Precisa alinhar o carro depois de trocar o amortecedor?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
``Trocar apenas um amortecedor nunca é recomendável, pois haverá diferença de pressão entre a peça nova e a usada'', afirma Nílson Aurélio Rey, da loja Pneu Rey. Ruídos metálicos e vazamentos indicam que os componentes devem ser substituídos.
Especialistas recomendam conferir o alinhamento a cada 10 000 km ou no caso de acontecer algum incidente que possa causar danos no veículo, como quando o carro encara um buraco mais profundo.
O procedimento, também conhecido como alinhamento do veículo (diferente do alinhamento de rodas explicado acima), deve ser realizado a cada revisão que o fabricante determina, a partir dos 5.000 km rodados ou sempre que ocorrer colisões contra objetos grandes, como pedras, guias ou buracos.
Desgaste excessivo ou irregular dos pneus. Perda de desempenho do carro em altas velocidades. Sentir aquela “puxada” para o lado ou dificuldade de manter a trajetória. Pneu arrastando nas curvas ou não respondendo às manobras.
Quando troca o amortecedor do carro tem que fazer alinhamento?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
Já o alinhamento técnico preventivo custa entre R$ 100 e R$ 200. Portanto, fazer o alinhamento técnico periodicamente pode economizar dinheiro em pneus novos.
A questão é que não há necessidade de substituir os 4 amortecedores de uma só vez. Se apenas um dos dianteiros apresentar desgaste, reponha apenas a dupla do eixo frontal. A troca em pares de um mesmo eixo serve para preservar a segurança ao volante.
Juliano explica: “O ideal, é optar pela troca do conjunto todo, mesmo que os demais amortecedores ainda estejam em condições de uso. Assim, o usuário terá a certeza de que todos os amortecedores estão trabalhando nas mesmas condições e dentro dos mesmos prazos de troca”, diz.
1 – Verifique se a suspensão e as juntas estão em boas condições. 2 – Confira se a cremalheira do sistema de direção está centralizada, principalmente, se tiver sido substituída. 3 – Verifique se as pressões dos pneus estão corretas.
Alinhamento e balanceamento preço: quanto custa? Os preços variam muito entre oficinas e regiões. A média geralmente fica entre R$100 e R$250 nas principais capitais do país. O modelo do carro também pode interferir no valor, então, vale pesquisar entre as oficinas de confiança antes de fechar o negócio.
Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.
Caso o carro esteja desalinhado, poderá haver um desgaste irregular e prematuro dos pneus. Por sua vez, o balanceamento concentra-se no equilíbrio do conjunto roda/pneu. O desequilíbrio no peso pode danificar peças do automóvel ao longo do uso sem manutenção corretiva.
O valor de um alinhamento e balanceamento vai depender de cada oficina, e da técnica usada para tal serviço. Para se ter uma base, o preço médio do serviço de alinhamento e balanceamento gira entre R$80,00 e R$250,00.
Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo. As molas podem quebrar ou enferrujar, o que afeta a suspensão do carro; Buracos: Os pneus podem sofrer ao passar em cima de buracos de maneira brusca, o que deixa o veículo desalinhado.
Segundo a Nakata, a recomendação é substituir o kit amortecedor juntamente com os amortecedores, pois peças desgastadas podem ocasionar ruídos e prejudicar o desempenho da suspensão.
Para que você mantenha o controle do seu veículo, ao lado da suspensão, os amortecedores trabalham duro a fim de manter os pneus sempre em contato com o solo. Portanto, caso esteja ocorrendo um desgaste escamado dos pneus, isso pode indicar que os seus amortecedores estão na hora de serem trocados.
A regulagem do amortecedor controla a compressão e a extensão da suspensão da moto. Ela permite que o motociclista ajuste a rigidez da suspensão conforme as suas necessidades, seja para enfrentar terrenos irregulares ou para proporcionar um passeio mais suave nas vias urbanas.
A falta de alinhamento pode desgastar os pneus de forma inadequada, comprometendo a sua vida útil e problemas no freio podem levar a situações complicadas como a perda de eficiência de seus componentes. Fazer manutenção preventiva é a forma mais prática de deixar o veículo em boas condições de uso.
Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
A principal diferença entre o alinhamento e a cambagem é que para executar a cambagem os pneus devem estar em um ângulo reto e alinhados com a parte da frente do veículo. Não há uma regra específica para dizer qual o mais recomendado, pois é comum executarem o alinhamento e depois a cambagem.