“O protetor solar deve ser passado todos os dias, inclusive nos dias chuvosos, nublados ou quando você estiver dentro de casa. Além disso, ele deve ser reaplicado ao longo do dia, porque com o passar do tempo a eficácia do protetor é diminuída.
Filtro solar deve ser utilizado mesmo em dias nublados
Muitas vezes há suor excessivo ou ocorre lavagem das áreas expostas, então é importante reaplicar para que o efeito de proteção se mantenha”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.
Além disso, a transpiração pode remover parte do produto da pele. Portanto, para garantir uma proteção contínua e eficaz, é fundamental reaplicar o protetor solar regularmente.
Mas, o ideal é, antes de sair de casa, proteger cada centímetro de pele com um produto em creme ou loção e só lançar mão do filtro para pele molhada depois dos mergulhos. Como ele geralmente é em spray, a aplicação deve ser caprichada sem espalhar com a mão!
Como reaplicar o protetor solar por cima da maquiagem? Quais Produtos usar? Dermatologista explica
Quanto tempo dura um protetor solar fator 50?
Por exemplo: se em apenas dez minutos ela já fica vermelha, um FPS 50 vai "atrasar" esse tempo em 50 vezes. Isso equivale a 500 minutos, ou cerca de oito horas e meia.
Precisa passar protetor solar mesmo ficando em casa?
Sim, é muito importante usar filtro solar mesmo sem sair de casa pois além dos raios ultravioletas, do tipo UVA e UVB que são os que vem do Sol, devemos proteger nossa pele da Luz visível e da Luz azul que é essa que vem das lâmpadas de dentro de casa e das telas de computador, televisão, ipad e celular.
“Essa 'regra' não é tão prática, então, uma dica é usar a 'regra' dos três dedos: colocar um pouco do protetor no dedo indicador, no do meio e no anelar. Essa é uma quantidade suficiente para todo o rosto”, afirma Penha.
Qual a forma correta de passar protetor solar no rosto?
Na prática, a quantidade ideal de protetor solar para o rosto é de uma colher de chá por aplicação. Essa quantidade também se estende ao pescoço e à cabeça. Lembre-se de aplicar o produto de maneira uniforme, sem esquecer áreas menos visíveis, como as orelhas.
Qual a diferença entre protetor solar fator 50 e 70?
A diferença entre eles está no tempo de proteção e não na qualidade. Para você saber quanto tempo pode ficar no sol sem se queimar usando determinado protetor solar, multiplique o FPS (fator de proteção solar) pelo tempo mínimo que SUA pele consegue ficar exposta ao sol sem se queimar!
Os dermatologistas são unânimes ao afirmar que, assim como a maioria dos repelentes contra mosquitos, o filtro solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas.
Deve-se reaplicá-lo mais de uma vez, de preferência a cada 3 horas (no máximo) e sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, para este aderir à pele. Também há a necessidade da reaplicação quando se transpira (se sua) muito e no caso de se tomar banho após a primeira aplicação.
Por isso, para garantir a eficácia completa do filtro solar, é preciso replicá-lo. “Ele deve ser reposto a cada 2 ou 3 horas, isso é necessário para ter a proteção completa”, explica a Dra.
"Na prática, indico que se passe duas camadas. Passe uma camada, assente, espere secar, e passe a segunda, usando o máximo de protetor que você conseguir tolerar na sua pele. Pode até se aproximar da colher de chá, mas se for difícil não se assuste - uma colher de chá é muito mesmo, e você pode não conseguir", ensina.
Você pode aplicar o protetor solar com cor de várias maneiras: pode ser com os dedos, pincel ou até mesmo com uma esponja de maquiagem. Antes de usar o produto, certifique-se de que o protetor solar é do tom próximo ao da sua pele. Aplique uma camada fina em toda a região do rosto, espalhando bem para não manchar.
A resposta é sim, por ele evitar que as manchas já existentes piorem por conta do aumento da melanina e que surjam novas devido à exposição excessiva ao sol. O protetor solar possui ingredientes ativos que funcionam como uma barreira física e química contra os raios UV emitidos pelo sol.
Um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C e niacinamida é uma ótima recomendação, já que ajudam a prevenir e cuidar das manchas da pele, inclusive as manchas de hiperpigmentação grave e resistente.
Quando passar: O ideal é que o produto seja espalhado de forma homogênea por toda a parte do corpo que será exposta no sol, e preferencialmente em casa, 20 minutos antes da exposição, já que assim ainda estará livre de areia, suor ou água, e garantirá uma melhor eficácia.
passo no rosto e depois de 2h eu lavo e passo de novo, ou posso passar por cima do protetor que já está? e se eu estiver usando um pó? tenho que tirar e passar protetor e pó de novo? Em geral, pode reaplicar o protetor solar por cima da primeira camada.
Qual a quantidade certa de passar protetor no rosto?
Para o rosto, o correto é utilizar uma colher de chá cheia de protetor. Essa quantidade deve ser distribuída também na orelha e no pescoço. A indicação é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB).
Na rotina noturna, não precisamos passar protetor solar, mesmo se aplicarmos um produto que contém ácidos, já que à noite não temos radiação UVA e UVB, que são os tipos de radiação que mais prejudicam a pele: "Você até teria outros tipos de radiação, mas levando em consideração que os ácidos são aplicados, geralmente, ...
Chamada de luz azul, a luz emitida por aparelhos eletrônicos são tão prejudiciais à nossa pele quanto a luz do sol. Nós estamos o dia inteiro em contato com o celular, computador e televisão, por isso, é tão importante manter o uso do protetor solar mesmo dentro de casa.