Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
Com o tempo, as rodas do veículo sofrem um desgaste por conta de buracos e irregularidades na estrada, fazendo com que os eixos fiquem desalinhados. Então, a dirigibilidade do automóvel é afetada. Nesse caso, o alinhamento do carro padroniza as 4 rodas, para que elas funcionem de forma paralela nas ruas.
Na troca de pneus do carro, é importante realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas, pois isso garante a estabilidade, a segurança e a durabilidade do conjunto pneu-rodas e outros componentes da suspensão do veículo.
Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.
Precisa fazer alinhamento depois de trocar os pneus?
1) Balanceamento e alinhamento são essenciais
Também é importante verificar o alinhamento antes e depois da troca do pneu. Se você sair da loja e o carro estiver puxando para algum dos lados em reta, em pista plana, volte e peça a verificação.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
São condições mais específicas em que a troca de apenas um pneu é recomendada. Mas, no geral, a recomendação é sempre substituir pelo menos dois pneus localizados no mesmo eixo. Se tiver somente dois pneus novos, os fabricantes orientam a utilizá-los sempre no eixo traseiro, independente do tipo de tração.
Alinhamento e balanceamento preço: quanto custa? Os preços variam muito entre oficinas e regiões. A média geralmente fica entre R$100 e R$250 nas principais capitais do país.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Onde devo colocar os pneus novos na frente ou atrás?
Além disso, quando novos pneus forem comprados, eles devem ir diretamente para a parte traseira do carro. Assim, os pneus que antes estavam atrás e que estão menos desgastados devem ir para a frente, substituindo os pneus carecas.
A geometria, também é conhecida como alinhamento, é um processo cuja finalidade é ajustar os ângulos das rodas do veículo, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.
Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.
Para o balanceamento, o principal sinal de um problema é trepidação no volante. É o que explica o diretor da SAE Brasil, Francisco Satkunas. “Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Este pode ser um sinal que é preciso fazer um balanceamento”.
Além disso, o alinhamento e o balanceamento aumentam a vida útil dos pneus, garantem segurança ao motorista e proporcionam economia de gasolina. O balanceamento melhora a direção, evita danos nas peças sensíveis e desgastes dos pneus. Já a cambagem serve para melhorar a durabilidade dos pneus e evitar os desgastes.
Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?
Qual a importância do balanceamento e alinhamento? O balanceamento equilibra o conjunto de pneu e roda do automóvel. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas e as mantém retas em relação ao solo e paralelas entre si.
A recomendação dos fabricantes é que o alinhamento, assim como o balanceamento, seja verificado a cada 10 mil quilômetros rodados ou após algum tipo de colisão das rodas, seja em acidentes ou batidas no meio-fio, por exemplo.
O serviço de alinhamento e balanceamento, comumente feito em conjunto, custa em média entre R$80,00 e R$300,00. Os valores podem variar por localidade e entre oficinas, além dos métodos e equipamentos utilizados. O tempo para fazer o alinhamento e balanceamento leva, em média, 1 hora.
Então, é muito importante verificar se o modelo do seu carro permite esse tipo de serviço. Você pode verificar essa informação por meio do SAC da fabricante (no final da matéria há uma lista com alguns modelos que permitem a realização da cambagem).
A cambagem é um termo comumente utilizado na área automotiva, que se refere ao ajuste da inclinação vertical das rodas de um veículo em relação à superfície, quando visto o automóvel de frente.
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Estabilidade aprimorada: colocar pneus novos na traseira melhora a estabilidade do veículo, reduzindo o risco de derrapagens. Melhor controle: torna o veículo mais previsível, reduzindo o risco de subviragem. Segurança geral: Ajudar a evitar derrapagens incontroláveis, especialmente em situações de frenagem brusca.
Alguns aspetos a respeitar aquando da troca de pneus: trocar sempre os pneus dois a dois ou os quatro: é fundamental que os pneus do mesmo eixo sejam rigorosamente idênticos, a mesma marca, o mesmo rasto, as mesmas dimensões, o mesmo código e o mesmo índice do pneu (velocidade e carga);