Atualmente, contamos com 5 fases do marketing: o marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0. Cada uma das eras do marketing tem suas características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
A primeira fase esteve sempre em paralelo a era industrial, em que os produtos eram relativamente básicos e padronizados. Nessa época, o marketing era centrado no produto, ou seja, as empresas se concentravam em produzir e promover seus produtos sem levar em consideração as necessidades e desejos dos consumidores.
O processo evolutivo do marketing se inicia com o Marketing 1.0, que ocorre na era industrial, onde o foco era o produto. O objetivo era apresentar as características de produtos padronizados visando a redução de custos em larga escala. Nesse estágio o enfoque nas necessidades do consumidor ainda não existia.
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.
Por isso, conta com fases de planejamento, implementação e avaliação – as quais vamos detalhar mais à frente neste artigo. O propósito é oferecer condições para a companhia atingir as metas estipuladas dentro da sua realidade financeira e no prazo correto.
Processos de marketing são ações que compõem a estratégia de marketing de uma empresa. Da maneira como se posiciona no mercado até a forma como se relaciona com seus clientes, todos os elementos devem ser estruturados e pensados estrategicamente, visando alcançar as metas do setor.
Segundo Kotler (Kotler, 2017) o marketing pode ter seu processo de evolução em 4 etapas, sendo: Marketing de Produto; o Marketing voltado ao consumidor; o Marketing centrado em valores e até agora o Marketing digital.
A evolução do marketing nos dias atuais representa uma mudança na comunicação que vem ocorrendo nos últimos anos. Partindo para o digital e buscando compreender os novos desejos e comportamentos dos consumidores. Isso acontece porque os hábitos de consumo das pessoas mudaram ao longo dos anos.
Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o interesse do público. Assim, o Marketing consegue gerar valor para os clientes e também lucro para as empresas.
O Marketing 1.0 teve início no final do século XIX e início do século XX, com o advento da era industrial. Nessa época, a produção em massa e a padronização dos produtos eram as principais preocupações das empresas.
O consumidor 5.0 é imediatista, exige personalização e busca experiências únicas. Ele quer velocidade na solução das demandas e, por isso, valoriza as marcas que estão presentes em diferentes canais de forma integrada, a partir de uma estratégia omnichannel.
O marketing evoluiu da centralidade no produto (1.0), para a centralidade no consumidor (2.0, depois para a centralidade no ser humano (4.0). Em seguida, o marketing entrou na era digital (4.0), mas agora se vê envolto nos desafios que a tecnologia trouxe para a humanidade (5.0).
Produto: é o resultado de uma série de processos, que busca satisfazer uma necessidade; Preço: é o valor final do produto; Praça: são os espaços, físicos e virtuais, utilizados na divulgação do produto; Promoção: refere-se à publicidade e ao marketing desenvolvido para gerar vendas.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.
Qual é um dos 3 principais objetivos do marketing?
Abaixo, seguem exemplos de objetivos de marketing mais comuns: Aumentar o market share. Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes. Garantir a satisfação dos clientes.
Os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing para alcançar um público: Preço, Praça, Produto e Promoção.
Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc. Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.