O cava é um vinho espumante de qualidade que se caracteriza por suas bolhas e uma brilhante cor dourada. Seu nome vem das antigas adegas subterrâneas onde se armazenava o vinho, também chamadas de “cavas”. E o que são os vinhos espumantes? São vinhos que guardam em seu interior gás dissolvido.
O método de produção do Cava é o tradicional, denominado de champenoise. Nele, o vinho base é engarrafado acrescentando leveduras e açúcar para que a segunda fermentação, que dá origem ao gás, ocorra dentro da própria garrafa.
Enquanto o Prosecco é produzido na Itália, através do método Charmat, o Cava é produzido na Espanha, seguindo o método tradicional. Além disso, as uvas utilizadas na produção de cada espumante também contribuem para suas características únicas de sabor e aroma.
A uva Pinot Noir representa 38% da área cultivada. É a uva que predomina nas sub-regiões de Montagne de Reims e na Côte des Bar, oferecendo ao Champagne corpo, estrutura e aromas de frutas vermelhas e flores (rosa, violeta). Chardonnay corresponde a 31% da área plantada e é quem domina as plantações na Côte des Blancs.
As uvas utilizadas para o Prosecco são, principalmente, Glera, mas também está autorizado o uso de até 15% de outras variedades, em conjunto ou separadamente: Verdiso, Bianchetta Trevigiana, Perera, Glera lungo, Chardonnay, Pinot Bianco e Pinot Grigio e Pinot Nero.
As variedades de uvas que mais se destacam, para a elaboração de espumantes Brut, no Brasil são Prosecco, também conhecida como Glera, Trebbiano, Chardonnay e Pinot Noir.
É o maior exportador de espumantes da Espanha e o maior produtor mundial de Cava. No coração da Freixenet está a filosofia e a missão da empresa de ajudar o mundo a celebrar os pequenos e grandes momentos da vida.
Dentro do universo de espumantes, existe um tipo produzido que ganhou grande destaque no mundo dos vinhos: o Champagne. Os Champagnes são nada mais do que espumantes de altíssima qualidade, com produção elaborada, desenvolvidos em apenas uma região do mundo, a de Champagne na França.
No caso de Cavas jovens, vale a pena combiná-los com canapés, entradas frias e frutos do mar, como ostras e camarões. Rótulos Reserva e Gran Reserva são ótimos para acompanhar pratos à base de peixes e aves, enquanto exemplares doces harmonizam muito bem com sobremesas.
Qual o preço médio de espumante cava? O preço médio de espumante cava depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar espumante cava por valores entre R$ 27,96 e R$ 495,05.
A uva Carménère caracteriza-se pela pele de tonalidade vermelha intensa. Daí o nome “Carménère” que significa “carmim” em francês. Quando colhida no termo normal de maturação, a casta apresenta aromas de frutas negras maduras, como cereja e ameixa, terra úmida, ervas e pimenta negra.
Chardonnay. O Primeiro e Único Champagne do Brasil! Elaborado com uvas Chardonnay, um blanc de blancs fermentado parcialmente em barricas de carvalho Francês e maturado por 36 meses nas caves subterrâneas.
O Cava é um espumante complexo, mas que costuma ter um preço bem mais atraente que o Champagne. Já o Prosecco, muito querido dos brasileiros, é um espumante produzido na região do Vêneto, na Itália. O método utilizado é o Charmat e a uva é a Glera. Costuma ser um espumante leve, bem fresquinho e frutado.
Prosecco é uma Denominação de Origem Controlada onde são produzidos vinhos espumantes, brancos ou rosés. Originários da Itália, são elaborados nas regiões do Veneto e Friuli Venezia Giulia. É geralmente um vinho branco espumante, podendo ser também tranquilo (sem gás carbônico) ou frisante (levemente gaseificado).
Um tipo de espumantes específico da Espanha, o espumante Cava é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos do mundo do vinho. Saiba tudo sobre ele agora! A história do espumante Cava surgiu no século XIX, na Espanha, e foi em 1872 que surgiram as primeiras garrafas desse espumante no município de Sant Sadurní d'Anoia.
O Espumante Cava Freixenet Carta Nevada Premium é um dos rótulos mais tradicionais da Freixenet, sendo produzido desde 1941. De coloração amarelo palha com reflexos dourados, apresenta aromas florais e de frutas frescas com notas cítricas. Em boca, é fresco, com acidez suave e perlage refinada.
Qual é o mais doce: Brut ou Moscatel? Essa é uma dúvida bastante comum, mas, entre os dois tipos de espumante, o Moscatel é mais doce do que o Brut, isso porque os dois possuem processos diferentes de elaboração e a quantidade de açúcar por litro é bem diferente entre eles.
Também chamada de Moscato, a Moscatel, ou ainda Muscat, não é apenas uma única cepa, mas sim uma família de uvas com mais de 200 variedades, entre brancas, rosadas e tintas. Todas têm como característica principal o alto teor de açúcar e o intenso aroma floral.
A uva utilizada, Moscatel, é considerada mais doce, mas neste caso é o método o maior responsável pelo dulçor do espumante homônimo. É bom ressaltar que o termo Moscatel não designa apenas uma uva, mas uma família com mais de 150 variedades, de diferentes nomes.