Quais são as vias de administração de medicamentos via parenteral?
A administração parenteral se refere à utilização das vias intradérmica (ID), subcutânea (SC), endovenosa (EV) ou intramuscular (IM) [1–3]. A escolha da via varia de acordo com o medicamento a ser administrado.Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?
A principal diferença entre alimentação enteral e parenteral está na via de alimentação. Enquanto a primeira é administrada via nasal ou oral ou ainda diretamente no órgão como no caso das estomias, a segunda possui administração venosa.Qual a diferença entre a Via Intradermica e Subcutanea?
Via Intradérmica (ID): localizada entre derme e epiderme. Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações. Via intravenosa (IV): injeta fármacos na corrente sanguínea.Quais são as vias de administração intramuscular?
Via intramuscular: locais de aplicação
- Músculo vasto lateral.
- Músculo reto femoral.
- Área ventroglútea.
- Área dorsoglútea.
- Músculo deltoide.
Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos
Quais as 5 vias de administração de medicamentos?
- Vias sublingual e bucal. Alguns medicamentos são colocados sob a língua (tomados via sublingual) ou entre a gengiva e os dentes (via bucal) para que possam se dissolver e ser absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos que ficam sob a língua. ...
- Via retal. ...
- Via vaginal. ...
- Via otológica. ...
- Via nasal. ...
- Via transdérmica.
Quais são as 12 vias de administração?
Quais são as principais vias de administração de medicamentos?
- Oral;
- Parental;
- Subcutânea;
- Nasal;
- Retal;
- Intra-vesical;
- Nebulização;
- Ocular;
Quais são as vias orais?
As formas farmacêuticas que podem ser ingeridas por via oral são as sólidas, representadas por comprimidos, cápsulas e pílulas, ou as líquidas, como as soluções e as suspensões medicamentosas. No primeiro caso, é fundamental que o paciente tenha condições de deglutir sem realizar grandes esforços.Qual é a via de administração mais rápida?
Injeção IntramuscularEsta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5ml em locais adequados).
Qual é a via auricular?
Via auricular é uma via de administração caracterizada pela aplicação dentro do ouvido, na região condutiva.Qual é a via tópica?
Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.Porque a via sublingual é mais rápido?
Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.Qual a via mais lenta de absorção de medicamentos?
2.3.Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.
Quais medicamentos são administrados por via intradérmica?
VIA INTRADÉRMICA:Essa via requer administração de pequenos volumes, no máximo de 0,1ml, possui absorção lenta e tem como exemplo os testes de alergias ou teste tuberculínico (PPD), injeções de dessensibilização, anestésicos locais e vacinas como a BCG.
O que é uma via retal?
Via Retal: É a via na qual a introdução de medicamentos é realizada através do ânus, sob a forma de supositório, pomada ou creme e/ou clister medicamentoso (é a introdução de pequena quantidade de líquidos via retal, até 150ml, sendo que acima desta quantidade é chamado de enteroclisma ou lavagem intestinal).Quantas ml cada via suporta?
Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.Quais são as 4 vias parenterais?
Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).Quais são as desvantagens da via parenteral?
Também há desvantagens, a exemplo da complexidade das técnicas e risco de infecção ao perfurar a pele do paciente. Além disso, o uso de agulhas tende a causar dor e desconforto, ainda que de forma breve.Quando usar a via enteral?
A via enteral ocorre quando o medicamento entra em contato com qualquer um dos segmentos do trato gastrointestinal.Qual é a via sublingual?
Via Sublingual: Na via sublingual os medicamentos são colocados sob a língua e a absorção se dá nos vasos sanguíneos existentes neste local.Qual é a via subcutânea?
A aplicação subcutânea é uma injeção que administra medicamentos diretamente no tecido subcutâneo, localizado logo abaixo da pele. Ou seja, trata-se de inserir uma agulha na camada de gordura subcutânea, permitindo que o medicamento ou substância seja liberada no espaço entre a pele e os músculos.Para que serve a via intramuscular?
Injeção intramuscular é a injeção de uma substância diretamente dentro de um músculo, onde a substância fica armazenada em profundidade. Locais de aplicação da injeção intramuscular no corpo humano.Quais são as 5 vias de administração?
Via oral, intramuscular, intravenosa, intradérmica e subcutânea.O que acontece se o remédio for injetado fora da veia?
É um efeito passageiro, mas deve ser comuni- cado ao seu médico. Os principais sinais são: dor, queimação ou in- chação no braço. Eles podem ser sentidos duran- te a injeção ou algum tempo depois. Avise sem- pre a equipe de saúde.Qual a desvantagem da utilização da via sublingual?
Porém, esta via também tem algumas desvantagens, como:
- Interfere com bebidas, alimentos ou fala;
- Tem uma duração de ação curta;
- Não pode ser usado quando a pessoa está inconsciente ou não cooperante;
- Permite apenas a administração de pequenas doses;
- Difícil de usar com substâncias ativas com sabor desagradável.