A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
Pode ser incolor (safira branca santos ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, crômio, titânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica de cinza a preta.
Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original. Quanto às pedras tingidas, elas trazem diversas imperfeições se observadas de perto.
No Brasil, as ocorrências de safira estão presentes principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, e correspondem a depósitos alúvio-coluvionares.
Natural: Esfregar a Safira natural com removedor de esmalte (acetona) não fará a pedra preciosa desbotar. Tingido: Passar a pedra tingida com um cotonete e um pouco de removedor de esmalte (acetona) pode fazer com que ela desbote.
Primeiro, a cor de uma safira amarela pode variar de um amarelo pálido a um amarelo dourado rico, a cor mais desejável é um amarelo rico, uniforme e saturado. Segundo, a clareza também é um fator importante, procure safiras amarelas que estejam livres de inclusões e rachaduras.
Para ver a diferença entre a safira branca e o diamante, pode verificar a tonalidade da luz. Geralmente, um diamante reflete a luz muito forte e isso cria um brilho de tirar o fôlego e a safira branca tem brilho, mas não tão forte.
A cor de uma safira verde é classificada em uma escala do claro ao escuro, sendo as safiras verdes mais valiosas aquelas com uma cor verde brilhante e vibrante. A clareza de uma safira verde é graduada com base na presença ou ausência de inclusões, sendo que as safiras verdes mais claras e valiosas têm menos inclusões.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
SABEDORIA: A safira é conhecida como “a pedra da sabedoria”. Na antiga sabedoria hindu, por exemplo, acreditava-se que a safira promovia a clareza mental e a sabedoria espiritual. Se procura inspiração e sabedoria, a safira pode ser a sua pedra preciosa ideal.
O preço da safira azul pode variar muito, dependendo de muitos fatores. A pedra de safira pode ser tão barata quanto $ 10 por quilate, a mais de $ 20,000 por quilate. Uma safira azul com cerca de 1 quilate custará provavelmente de US $ 10 a US $ 2,000, dependendo da qualidade.
A safira azul tem um significado importante no mundo das pedras preciosas: é conhecida como pedra da sabedoria, que equilibra as emoções. Ela transmite calmaria, serenidade e toda a tranquilidade que vem de um entardecer, quando o céu azul se transforma em um tom mais escuro.
A cor vermelho-vivo e os seus muitos significados tornaram a pedra preciosa uma das mais procuradas pelas mulheres. Além disso, é muito fácil combinar anéis, colares, pingentes e brincos em rubi com o look.