As sandálias Havaianas foram criadas em 1962, inspiradas na tradicional sandália de dedo japonesa Zori, com tiras de tecido e sola de palha de arroz. Em vez das solas de palha, entrou a borracha, mas sem deixar suas raízes: o grão de arroz inspirou a textura da palmilha.
Qual o diferencial da marca Havaianas? A marca Havaianas, lançada em 1962 conseguiu um lugar de destaque por ser uma sandália simples e inovadora, além de ser a primeira sandália brasileira, o que facilita o posicionamento na mente do consumidor por ser o primeiro a chegar (RIES; TROUT, 2009).
Qual o conceito da Havaianas? História. A ideia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os quimonos. Em 8 de junho de 1962, foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha.
Nossa história começa em 1962, quando o primeiro par de Havaianas, a Tradi, foi desenvolvido no Brasil. A inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori. Feita de borracha e com o formato de grão de arroz como textura da palmilha, nascia um clássico.
A partir do sucesso deste produto, a Havaianas ampliou seu mercado e se tornou globalizada. A estratégia de gestão da marca no exterior se baseava em quatro pilares: pessoas, promoção de eventos, assessoria de imprensa e projetos especiais com lojas.
Quais os três pilares de crescimento das Havaianas?
Quais os três pilares de crescimento das Havaianas? Serão três pilares de trabalho: internacional, aceleração de vendas on-line e expansão do portfólio.
A marca Havaianas, apresenta como missão “Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os accionistas, funcionários, fornecedores e clientes, actuando com responsabilidade social e ambiental”.
O slogan mais conhecido do produto é "As legítimas", uma vez que, devido ao sucesso, muitas outras empresas lançaram produtos semelhantes para concorrer com as Havaianas. Esse slogan começa a ser veiculado em campanha publicitária de 1967 com Chico Anysio, como garoto propaganda.
A estratégia de marketing de influência em Havaianas foi e é constantemente aperfeiçoada, com o objetivo de aumentar cada vez mais a conexão com seus consumidores, para expandir uso de diferentes produtos, para dar visibilidade de seus constantes lançamentos, nos mais diferentes territórios de atuação.
Inicialmente, o público-alvo da empresa de chinelos se restringiu a uma parte da população com baixo poder aquisitivo. Mas, após um reposicionamento de marca, a Havaianas passa a se colocar como uma marca que atende todos os públicos, adotando o slogan “todo mundo usa”.
A proposta de valor das sandálias Havaianas é oferecer calçados de borracha confortáveis, duráveis e acessíveis para uso diário, com vários modelos e cores, aproveitando a marca tradicional e confiável da empresa.
Segundo o apontamento de alguns pesquisadores, o modelo das Havaianas teria sido inspirado em um modelo de sandália feito de madeira lascada e palha de arroz, comumente utilizado pelos agricultores japoneses. Talvez por isso, o modelo do solado conte com várias circunferências que mais lembram um grão de arroz.
A marca também favorece o processo de precificação do produto que, em média, tem seu valor acrescido de 20% a 25% uma vez que o consumidor cria uma disposição a pagar mais pelo produto, criando, dessa forma, vantagem competitiva para a empresa.
A marca Havaianas passou a ser conhecida com o modelo de sandália, contendo a bandeira do Brasil na tira, lançada para a Copa do Mundo de Futebol de 1998 na França.
Qual o elemento chave da estratégia da Havaianas para conquistar seu consumidor?
Qual a principal estratégia de marketing adotada pelas Havaianas? Os elementos-chave da estratégia da Havaianas eram um foco constante na inovação de produtos; uma estratégia global consistente de marketing e comunicação; e respostas rápidas e flexíveis aos gostos dos consumidores.
A Havaianas também adotou uma estratégia de expansão global, exportando seus produtos para países ao redor do mundo e estabelecendo lojas conceito em mercados-chave. Essa expansão permitiu que a marca alcançasse uma audiência global e consolidasse sua posição como líder de mercado em diversos países.
Patrocinadora da World Surf League (WSL), com contrato renovado no início deste ano para seis competições no decorrer de 2022, a Havaianas anunciou uma collab exclusiva e limitada com a principal competição do surfe mundial.
No seu centro estava um produto simples, mas inovador, genuinamente significativo para os consumidores. A empresa manteve um claro foco no produto e teve o cuidado de permanecer flexível. Além disso, Havaianas concentrou-se no maior número possível de mercados, dificultando a entrada de concorrentes.
Qual o maior concorrente da Havaianas? Algumas empresas concorrentes da Alpargatas na categoria de sandálias são a Grendene, Dupé e Beira-Rio sendo a primeira, a principal delas.
Quanto a missão da organização, a Alpargatas estabelece que sua razão de ser está relacionada a: “conquistar os consumidores por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, e atuar com responsabilidade social e ambiental”.
O que a empresa Havaianas teve que fazer para aumentar suas vendas?
O primeiro passo foi criar outros modelos do chinelo, possibilitando uma segmentação do produto. A distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado: cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu público-alvo.
A Alpargatas (ALPA4), dona da marca Havaianas, registrou lucro líquido normalizado de R$ 4,8 milhões no quarto trimestre de 2023, uma queda de 92,4% na comparação com o do mesmo intervalo do ano anterior, quando ficou em R$ 63,6 milhões.
Com visão sistêmica, realizamos negócios sustentáveis que geram impactos sociais, ambientais e econômicos positivos, com transparência, ética e integridade.
A Alpargatas é uma empresa brasileira fabricante de calçados. Ela é líder do segmento na América Latina. Dona de marcas como Havaianas, Osklen, Topper Argentina e Dupé, também detém as licenças da Mizuno.