Diante desse cenário, é imprescindível que o paciente troque toda a roupa para realização do exame de Ressonância Magnética, utilizando as vestimentas oferecidas pela Clínica ou Hospital no momento do preparo.
Precisa trocar de roupa para fazer ressonância magnética?
Como é o preparo para a ressonância magnética
Usualmente o hospital costuma fornecer uma roupa apropriada para que o paciente possa se despir por completo e garantir que nada metálico irá interferir. Pessoas que possuem implantes metálicos e/ou eletrônicos, como marcapassos, stents e pinos não devem fazer o exame.
Que tipo de roupa devo usar para fazer ressonância magnética?
Para a realização do exame é necessário vestir roupas que não contenham metal como zíper, botões e adereços. Recomenda-se o uso de moletom ou roupa de malha (algodão). Recomenda-se boa hidratação oral na véspera e após realização do exame para ajudar na eliminação do contraste endovenoso (caso for utilizado).
Fiz a ressonância na Transduson com a mesma roupa que fui ao Delboni: não tive nenhuma queimadura. A recomendação é não utilizar metais ou jóias para esse exame. Por saber disso é que vou com legging ou moletom sem metal e blusas de algodão.
2️⃣ Ficar de olhos fechados ajuda a reduzir a sensação de sufoco. A máquina de ressonância magnética é estreita de todos os lados, quando as pessoas ficam de olhos abertos, aumenta o desespero. Entrar na máquina de olhos fechados vai criar uma ilusão e evitar que psicologicamente ocorra um certo desespero.
Para as mulheres é necessário trazer um absorvente no dia do exame, pois será utilizado um gel vaginal de acordo com o protocolo do exame; A realização do exame de ressonância magnética depende da colaboração do paciente.
É prudente que o paciente sempre venha acompanhado para realizar qualquer exame, porém, para os que necessitam de sedação (Biópsias de Próstata, Ressonância Magnética de Próstata com bobina) é indispensável a presença de um acompanhante que tenha plena condição de conduzir o paciente até sua residência.
“Os efeitos adversos mais comuns são leves, como dores de cabeça, náusea e sensação de calor. Há reações mais moderadas, como dificuldade de respiração, e desmaio. Os efeitos mais graves podem levar a uma parada cardiorrespiratória, mas eles são pouco comuns: apenas cerca de 0,03% dos pacientes os apresentam.
A ressonância não irá interferir no curso da gripe. O risco é a pessoa gripada tossir, espirrar ou coças o nariz durante o exame e as imagens ficarem ruins, tremidas por causa do movimento. Também é bom lembrar que as salas de ressonância costumam ser muito frias.
Pode usar desodorante para fazer ressonância magnética?
A lista inclui, por exemplo, o fato de que os pacientes devem evitar desodorantes, hidratante ou perfumes bem como maquiagem, adesivos, emplastros ou pomadas. A superfície da pele deve estar limpa, para que se evite variações.
Condições clínicas do paciente: se a pessoa que vai se submeter ao exame sente incômodo ou muitas dores ao ficar deitada, é indicada a anestesia geral para que possa permanecer imóvel durante o procedimento.
É normal sentir dor depois da ressonância magnética?
Fiz uma ressonância magnética, e no final do exame fiquei com muitas dores de cabeça, é normal? É normal. Se você não estava com essa dor antes de fazer o exame é possível que seja em decorrência do posicionamento e da rigidez que devemos permanecer durante a realização do exame.
Tem que tirar a roupa para fazer ressonância magnética?
Diante desse cenário, é imprescindível que o paciente troque toda a roupa para realização do exame de Ressonância Magnética, utilizando as vestimentas oferecidas pela Clínica ou Hospital no momento do preparo.
O tempo ideal de jejum é de 12 horas. 24 horas antes do exame não ingerir (tomar ou comer) nenhuma substância que contenha chocolate, café, chá, coca-cola, chimarrão, tabaco (não fumar), qualquer bebida ou alimento que contenha cafeína ou corante. Jejum absoluto de 6 horas. Jejum absoluto de no mínimo 4 horas.
Porque tem que estar em jejum para fazer ressonância magnética?
Seja uma ressonância magnética, raio-x ou tomografia computadorizada, o jejum deve ser respeitado. Com isso, pode auxiliar na melhor visibilidade da imagem como na segurança do paciente em caso da aplicação de contraste.
Pode engolir saliva normalmente também, apenas no momento em que a laringe está sendo avaliada, que em geral, o médico pede que o paciente tente não engolir. Não é um exame traumático. Pode causar espirros e discreto desconforto (do tipo pressão) no nariz, que tem alivio muito rápido.
O exame de ressonância magnética praticamente não apresenta riscos. No entanto, a utilização do contraste à base de gadolínio pode causar reações adversas em 2% a 4% dos pacientes. Reações agudas, como laringoespasmo e choque anafilático, são raríssimas, mas podem ser fatais.
O paciente deve ter o cuidado para não se mexer durante o exame para não comprometer a qualidade das imagens. O equipamento cria então um campo magnético que funciona como um ímã, onde as moléculas de hidrogênio do nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O paciente deve ficar parado até que o teste acabe.