É preciso ressaltar que a urina escura ou alaranjada, também, pode ser resultado de uma mudança na dieta, como o consumo de alimentos como beterraba, aspargos e cenoura em grande quantidade.
A urina pode ficar mais escura na presença de sangue, o que pode acontecer devido a fatores como, infecções urinárias, uso de alguns medicamentos como varfarina, aspirina ou fenazopiridina, cálculo renal e câncer da via urinária ou próstata, por exemplo.
Situações como consumo de corantes, alimentos de coloração forte, medicações, infecção do trato urinário ou doenças sistêmicas podem fazer com que a urina mude completamente de cor, às vezes, assumindo cores muito curiosas, tais como roxo, azul, rosa ou até preto.
Desidratação: a urina escura pode ser um sinal de que a pessoa não está bebendo água suficiente. A desidratação leva a uma concentração maior de pigmentos na urina, o que a torna mais escura.
O que a COR DA SUA URINA revela sobre SUA SAÚDE! (E o que fazer!)
Porque o xixi sai preto filme?
Urina preta como consequência de desidratação é retratada em filme “A Sociedade da Neve” O escurecimento da urina pode ocorrer por vários motivos, mas foi a desidratação que foi abordada no filme “A Sociedade da Neve”, lançado em janeiro de 2024, pelo serviço de streaming Netflix.
"Quando acontecem quadros de desidratação, o rim vai lutar para manter no corpo a maior quantidade de água possível, diminuindo a quantidade de água na urina, deixando-a mais concentrada, o que é perceptível na coloração da urina: ela pode ficar mais escura desde um pouco mais amarelada a até mesmo um tom castanho ...
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
Urinas na cor laranja, continua Kimberly, podem estar ligadas ao uso de medicamentos como rifampicina, o pyridium e a Vitamina B2, mas também à ingestão de alimentos que possuem carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha (cenoura e beterraba).
Quando a urina apresenta uma coloração mais escura do que o usual, pode ser um sinal de que o corpo está desidratado. A primeira medida a ser tomada é aumentar a ingestão de líquidos, preferencialmente água, para ajudar a diluir a concentração de substâncias na urina, clareando sua cor.
Colúria. É a coloração escura da urina devido à eliminação de bilirrubina (substância que compõe a bile e que dá a coloração amarelada à pele). Está associada a doenças do fígado, como a colestase.
A dengue também pode causar rabdomiólise, que é destruição das fibras musculares que liberam seu interior na corrente sanguínea, levando a sintomas como falta de força, fadiga muscular, diminuição da urina, ou urina escura.
As cores da urina podem variar também pela alimentação. Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, podem modificar a cor.
A urina laranja pode surgir devido à ingestão exagerada de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão ou abóbora, ou de medicamentos como fenazopiridina ou rifampicina.
Porque mesmo bebendo muita água o xixi sai amarelo?
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Urina Rosa ou Avermelhada: geralmente é a presença de sangue na urina (hematúria), mas pode indicar problema de fígado, vesícula, rim, próstata, distúrbio da coagulação, infecção ou outros. Urina Acastanhada (cor de cha mate): perda de sangue, problema no fígado ou uso de medicamentos.
Quando o corpo produz uma urina escura, ele pode tanto estar alertando em relação a alguma doença quanto passando uma informação sobre as condições físicas do corpo. Na maior parte dos casos, a urina escura é um sinal de consumo de água abaixo do ideal, que pode levar o paciente a um estado de desidratação.
Qual é a cor da urina de quem tem problema no pâncreas?
A presença de urina escurecida é bem comum. Porém, na maioria das vezes, esse escurecimento é mais amarelado. No caso do câncer de pâncreas, a urina apresenta cor amarronzada, por conta da presença de bilirrubina no sangue.
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
Qual é a cor da urina da pessoa que tem problema renal?
Urina avermelhada ou esbranquiçada, por exemplo, podem ser indicativas de infecção dos rins, chamada de pielonefrite. Pode ser decorrentes também de inflamação nos glomérulos, nas doenças autoimunes por exemplo, denominado glomerulonefrite.
Em alguns casos, a urina passa ter uma coloração marrom-avermelhada e até preta, sintoma que deu o nome popular da síndrome: doença da urina preta. Quando a rabdomiólise ocorre, em decorrência da ingestão de peixes ou crustáceos, fica caracterizada a doença de Haff.
A falta de comida e a desidratação gerada pela escassez de água enfrentada pelo grupo têm relação com a condição. Conhecido como rabdomiólise, o fenômeno escurece o xixi, sendo provocado pela liberação de uma substância chamada mioglobina, presente nos músculos.
" Urina com cor de Coca-Cola ou marrom escuro, por exemplo, pode ser causada por desidratação, infecção do trato urinário, doença hepática, hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos no sangue) ou rabdomiólise (destruição das fibras musculares)", alerta ele.