Alguns de seus efeitos são a melhoria do desempenho acadêmico nas diferentes áreas do currículo, especialmente para os estudantes mais pobres; a diminuição da evasão escolar e do abandono; e a redução de aspectos relacionados à vulnerabilidade social.
A Educação Integral promove a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.
Nesse sentido, a pesquisa da USP revela que o ensino integral eleva a chance de que o aluno ingresse no ensino médio, na média, de 87% para 89%; aqueles com defasagem de aprendizado, estrato que cresceu durante a pandemia de Covid-19, são ainda mais beneficiados, de 61% para 70%.
Na escola com período Integral, os profissionais orientam o aluno para organizar melhor o seu tempo. A orientação vai além e abrange também a parte nutricional idealizada por nutricionistas, que pensa na saúde das crianças e adolescentes, e monta refeições equilibradas e saudáveis todos os dias.
Alguns de seus efeitos são a melhoria do desempenho acadêmico nas diferentes áreas do currículo, especialmente para os estudantes mais pobres; a diminuição da evasão escolar e do abandono; e a redução de aspectos relacionados à vulnerabilidade social.
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
Uma das principais desvantagens que o currículo do ensino integral pode oferecer é a falta de planejamento e infraestrutura da escola para apoiar os alunos além da jornada tradicional de ensino.
O ensino integral é aquele que se relaciona não apenas com o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos estudantes, e sim com competências e habilidades mais amplas. Isto é, tem o objetivo de favorecer uma formação humana plena.
Sou obrigada a deixar meu filho na escola integral?
Direito à educação infantil em meio período
De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral.
Quais são as 4 características da Educação Integral?
O Centro de Referências em Educação Integral explica que a formação integral e global do estudante deve acontecer de acordo com alguns princípios: centralidade do estudante, aprendizagem permanente, perspectiva inclusiva e gestão democrática.
Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Para ter ensino integral no Ensino Fundamental, os estudantes precisam ter 7 horas de aulas por dia, em vez das 4 horas mínimas. No Novo Ensino Médio, a carga horária mínima diária é de 5 horas, com mais 2 horas de atividades escolares por dia letivo.
O período integral é um tempo dedicado às atividades extraclasse e que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertar o seu interesse para diferentes áreas. Com isso, os alunos desenvolvem mais atenção às disciplinas que cursam no horário regular.
Uma proposta de emenda constitucional (PEC) que torna obrigatório o ensino fundamental integral de oito horas foi aprovada na quarta-feira (19) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Língua Portuguesa, Educação Física, Arte, Ciências, Estudos Sociais, Matemática, Língua estrangeira, Educação Física, História, Geografia e Filosofia. Jogos Matemáticos, Práticas de Laboratório, Futsal, Oficina Literária, Futsal, Teatro, Cinema, Informática, Pintura e Desenho, Música e Dança.
A educação em tempo integral representa um modelo educacional que oferece inúmeras oportunidades para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. A decisão de adotá-la em uma escola deve ser baseada em uma análise criteriosa das necessidades da comunidade escolar e dos recursos disponíveis.
Além dos esportes, os alunos de período integral têm supridas suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia. Isso porque são oferecidos cursos diferenciados aos alunos, como robótica, artes e música. Assim, tudo o que eles querem e precisam está disponível, com a vantagem de ser pensado pedagogicamente.
As integrais são uma das ferramentas mais poderosas da matemática, e são muito úteis para os estudantes de engenharia. Elas nos permitem resolver problemas de área, volume, massa e outras grandezas que são muito importantes na engenharia.
Todas as atividades realizadas na educação em tempo integral têm em vista o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas do estudante. E as atividades lúdicas também têm papel importante para a capacitação, a memorização e o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.
O ensino em tempo integral pode melhor preparar os alunos para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Em geral, a educação em tempo integral oferece uma abordagem mais abrangente e enriquecedora para a educação, que vai além das aulas tradicionais e busca promover o desenvolvimento global dos alunos.
O que diz a BNCC sobre educação em tempo integral?
Segundo a BNCC, a educação integral tem como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo “a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva” (BNCC, 2017, p. 14).
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), iniciará o período de adesão ao ciclo 2024-2025 do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) no dia 12 de agosto.
O Ministério da Educação (MEC) destacou cinco motivos para a criação das matrículas em tempo integral nas escolas: A jornada de tempo integral proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento integral do estudante, não apenas em sua dimensão cognitiva, mas também na social, emocional, física e cultural.
Qual a diferença entre escola de tempo integral e educação integral?
Ao analisar as legislações vigentes, observa-se que a escola de tempo integral se refere mais especificamente à estrutura física e às atividades oferecidas durante todo o dia letivo, enquanto a educação de tempo integral enfatiza a ampliação da carga horária sem a obrigatoriedade de permanência prolongada na ...