No campo harmônico de dó maior, temos os seguintes acordes: Dó maior (I) – Primeiro grau. Ré menor (ii) – Segundo grau. Mi menor (iii) – Terceiro grau.
O Dó se encaixa melhor com o Sol do que com o Ré. Ponto. Se o desencaixe é usado com elegância e torna uma música genial, bem. Mas isso não muda a relação matemática entre as notas.
escala de Dó: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. graus na escala de Dó: Dó (1º grau), Ré (2º grau), Mi (3º grau), Fá (4º grau), Sol (5º grau), Lá (6º grau), Si (7º grau)
Ou seja, se no Campo Harmônico de Dó temos Dó, Ré, Mi, Fá Sol, Lá e Si, a formação dos acordes no Campo serão: I: Dó Maior. II: Ré Menor. III: Mi Menor.
Vejam a tabela abaixo: Vejamos o exemplo do nosso DÓ MAIOR, composto por 3 notas distintas, DÓ, MI e SOL. A nota DÓ é a fundamental, e é a mais grave do acorde, sendo tocada na 5ª corda, pressionada na 3ª casa. A nota MI é a terça maior, e a nota SOL é a quinta justa.
Essas três notas formam a tríade maior, que é o acorde maior. No caso de Dó Maior, teremos então as notas: Dó (C), Mi (E) e Sol (G). Isso significa que, se você conseguir fazer (colocar os dedos) ao longo do teclado (ou piano) incluindo SEMPRE essas três notas, você estará tocando um Dó Maior.
Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.
Ré menor (abreviada no sistema europeu como Ré m, e como Dm no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala menor de ré, e contém as notas ré, mi, fá, sol, lá, si bemol, dó e ré. Sua armadura contém, pois, um bemol.
A Dó escala maior em Dó é uma escala de sete notas constituída pelas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si. A distância entre as notas é 1-1-½-1-1-1-½, onde ½ é meio tom, e 1 é um tom inteiro.
Vamos analisar o tom de Dó maior: O dominante primário (V7) dessa tonalidade é o G7, este acorde contém a nota Si, que é sua terça maior. Em relação à tonalidade de Dó maior, a nota Si funciona como a sensível, que é a sétima maior.
Si menor (abreviatura no sistema europeu Si m e no sistema americano Bm) é a tonalidade que consiste na escala menor de si, e contém as notas si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol, lá e si. A sua armadura contém dois sustenidos. A sua tonalidade relativa é ré maior e a sua tonalidade paralela é si maior.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
São aqueles 7 nomes que todo mundo já ouviu falar (Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá e Si),mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem 12 sons diferentes, 12 notas diferentes e não 7 (7 é o número de notas da maioria das ESCALAS).
É possível identificar uma tonalidade através da harmonia. Movimentos harmônicos, mas também graus em específico. Dominante, um acorde maior com sétima menor, caminhando para um primeiro grau maior ou menor, também caracterizarão, contribuindo para identificar cada tonalidade.
A clave de dó, também chamada de mesoclave, define a altura da nota dó e é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois cês invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas.
Escala de Dó maior como princípio para entender as outras escalas maiores. É mais fácil e mais lógico entender as escalas maiores a partir da de Dó porque as notas são Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
Levando em consideração a escala modelo (Dó menor) - Dó, Ré, Mi bemol, Fá, Sol, Lá bemol, Si bemol - o acorde de Dó m (ou cifra Cm) é formado pelas notas: Tônica: (I grau) nota Dó (C) 132 Hz.