das pessoas.
Por que o Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março?
Celebrado anualmente em 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. Foi o Brasil quem propôs a data à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, o que foi acatado pela entidade.
O que fazer para comemorar o Dia da Síndrome de Down?
É comum que, nesse dia, sejam organizados eventos e atividades que gerem um debate sobre os direitos. Na prática, isso contribui para desmistificar os achismos em relação à síndrome e abrir espaço para que as pessoas tenham mais oportunidades de desenvolvimento e convivência saudável.
Dia Internacional da Síndrome de Down: 21 de março | Anatomia e etc
O que significa meias trocadas?
A ideia foi criada porque os cromossomos tem formato de meias e a intenção é conscientizar as pessoas de que ser diferente é divertido. Servidores, alunos, pais, colaboradores, parceiros, várias pessoas aderiram a campanha e saíram de casa hoje com os pares de meias trocadas, muitas coloridas e divertidas.
Por que são usadas meias coloridas no dia 21 de março
A intenção é que as pessoas, ao verem as meias coloridas, iniciem uma conversa sobre isso e, assim, seja possível difundir informações de conscientização, informa a World Down Syndrome Day, página oficial do Dia Mundial da Síndrome de Down.
O berloque símbolo síndrome de down possui o formato clássico de fita em azul e amarelo, e é ótimo para você usar e demonstrar seu apoio, representando a causa. Confira algumas das características do berloque símbolo síndrome de down e o por quê você deveria usar em suporte pela luta atrás da igualdade.
Os dispositivos de compressão médica perdem o efeito? Meias e mangas de compressão usadas e lavadas diariamente mantêm a sua função terapêutica durante cerca de seis meses. Após esse período, o efeito de compressão começa lentamente a diminuir.
O recém-nascido, em particular, tem dificuldade em regular sua temperatura. Se ele nasceu durante os meses mais frios, usar meias ajuda a manter seus pezinhos aquecidos, contribuindo para a regulação adequada da temperatura corporal.
“A ideia por trás da campanha é simples, mas poderosa: os cromossomos, que determinam as características genéticas, têm formato de meias. Assim, ao usar meias descombinadas, a mensagem transmitida é que ser diferente é divertido e que a diversidade é algo a ser celebrado”.
A ideia da troca de meias é despertar a curiosidade das dos estudantes sobre o tema. Escolas adventistas de todo o país participam da ação que acontece pela primeira vez nas cidades do Leste de Minas.
No mês em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03), a mobilização internacional Lots of Socks convida as pessoas para um gesto simbólico na data: usar meias coloridas e diferente como forma de chamar a atenção e abrir espaço para o diálogo, uma forma de também celebrar as diferenças entre todas as ...
ONU instituiu o 21 de março como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão.
Também vale lembrar o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, em 21 de março, que representa uma chance para promover a Educação Antirracista além de períodos como o mês da Consciência Negra, já que o combate ao racismo deve estar presente nas escolas durante o ano todo.
Quem estabeleceu o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial? O dia 21 de março foi estipulado pela ONU no ano de 1979, para homenagear as vítimas do massacre de Shaperville, ocorrido em 21 de março de 1960.
A ideia é mundialmente difundida pela World Down Syndrome Day, página oficial do Dia Mundial da Síndrome de Down. Segundo o site, a intenção é que as pessoas comecem a conversar sobre a Síndrome de Down ao verem as meias coloridas trocadas, iniciando uma conversa sobre o tema a partir disso.
Vai uma meia aí? A NSF diz que "aquecer os pés dilata os vasos sanguíneos dos membros, o que pode indicar ao cérebro que está na hora de dormir". Então, "colocar meias pode ser uma boa ideia se você tiver problemas para dormir", acrescenta.
No caso de longos períodos sentado ou deitado, a utilização de meias ajuda a controlar a circulação das pernas sem prejudica-las; Gestantes que estiverem sofrendo com sintomas de inchaço e dor também podem recorrer as essas meias.
A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. Podemos dizer que é um acidente genético.
Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março (21/3), representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.
São Paulo - O número de diagnósticos de síndrome de Down cresceu 71% de 1989 a 2008 na Inglaterra e no País de Gales, segundo estudo publicado no "British Medical Journal" (BMJ).