Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
A percepção é responsável por “formar uma imagem da realidade que nos rodeia”. Uma vez sentidos, as mensagens e estímulos passaram a ser percebidos através da percepção. Alguns autores chamam de sensopercepção a união entre os processos de sensação e percepção.
Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.
Quais são as principais características da percepção?
A percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, sendo as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica. É como se cada característica fosse separada em suas partes constituintes, tais como forma, cor, movimentos e assim por diante.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
A percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
É uma função cognitiva complexa que envolve a percepção visual, auditiva, tátil, gustativa e olfativa. O cérebro recebe estímulos sensoriais do ambiente e os processa para formar uma representação interna do mundo ao nosso redor.
Se a percepção está sujeita a uma elaboração secundá- ria para se tornar consciente, então o que Freud descreve como sistema Cs. (Pcpt.) pode ser entendido como o resul- tado de uma cognição.
As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.
As principais formas de percepção são: visual, que se refere à visão e à capacidade de processar estímulos visuais; auditiva, relacionada à audição e à interpretação de sons; olfativa, ligada ao olfato e à detecção de odores; gustativa, associada ao paladar e à identificação de sabores; e tátil, que envolve o tato e a ...
E a analogia da consciência com a percepção se mostraria no fato de que a percepção nos fornece conhecimentos a respeito de seus objetos, assim como a consciência (na sua noção mais sofisticada) nos torna cientes de nossos próprios estados mentais.
Já o pensamento ele está mais ligado ao processamento de uma determinada percepção por exemplo, se nós virmos algo na rua, percebemos então que há algo estranho justamente em decorrência do estímulo nervoso que tivemos.
Toda percepção envolve sinais que passam pelo sistema nervoso, que por sua vez resultam da estimulação física ou química do sistema sensorial. A visão envolve luz atingindo a retina do olho; o cheiro é mediado por moléculas odoríferas; e a audição envolve ondas de pressão.
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira como o cérebro processa e comunica esses sentidos para o resto do corpo.