Este medicamento é considerado bem tolerado, seguro e eficaz quando usado em doses adequadas e pelo menor tempo possível. Apesar disso, os efeitos colaterais mais comuns são perda do equilíbrio, sonolência, fadiga e dificuldade respiratória.
Os pacientes, particularmente os motoristas e as pessoas que operam máquinas, devem estar atentos aos riscos de sonolência e tontura associados com esta medicação. Durante o tratamento com GARDENAL, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem ser prejudicadas.
Reações adversas cutâneas severas: foram reportadas sérias reações cutâneas incluindo Síndrome de Stevens-Johnson (forma grave de reação alérgica caracterizada por bolhas em mucosas e grandes áreas do corpo), necrólise epidérmica tóxica (quadro grave, onde uma grande extensão de pele começa a apresentar bolhas e evolui ...
A meia vida do Gardenal dura ao redor de 70 horas, o que significa que, após 70 horas da última dose, vc tem metade da concentração no seu sangue, após mais 70 horas vc tem 1/4 e após mais 70 horas, 1/8. Portanto deve considerar-se “clareado”do Gardenal após 210 horas ou ao redor de 9 dias.
Fenobarbital (Gardenal): Para que serve, contra-indicação e efeitos colaterais
O que acontece se não tomar Gardenal?
É importante lembrar que a interrupção repentina do uso de medicamentos anticonvulsivantes como o Gardenal pode desencadear crises convulsivas em pacientes com epilepsia. Portanto, é necessário seguir a orientação médica e não interromper o tratamento sem indicação e supervisão adequada.
2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. A eficácia do tratamento e a avaliação do ajuste posológico devem ser realizadas somente após 15 dias de tratamento.
Geralmente o desmame de medicações antiepileticas são feitas de forma gradual (devagar). Normalmente esperamos um período com a medicação nova para então poder suspender a antiga. Caso ele tenha esquecido de orientar como fazer, sugiro que entre em contato com o médico de seu filho para perguntar.
Medicamentos utilizados para controlar ou impedir crises convulsivas também podem diminuir a eficácia da pílula. Entre eles, os mais famosos são o fenobarbital (utilizado para evitar convulsões) e a carbamazepina (utilizado para conter ataques epiléticos).
Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição.
Qual o melhor horário para tomar o remédio Gardenal?
Olá! Pode adiantar em duas horas a tomada da medicação sem problemas. O importante é não deixar de fazer o uso. É importante sempre seguir as orientações médicas quanto aos horários de administração dos medicamentos.
A maioria dos efeitos colaterais aparece poucos dias após o início do uso. Mas, nem todas as pessoas vão sentir efeitos colaterais. A maioria dos efeitos colaterais tende a melhorar ou desaparecer após as primeiras duas a três semanas de uso.
Em relação ao fenobarbital, por exemplo, dosagens entre 15 a 40mcg/mL são consideradas terapêuticas, com doses acima de 50mcg/mL associadas a coma, sobretudo em pacientes que não são usuários crônicos, e níveis maiores que 80mcg/dL podem cursar com depressão respiratória potencialmente fatal.
Com o uso de fenobarbital pode ocorrer sonolência, dificuldade para acordar e, às vezes, dificuldade para falar, problemas de coordenação motora e de equilíbrio, vertigem com cefaléia, reações alérgicas de pele, dores articulares, alterações de humor e anemia.
Quais os alimentos proíbidos para quem tem epilepsia?
Alimentos com muito carboidrato e pouca proteína, como macarrão, aveia, amido de milho, arroz, pão, bolos, biscoitos, leite de vaca, bebidas alcoólicas e processados, normalmente, são excluídos da dieta, já que também são pobres em gorduras.
A vitamina D, eles sugerem, pode funcionar também para regularizar a atividade elétrica dos neurônios. Há pelo menos cinco anos uma série de testes em pessoas tem mostrado que o ômega-3 pode reduzir os riscos de crises epilépticas e de morte súbita.
O fenobarbital, princípio ativo do Gardenal, é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes e sedativas, devido à capacidade de elevar o limiar de convulsão (quantidade de estímulos necessários para provocar convulsões), pois age no sistema nervoso central (SNC).
O fenobarbital (“Gardenal”) é um fármaco antiepiléptico utilizado tanto em epilepsia focal de quanto em generalizada. O seu principal mecanismo de ação é aumentar a inibição do neurotransmissor ácido gama-a-minobutírico (GABA), modulando assim descargas elétricas cerebrais potenciais causadoras de crises epilépticas.
O paciente com epilepsia pode levar uma vida normal – VERDADE. Pacientes bem controlados podem e devem trabalhar, praticar esportes, casar, ter filhos, etc. Até mesmo dirigir o paciente pode após 2 anos de controle e bom seguimento clínico.
Isso pode acontecer. A epilepsia é controlada pelas medicações em aproximadamente 70% dos pacientes. Logo, aproximadamente 30% ainda tem crises a despeito do uso da medicação. Também é importante checar a dosagem da medicação.
Qual o grau de epilepsia que a pessoa tem direito a aposentadoria?
Quem possui epilepsia, seja pelo código G40 (CID 10) ou 8A6Z (CID 11), pode ter direito a benefícios como aposentadoria por deficiência, outros auxílios previdenciários devido à incapacidade ou ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Dependendo de uma série de fatores, a meia-vida do Gardenal* (fenobarbital) é de 50 a mais de 100 horas. Isto significa que, se alguém parar de tomar, há necessidade de 50 a 100 horas para que a concentração no organismo caia para a metade da inicial.
Fenobarbital ou fenobarbitona, é uma substância barbitúrica usada como medicamento anticonvulsivante, hipnótico e sedativo. Primeiramente comercializada como Luminal por Farbwerke Fr. Bayer & Co., é também conhecido sob o nome comercial Gardenal, entre outros.