Dentro da classificação de risco, o vermelho é emergência, enquanto o laranja e o amarelo são urgentes. O verde e o azul são as faixas mais tranquilas pois não apresentam risco nenhum.
A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido.
Esta cor classifica o paciente com baixo risco de piorar nas próximas horas, porém deve ser priorizado em relação a outros pacientes por motivos como: risco de contágio, cortes que possam necessitar pontos de sutura/curativos, entre outros.
O que significa as cores dos uniformes no hospital?
Branco: Tradicionalmente associado à pureza, higiene e profissionalismo. Verde: Transmite calma, tranquilidade e serenidade, ideal para áreas cirúrgicas e de internação. Azul: Inspira confiança, segurança e paz, adequado para áreas de atendimento e recepção.
A classificação é baseada em cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, por meio das pulseiras coloridas que cada paciente recebe na triagem, onde a cor vermelha representa os casos mais graves e a azul, os mais leves.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO (URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS) para profissionais da Enfermagem
Qual a ordem das cores no hospital?
A cor vermelha, como falamos, o atendimento é imediato. Então assim que o paciente chega ao hospital ele já é encaminhado para o profissional tomar as medidas necessárias. A cor laranja significa que pode haver uma espera máxima de 10 minutos. Já o amarelo indica uma espera máxima de 60 minutos.
Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio. Setembro Verde: Conscientização da Doação de Órgãos e prevenção do câncer no intestino. Outubro Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama. Novembro Azul: Prevenção e combate ao câncer de próstata.
Azul: O azul é associado à confiança e segurança, tornando-o uma escolha popular para uniformes hospitalares. É frequentemente usado por técnicos e outros profissionais de saúde.
Essa matriz te dará uma grande ajuda! As tarefas são distribuídas, assim, em 4 quadrantes: crítico (urgente e importante), estratégico (importante, mas não urgente), interrupções (urgente, mas não importante) e distrações (nem urgente, nem importante).
Faz referência aos casos não urgentes, que podem ser encaminhados para consulta médica e atendidos, de preferência, em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...
O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Quais são as cores usadas nas classificações das vítimas?
Vermelho: vítimas graves porém com chances de sobreviver se receberem tratamento rápido. Amarelo: vítimas que podem aguardar até 1 hora para receberem tratamento. Verde: vítimas com ferimentos leves, com capacidade de deambulação preservada e que podem até ajudar no manejo de outras vítimas.
A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. Essa identificação visual já é usada na maior parte dos equipamentos de saúde pelo mundo, como clínicas particulares e hospitais.
Amarela- (urgente), atendimento em até 30 minutos. O paciente deve ser conduzido à sala de espera; Verde- (pouco urgente) atendimento em até 90 minutos e o paciente deve ser levado à sala de espera; Azul- (sem urgência) atendimento em até 180 minutos.
Verde: Cor da cura e do equilíbrio, o verde é empregado para promover a saúde e a harmonia. Azul: Tranquilidade e paz são atributos do azul, sendo utilizado para reduzir o estresse e induzir o relaxamento. Anil ou Índigo: Relacionado à intuição e espiritualidade, o anil é aplicado para estimular a percepção interior.
Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.
Código 4 (preto) – Vitima com sinais de óbito evidente. Os atendimentos liberados como CÓDIGO VERMELHO ( prioridade máxima no atendimento básico ) são atendimentos que devem ser realizados imediatamente com as viaturas disponíveis definidas em suas regiões de descentralização .