Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
Oba é o damasco, a maçã e a pera, Oxumare, a banana da terra, o ingá e a graviola, Nanã, uva roxa, banana roxa e a jabuticaba, Oxalá, a uva verde, a laranja Lima e a maçã verde. em vez de pega, a banana prata, a goiaba e a cereja. Essas são as principais frutas dos orixás.
Na maioria das tradições a guia de Bará é predominantemente vermelha, existindo variações que mesclam com marrom ou preto. A chave é o símbolo mais difundido de Bará, especialmente nas tradições do sul. Ele é o "dono da chave" que abre todas as portas, todos os caminhos, todas as possibilidades.
A direita: Oferenda para o Orixá Bará contendo milho torrado, pipoca, sete rodelas de batata inglesa assada, um opete (feito com batata inglesa cozida e amassada, moldada com a mão em forma de pera).
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
A Tatuzinho apresenta o novo Bara Dry Gin, elaborado com 100% de álcool extraído de cereais e que utiliza somente botânicos e componentes naturais importados preparados de forma instantânea. É composto por limão siciliano, lima da pérsia, cardamomo, coentro e zimbro.
O banho Exu Bará possui as ervas: Aroeira, Guiné, Sálvia, Maçã Desidratada, Carqueja Doce, Levante e Pitanga. Essa combinação é perfeita para despertar a conexão com a energia de Bará trazendo proteção e abertura de caminhos.
Eles são pessoas que estão sempre em busca de novos desafios e oportunidades. Aqui estão alguns exemplos de como as características dos filhos de Bará e Oxum podem se manifestar na vida cotidiana: Uma pessoa filha de Bará e Oxum pode ser um excelente vendedor, pois é inteligente, comunicativa e carismática.
O atributo de Bará para Exu pode ser desdobrado em obá (rei) + ará(corpo), resultando em Exu Bará como Exu o Rei do corpo. Isso significa que um dos desdobramentos de Exu enquanto divindade é aquele de Rei do corpo, ou seja a parcela dessa divindade que vive em cada um e anima o corpo de cada ser vivo.
Antes de iniciar a obrigação foi realizada a abertura ao orixá Bará, como forma de agradecer por tudo, pedir traballho a quem precisa, de pedir saúde, de pedir paz a todos que necessitam, de agradecer a todas as graças, recebidas e que ainda estão por serem.
O FRUTO É OFERECIDO A OSSAIN. ORIXÁ: NA UMBANDA É ASSOCIADA AOS ORIXÁS XANGÔ E OXALÁ. NOS CULTOS DE NAÇÃO É ASSOCIADO AO ORIXÁ OXOSSI. CURIOSIDADES:OS FRUTOS (ABACATE) SÃO NUTRITIVOS PARA O HOMEM, MAS SÃO TÓXICOS PARA ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS.
Euó universais. São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
A Tatuzinho apresenta o novo Bara Dry Gin, elaborado com 100% de álcool extraído de cereais e que utiliza somente botânicos e componentes naturais importados preparados de forma instantânea. É composto por limão siciliano, lima da pérsia, cardamomo, coentro e zimbro.
No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu. A espiritualista Kelida Marques comenta que este ano será de luz para aqueles que cultivaram o bem durante todo 2023.