Diversos ensinamentos de Paulo Freire são considerados pertinentes e atuais por professores, como: a compreensão da realidade dos alunos, com empatia, diálogo e trocas de conhecimento; a importância da alfabetização dos adultos, principal dedicação de Paulo; a formação de indivíduos críticos, com a finalidade de acabar ...
Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.
Ao longo de sua vida, Freire desenvolveu significativos trabalhos na área de educação popular, principalmente na Alfabetização de Adultos. Propôs um método de alfabetização dialético, que destacava a formação da consciência política, pois para ele “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (1988).
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
Para o método Paulo Freire, o professor está em igualdade com o aluno, ambos são agentes na construção do conhecimento. Dessa forma, não há uma hierarquia e o professor não é uma autoridade, ou seja, não é o detentor de todo o conhecimento. Isso permite ao aluno um papel de protagonista do conhecimento.
Paulo Freire defendia a tese de que a educação deve valorizar a cultura do aluno, reconhecendo que, estando alfabetizado ou não, o aluno leva à escola uma cultura própria, que não é pior nem melhor que a do professor e, portanto, há um aprendizado mútuo.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.” “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” “Não existe docência sem discência.”
O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.
Ainda de acordo com Paulo Freire, “O educador ou educadora como um intelectual tem que intervir. Não pode ser um mero facilitador” (2003, p. 177), o que traduz a exigência da formação docente para o exercício pleno de sua função pedagógica, enquanto articulador do processo ensino e aprendizagem.
É que amar o mundo, para Freire, é amar toda e qualquer expressão de vida, de ser, de existencialidade. Notemos que Freire não nega o amor entre homens e mulheres, entre seres humanos.
Como Paulo Freire é visto internacionalmente? Paulo Freire é um dos intelectuais brasileiros mais referenciados do mundo — está entre os 100 mais citados em estudos e o seu livro mais famoso, Pedagogia do Oprimido, é a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas.
Paulo Freire nos convida a refletir sobre os saberes necessários à prática educativa, porém de forma crítica, fundamentada numa ética pedagógica e numa visão de mundo rigorosa, curiosa, crítica, de tolerância e, ao mesmo tempo, alegre, com esperança de uma educação autônoma, acreditando que é com autonomia que há ...
O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Conseguiu consolidar uma metodologia interativa que, ao mesmo tempo em que incentivava os alunos e alunas a questionarem o professor, conseguia alfabetizá-los em apenas 30 horas de aulas. A metodologia foi denominada método Paulo Freire. Em 1963, foi nomeado diretor do Programa Nacional de Alfabetização do Brasil.
Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.
Freire defendia, desde a década de 1960, uma educação bilateral , em que o professor ensinava, mas também era ensinado . Segundo Vitor, ensinar a partir da perspectiva do professor era um erro , já que o correto seria ensinar a partir do aluno .
Freire tornou-se conhecido a partir do início dos anos 1960. Ele desenvolveu um método de alfabetização de adultos baseado nos contextos e saberes de cada comunidade, respeitando as experiências de vida próprias do indivíduo.
Qual a maior contribuição de Paulo Freire para a educação?
Paulo Freire defende a educação como espaço de diálogo, autonomia e exercício de conscientização sobre o mundo e sobre si, que o liberta da visão fatalista da sociedade e da história (FREIRE, 2013. Pedagogia do Oprimido [recurso eletrônico] / Paulo Freire.
Além dos projetos citados, o Paulo Freire foi homenageado em ao menos 35 universidades, nacionais e internacionais, como a Universidade de Genebra, a Universidade de Estocolmo, a Universidade de Massachusetts e a Universidade de Lisboa.
Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.
Paulo Freire sofreu influências diversas: seu pensamento humanista inspirou-se no personalismo de Emmanuel Mounier, bem como no existencialismo, na fenomenologia e no marxismo. Contudo, não se pode dizer, a partir daí, que Paulo Freire seja eclético.