Quais as desvantagens da dieta enteral?
Desvantagens
- Maior risco de contaminação microbiológica e perda de nutrientes pelo processamento;
- Tempo de preparo elevado, pelo fato de ser necessário seguir diversas recomendações;
- Possível perda de nutrientes devido a procedimentos e técnicas utilizadas;
Quais são as contra indicações da nutrição enteral?
Entre as contraindicações, estão a obstrução intestinal, certas fístulas de alto débito, íleo paralítico e megacólon tóxico. A NE ainda pode ser usada em casos de doença fistulizante, quando o cateter de alimentação pode ser distalmente instalado em relação ao trato da fístula.Quais são os riscos presentes durante a nutrição enteral?
A sonda, particularmente quando é grossa, pode provocar irritações teciduais, causando erosões. Sinus ostia podem se tornar bloqueados. Dietas espessas ou pílulas podem obstruir o lúmen da sonda, sobretudo em sondas pequenas.Quais os efeitos colaterais da nutrição enteral?
Efeitos colaterais da alimentação por sondaOs efeitos colaterais mais comuns da alimentação por sonda são náusea, vômito, cólicas estomacais, diarreia, constipação e distensão abdominal.
Indicação e contraindicação da Terapia Nutricional Enteral
Quais as principais complicações da nutrição enteral?
Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da terapia nutricional enteral, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.Qual é a complicação mais frequente da terapia nutricional enteral?
A principal complicação é a gastroenterocolite por contaminação microbiológica. Portanto, é importante que todas as recomendações de higiene sejam rigorosamente seguidas, tanto no preparo como administração da fórmula nutricional.Quais as enfermidades associadas a nutrição enteral?
Ocorre principalmente relacionada a doenças crônicas, câncer, insuficiência renal, insuficiência respiratória, problemas gastrointestinais, transtornos alimentares, SIDA e no pós- operatório de grandes cirurgias1(A)2(D).Quando suspender a nutrição enteral?
Se o uso da sonda para nutrição trouxer qualquer desconforto ou incomodo ao paciente, ou o mesmo apresentar sinais de intolerância a terapia nutricional, como vômitos, distensão abdominal ou diarreia, a sonda deverá ser removida e a terapia nutricional interrompida.O que deve ser observado no paciente quando está em nutrição enteral?
Em primeiro lugar, deve-se avaliar a condição clínica do paciente, bem como a integridade de órgãos necessários a passagem da sonda. Fatores neurológicos também devem ser avaliados, visto que em algumas condições, pacientes podem puxar sondas nasogástricas ou nasoenterais.Quais as principais indicação e benefícios da nutrição enteral?
Indicações para nutrição enteral
- Dificuldade de deglutição: pacientes com disfagia, muitas vezes devido a condições neurológicas como acidente vascular cerebral (AVC) bem como esclerose lateral amiotrófica (ELA)
- Estado de coma: pacientes inconscientes ou em estado vegetativo.
Quais as contraindicações da sonda nasoenteral?
Contraindicações à inserção de sonda nasogástrica
- Trauma maxilofacial grave.
- Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
- Anormalidades esofágicas, como ingestões cáusticas recentes, divertículos ou estenoses, devido ao alto risco de perfuração esofágica.
Quais as principais complicações na sonda nasoenteral?
Entre as mais temidas estão as complicações mecânicas: posicionamento inadequado da ponta distal da sonda, aspiração da dieta, lesões de mucosa nasal, tração e a obstrução da sonda, estes dois últimos mais recorrentes. Complicações mecânicas podem produzir eventos adversos graves, incluindo o óbito.São contra indicações frequentes da nutrição enteral?
As contraindicações para a nutrição enteral são:
- Quadro de choque;
- Hipoxemia e acidose persistente;
- Sangramento do trato gastrointestinal;
- Conteúdo gástrico maior 500 ml em período de 6 horas;
- Isquemia ou obstrução intestinal;
- Síndrome compartimental abdominal;
Qual é a contraindicação absoluta de alimentação por via enteral?
Já a fístula jejunal de alto débito (letra e) é uma contraindicação para a Terapia Nutricional Enteral.Quando não usar dieta enteral?
Capacidade de Alimentação Oral Preservada: Pacientes que ainda têm a capacidade de se alimentar pela boca de forma adequada e segura,ou seja, conseguem atingir a necessidade nutricional através da alimentação, não precisam de dieta enteral. Nesses casos, a alimentação oral deve ser preferencialmente mantida.Quais os efeitos colaterais da dieta enteral?
Por uma rápida alteração nos eletrólitos (sódio, potássio e magnésio são os principais deles) pode haver arritmia cardíaca e alterações no sistema renal, hepático e gastrointestinal. É a complicação mais comum. Ela pode ser causada por contaminação de bactérias na hora do preparo ou na administração da dieta.Como é feito o desmame da nutrição enteral?
Observou-se que a transição da alimentação enteral para via oral ocorre de maneira abrupta e alguns casos, precisa ocorrer de forma lenta e bem acompanhada, necessitando de um suporte nutricional que estimule o paciente nesta transição.Quando a dieta enteral causa diarreia?
A literatura reporta que casos de diarreia acontecem entre 15% e 38% dos pacientes críticos em uso de dieta enteral. Caracteriza-se diarreia nesses pacientes, quando ocorre 3 ou mais evacuações em 24 horas, em consistência líquida ou semilíquida de moderado a grande volume.Quais os efeitos adversos que podem acontecer na terapia nutricional enteral e parenteral?
Quais são as complicações da alimentação parenteral?
- Infecção de corrente sanguínea. ...
- Hiperglicemia. ...
- Síndrome de Realimentação. ...
- Hipertrigliceridemia. ...
- Sobrecarga de volume. ...
- Disfunções do metabolismo ósseo.
Quais complicações da terapia enteral?
As complicações gastrointestinais e intercorrências que apresentaram resultados estatisticamente significativos para os dias de inadequação nutricional foram débito de SE >500ml, vômitos, obstrução de SNE e interrupção de TNE.Qual dessas situações o suporte nutricional por via enteral é contraindicado?
Qual dessas situações, o suporte nutricional por via enteral é contraindicado? Fístula intestinal baixo débito.Quais são os cuidados com a dieta enteral?
Quais são os cuidados de enfermagem na dieta enteral
- É necessário atentar-se aos horários e volume prescritos, assim como na forma de infusão prescrita.
- Velocidade de infusão: iniciar a administração de forma lenta e gradual, ajustando a administração conforme a prescrição e tolerância do paciente.