– Alopecia areata: conhecida popularmente como “pelada”, é uma condição caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou em outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas e barba, por exemplo).
Quando devemos nos preocupar com a queda de cabelo?
Quando ocorre rarefação dos fios, ou seja, o couro cabeludo começa a ficar visível e também quando a queda é tão intensa a ponto de visualizarmos cabelo já no travesseiro pela manhã, são considerados sinais para uma investigação com um profissional da área.
E, se a bactéria Treponema pallidum gera feridas nos órgãos sexuais logo após invadir seu organismo, passadas algumas semanas ela pode suscitar manchas na pele e queda de cabelo.
A sífilis é uma infeção sexualmente transmitida. Já existe há muito tempo, mas continua a ser um problema atualmente. Está ligada a uma bactéria chamada Treponema pallidum ou treponema pálido. A queda de cabelo é um dos sintomas que pode ser observado durante a evolução da doença.
A tinea do couro cabeludo é uma infecção causada por dermatófito (fungo) no couro cabeludo. Os sintomas de tinea capitis incluem uma placa seca de escamas, uma placa de perda de cabelo ou ambas no couro cabeludo.
Além das doenças mais localizadas, a queda de cabelo também pode sinalizar outros distúrbios no corpo. Quadros de disfunções metabólicas, como glicemia alterada ou mudança significativa de peso, ou de disfunções hormonais, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, podem ter repercussão no couro cabeludo.
Portanto, faz sentido que eles afetem o crescimento do cabelo e as complicações que o acompanham. Os parasitas Demodex podem afetar a perda de cabelo com os seguintes mecanismos: Eles esgotam óleos, vitaminas, minerais e outros nutrientes que o cabelo precisa.
Quais são as principais causas da queda de cabelo? O crescimento e a própria queda dos fios podem ser afetados por fatores físicos — relacionados à saúde física e à ausência de nutrientes — e psicológicos — relacionados ao estresse, à ansiedade e a outros transtornos.
Quais exames fazer para saber a causa da queda de cabelo?
O Tricograma (exame utilizado para diagnosticar queda capilar) pode ser feito com arrancamento dos fios do cabelo ou coletar durante 4 dias seguidos feito uma lavagem clínica dentro do consultório médico onde em ambos os métodos serão analisados posteriormente na microscopia.
A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.
De acordo com um estudo americano, publicado recentemente no Journal of Clinical Oncology, a calvície masculina pode estar atrelada a doenças como o câncer de próstata.
A alopecia areata é o nome de outra forma de queda de cabelos por estresse. É diferente do eflúvio telógeno, mas como está muito relacionada ao estresse, precisamos citá-la. Essa doença provoca a queda de cabelo em tufos , deixando algumas clareiras completamente sem fios no couro cabeludo.
Elisabete: “A queda de cabelo excessiva pode ocorrer por diversos motivos, como distúrbios hormonais, uso de alguns medicamentos, desnutrição, anemia ou estresse e também após cirurgias, partos e doenças, como a COVID-19”. É bom lembrar que o diagnóstico preciso só pode ser feito pelo seu dermatologista.
Capilariose é uma verminose causada por espécies de nematelmintos do gênero Capillaria. O nome do verme é referência a seu formato e tamanho de um "fio de cabelo". Ovo de Capillaria philippinensis.
Quais os medicamentos que podem causar queda de cabelo?
As grandes famílias de medicamentos a vigiar são as seguintes: os anticoagulantes, os antidepressores, os anticonvulsivantes, os antihipertensores, certos anti-inflamatórios, os tratamentos tireoidianos, os betabloqueadores, certos tratamentos anticolesterol, os medicamentos contendo lítio e os retinoides.
Quando passa sua mão pelos cabelos, é normal que alguns fios fiquem nela. Esse é um processo natural de renovação que o corpo promove diariamente. Ele somente é anormal quando essa queda fica muito grande e recorrente. Nesse ponto, é recomendado fazer um tratamento para queda de cabelo.
Saiba mais sobre a sífilis doença que pode provocar queda de cabelo e até aborto em gestantes. A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema Pallidum.
A fibromialgia pode causar queda intensa de cabelo e dificuldades para emagrecer? Via de regra a Fibromialgia não causa repercussões sistêmicas no organismo. Entretanto ela pode estar relacionada a outras doenças que podem causar queda de cabelo e ganho de peso.
A alopecia é uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. Porém, o tipo mais comum é a que se manifesta no couro cabeludo, a calvície. O distúrbio, que pode ser transitório ou definitivo, afeta homens e mulheres e existem diferentes causas possíveis, tipos e graus.
Isso porque muitos distúrbios hormonais têm como primeiros sintomas a queda dos fios. Se houver suspeita de distúrbio hormonais deve-se fazer exames de sangue com dosagens hormonais, e se for detectada uma alteração, o médico endocrinologista deve ser consultado.
A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é a principal quando tratamos da saúde capilar, pois participa de processos fundamentais no nosso organismo. Como o nosso corpo não produz as vitaminas B em quantidade suficiente, é essencial manter uma alimentação equilibrada.