Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
O principal efeito que doses excessivas de sertralina podem causar é a síndrome serotoninégica, com espasmos musculares, visão turva, tontura, sensação de ansiedade e inquietação, tremores. Em idosos, por vezes, pode levar a uma diminuição do sódio, no sangue, trazendo alguns riscos adicionais.
Como a pessoa se sente depois de tomar sertralina?
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Esses sintomas podem afetar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos adolescentes em tratamento (Souza et al., 2022). Por outro lado, alguns adolescentes podem experimentar dores de cabeça, tonturas, sonolência ou insônia como efeitos colaterais do uso prolongado de sertralina.
A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.
Portanto, se você recebeu a indicação de uso da sertralina e ainda não faz terapia, recomendamos que você procure um psicólogo! Essa é uma decisão que terá um impacto grande no combate da depressão e também de outros transtornos como a ansiedade.
A Sertralina, como um medicamento antidepressivo, funciona para o estresse, mas tem que ser de uma maneira contínua, para um uso prolongado, pois o tempo terapêutico de uso é de 09 a 12 meses, não só para aliviar um sintoma, é para ela ter um efeito verdadeiramente terapêutico, é um uso prolongado.
Assim, muitas vezes o tratamento é contínuo, assim como acontece com um paciente hipertenso ou diabético. Se o paciente tem uma boa resposta e adaptação com a sertralina, e necessita utilizar por mais tempo pelo risco de recaídas, não há nada que contraindique seu uso por tempo prolongado até o momento.
Quando começam os efeitos colaterais da sertralina?
Os efeitos da sertralina sobre a depressão podem surgir até 7 dias depois que você começou a tomar o medicamento, mas podem ser necessárias algumas semanas.
A sertralina pode, de fato, trazer alguns efeitos colaterais no início do tratamento ou quando aumentadas as doses. Os sintomas de fraqueza e formigamento são alguns exemplos. A sensação de cabeça oca precisaria ser detalhada para que pudéssemos avaliar melhor.
No caso de um primeiro episódio depressivo, recomenda-se um tratamento de dois a cinco anos. Mas, cinquenta por cento das pessoas que param o tratamento terão uma nova depressão.
A sertralina, ao inibir a recaptação da serotonina ( isto é, ao impedir que a célula coloque a serotonina para dentro), proporcionará uma maior quantidade de serotonina na fenda sináptica, e desta maneira melhorando o quadro depressivo.
O que a pessoa sente quando parar de tomar sertralina?
A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...
Durante a introdução ou logo após aumento da dosagem da sertralina pode ocorrer piora da ansiedade antes de ela começar a melhorar. Esse efeito pode ocorrer com quase todos os antidepressivos.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Não há indícios de que a Sertralina possa causar danos a longo prazo. Pelo contrário, a depressão ou ansiedade não tratadas podem levar a prejuízos maiores como aumento do risco de demência ou de mortalidade devido ao suicídio.
É pouco provável que a Sertralina seja a causa desses sintomas. Normalmente ela é prescrita em associação a algum tipo de calamante. São os calmantes que costumam provocar apatia e embotamento emocional.
Quais as contraindicações do Cloridrato de Sertralina? Cloridrato de Sertralina é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida à sertralina ou a outros componentes da fórmula. O uso concomitante de Cloridrato de Sertralina em pacientes utilizando inibidores da monoaminoxidase (IMAO) é contraindicado.
É bem comum nos primeiros dias de uso da sertralina aparecerem efeitos colaterais como piora da ansiedade, tremores, náuseas, alterações de sono, entre outros. De forma geral eles desaparecem após a primeira semana de uso.
Sertralina é um remédio usado no tratamento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. O medicamento é vendido em comprimidos e cápsulas de 25 a 100mg.
A sertralina causa sonolência? Em alguns pacientes, pode dar sono. De fato, ao checar os efeitos colaterais na bula da sertralina, encontramos a sonolência. Em outros casos, esse efeito também pode ser consequência da insônia.