Os provérbios abordam tanto as peculiaridades da natureza humana quanto a conduta básica de uma pessoa íntegra e o relacionamento adequado entre o homem e Deus.
O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o Temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria".
Os Provérbios representam o manual de Deus para a vida – sendo útil e aplicável. Essas verdades nos ensinam como honrar a Deus com nossas palavras, nosso trabalho e nosso dinheiro, bem como saber lidar com a tentação e ganhar sabedoria.
Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.
e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Confiar no Senhor é depender totalmente da sua Palavra e das suas promessas reveladas por meio dos sábios (2.6; 16.20).
Qual o versículo que chama mais atenção no livro de Provérbios?
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23) Uma gotinha de Mel, direto do céu para seu coração.
Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.
Provérbios 30–31 As palavras de Agur e do rei Lemuel encerram o livro. Agur indica ao leitor que “toda a palavra de Deus é pura” (Provérbios 30:5) e fala dos perigos da hipocrisia. O rei Lemuel recita as palavras de sua mãe com advertências sobre as bebidas fortes.
Deus escreveu Provérbios por meio de seu servo Salomão, o homem mais sábio de sua época (cf. 1Reis 3.28) e de todos os tempos (1Reis 3.12). Muito interessante para aqueles que ocupam cargos governamentais, veremos aqui um rei que escreveu um livro para seu filho que seria rei.
Provérbio é um ditado popular utilizado em determinada situação. Os provérbios têm a finalidade de aconselhar, demonstrar as maneiras pelas quais as pessoas enfrentam a realidade e realizam as suas tarefas.
O dicionário define provérbio como "frase, ou ditado curto, de origem popular, que resume um conceito moral, uma norma social" e que transmite conhecimentos comuns sobre a vida. O provérbio diz que uma andorinha não faz a Primavera.
Além disso, Salomão foi um prolífico escritor e é tradicionalmente atribuído como o autor de vários livros bíblicos, incluindo Provérbios, Eclesiastes e o Cântico dos Cânticos. Esses livros refletem sua busca pela sabedoria e suas reflexões sobre a vida, o propósito e o relacionamento com Deus.
Este livro do Antigo Testamento data de cerca de 900 AC e evidencia o contexto do reinado de Salomão, quando a nação de Israel atingiu o seu auge economicamente e graças a essa fartura política e cultural, pode crescer espiritualmente, após a reconstrução do templo.
se procurar a sabedoria como quem procura a prata e buscá‑la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o temor do SENHOR e achará o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR é quem dá sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.
O tema principal de Provérbios pode ser resumido em apenas nove palavras que aparecem perto do início do livro: “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (1.7).
Um provérbio (em latim: proverbium) é um ditado simples, concreto, tradicional, que expressa uma verdade baseada no senso comum ou experiência. Provérbios são frequentemente metafóricos. Alguns provérbios existem em mais de um idioma porque as pessoas os emprestam de línguas e culturas semelhantes às deles.
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.
Para quem não está familiarizado com a narrativa cristã, vale a lembrança: Salomão nasceu por volta de 974 a.C. e foi coroado rei de Israel aos 12 anos. Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu sabedoria para governar seu povo.
Foi escrito durante o reinado de Salomão, 970-930 a.C. Ele pediu a Deus sabedoria para governar a nação do Senhor, que atendeu ao pedido. O objetivo principal deste livro é ensinar sabedoria ao povo de Deus. O livro de Provérbios é composto de explicações curtas e inteligentes, fáceis de lembrar. Elas contêm truísmos.