Qual era o grau de parentesco entre Maria e Isabel?
A Bíblia não especifica exatamente qual era o grau de parentesco entre elas, mas é amplamente aceito que Isabel era uma espécie de prima ou parente próxima de Maria. Isso é indicado em Lucas 1:36, onde o anjo Gabriel diz a Maria que Isabel, “sua parenta”, também está grávida.
Isabel era descendente de Aarão, o maior sacerdote que já existiu. O Evangelho de Lucas os descreve como justos, irrepreensíveis e fiéis aos mandamentos do Senhor. O matrimônio de Zacarias e Isabel não foi agraciado com o nascimento de um filho, pois Isabel era estéril, e ambos eram de idade avançada.
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
Tampouco faltam razões para pensar que os chamados irmãos do Senhor eram, na verdade, primos maternos ou paternos dele. 5) De fato, a Maria que é chamada mãe de dois deles, Tiago e José (cf. Mt 27, 56; Mc 15, 40.47; Lc 24, 10), é chamada também irmã de Maria, Mãe de Jesus (cf. Jo 19, 25), como já foi dito antes.
A Bíblia não especifica exatamente qual era o grau de parentesco entre elas, mas é amplamente aceito que Isabel era uma espécie de prima ou parente próxima de Maria. Isso é indicado em Lucas 1:36, onde o anjo Gabriel diz a Maria que Isabel, “sua parenta”, também está grávida.
Sim,Maria descende de Judá Lc 3:33 (lembre que Lc 3:23-33 dá a genealogia de Jesus através de Maria, pois o Heli de v. 23 foi sogro de José, marido de Maria, sogros podendo ser chamados de pais.) Sim, Maria é prima de Elisabete/Isabel Lc 1:36.
José, descendente de Abraão, da linhagem do rei Davi, é escolhido por Deus para ser esposo de Maria e cuidar do menino Jesus. Foi na cidade de Nazaré, na Galileia, que o carpinteiro, homem trabalhador e humilde, cumpriu a sua missão.
Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
Maria se fez serva em obediência, não a um senhor ou patrão, mas ao Senhor dos Céus e da Terra. Por isso, não se apegou a sua condição de Mãe do Verbo, Jesus Cristo, mas colocou-se a serviço de sua prima. Ficou com ela durante os três meses (cf. Lc, 1, 56) que faltavam para Isabel dar à luz a João Batista (cf.
Quantos anos tinha Maria quando engravidou de Jesus?
Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica). JEREMIAS, Joachim.
Como Isabel demonstra saber que Maria é a mãe de Jesus?
Ao chegar à casa de Isabel, Maria a saúda com uma voz jubilosa. Isabel, reconhecendo a presença do Filho de Deus no ventre de Maria, exclama: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”. Neste encontro, duas mulheres grávidas se unem em um momento de alegria e fé.
O que aconteceu quando Maria e Isabel se encontram?
A chegada de Maria trouxe consigo uma explosão de alegria e bênção, pois quando Isabel ouviu a saudação de sua prima, o menino em seu ventre saltou de alegria e ela ficou cheia do Espírito Santo. A história do encontro entre Maria e Isabel é verdadeiramente um milagre de Deus, pois Isabel era considerada estéril.
A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.
Então, pelos próximos 400 anos, eles foram governados por juízes, de Josué a Samuel. Depois disso, vieram 400 anos de governo dos reis de Israel e Judá, de Saul e Davi a Josias, o último rei reto da linhagem davídica.
Tanto a Virgem Maria como São José eram descendentes de Davi. Outra prova disso é que ambos, quando do edito de César para o recenseamento Maria e José, foram se registrar em Belém, cidade de Davi. Ora, se Maria não fosse descendente de Davi, ela teria tido que se recensear em outra cidade.
Conta-se na bíblia que Maria, sua mãe, ainda virgem e noiva de seu pai socioafetivo, José, achou-se concebida pelo Espírito Santo (Mateus 1:18). O pai biológico de Cristo, então, foi o próprio Espírito Santo de Deus, que escolheu uma mulher para dar à luz àquele que seria considerado salvador da humanidade.
2 Samuel 7:16. Quando o Senhor disse a Davi: “Teu reino [será firmado] para sempre”, Ele estava Se referindo a um futuro rei na linhagem de Davi que reinaria para sempre: Jesus Cristo.
Isso ocorreu quando ela estava noiva de José e aguardava o rito do casamento, que tornaria a união formal. Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu. De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.
No dia 31 de maio, recorda-se a Visitação de Nossa Senhora: “Maria leva a alegria ao lar de sua prima, porque "leva" Cristo” . Evangelho de São Lucas: E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá.