Ainda assim, editais para concursos da Marinha, Bombeiros e PM de vários estados continuam vetando candidatos que tenham tatuagem aparente, e impõem mais restrições além das decididas pelos ministros do STF. Atualmente, a Marinha ainda veta tatuagens que não fiquem escondidas sob o uniforme.
Sabe-se, desde logo, que existem cargos profissionais para os quais um dos requisitos aponta para o tema das tatuagens, nomeadamente para a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Municipal, Polícia Marítima, Exército Português, Hospedeiro de Bordo.
Se você possui tatuagens e está interessado em ingressar na Polícia Rodoviária Federal (PRF), saiba que é possível participar do concurso mesmo tendo tatuagens.
Confira o entendimento da Suprema Corte: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.”
Ainda assim, editais para concursos da Marinha, Bombeiros e PM de vários estados continuam vetando candidatos que tenham tatuagem aparente, e impõem mais restrições além das decididas pelos ministros do STF. Atualmente, a Marinha ainda veta tatuagens que não fiquem escondidas sob o uniforme.
PODE TER TATUAGEM NA POLÍCIA CIVIL SP? (O que NÃO PODE)
Onde policial não pode ter tatuagem?
Outra regra é referente às tatuagens. Os candidatos não podem ter tatuagem definitiva em membros a qual o uniforme não possa cobrir, como parte dos braços, pernas, colo, pescoço ou rosto. (Veja todos os requisitos abaixo).
Ser tatuado não impede o candidato de ingressar nas Forças Armadas, porém cada Força avalia a situação de um jeito. Apenas para exemplificar, a Marinha é bem rígida e alega que as tatuagens violam princípios constitucionais da hierarquia e disciplina.
Não, você não pode sair de um emprego por possuir tatuagens pelo seu corpo, visto que isto não pode ser motivo para demissão com justa causa. Bem como, impedimento de crescer dentro dos cargos da empresa somente por ter tatuagens sobre o seu corpo, configurando danos morais caso ocorra.
Proibição de tatuagem a candidato de concurso público é inconstitucional, decide STF. Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão desta quarta-feira (17), julgou inconstitucional a proibição de tatuagens a candidatos a cargo público estabelecida em leis e…
De maneira geral, as tatuagens não podem: conter obscenidades, ideologias terroristas, discriminatórias, que preguem a violência e a criminalidade, discriminação de raça, credo, sexo ou origem e temas contrários às instituições democráticas.
Alguns setores aceitam as tatuagens e piercings mais do que outras, como nas áreas de Comunicação, Marketing Produto e TI é mais comum. Porém, em outras áreas de trabalho como, por exemplo, Direito, Finanças e Engenharia pode existir mais resistência.
Tatuagens não podem estar visíveis quando o candidato estiver usando o uniforme de treinamento físico da PM (camiseta de manga curta e bermuda). Tatuagens em áreas como o rosto, pescoço, e mãos são geralmente desqualificadoras.
Assim como os demais cargos públicos citados acima, as tatuagens não impedem o ingresso na carreira da magistratura, desde que a tatuagem não viole os princípios constitucionais.
Quem tem tatuagem pode fazer o concurso da Polícia?
De pronto, é importante ressaltar que sim, pode ter tatuagem e ser policial. Porém, as normas sobre tatuagens são parte dos critérios estabelecidos pela corporação para garantir a adequação dos candidatos aos princípios e valores da Polícia Militar de SP.
Em regra, os editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.
Em empresas cujo ambiente de trabalho não seja tão formal, não existe qualquer impedimento quanto ao uso de tatuagens. Portanto, para tatuagem atrapalha arrumar emprego é não.
A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, ...
A Sexta Turma especializada do TRF2 assegurou a uma candidata ao estágio de adaptação de oficiais temporários da Aeronáutica (EAOT) o direito de prosseguir no processo seletivo.
Além disso, é explicitamente proibido ter tatuagens na região da cabeça, rosto e parte anterior do pescoço, especialmente quando estas podem comprometer a segurança do militar ou das operações.
De acordo com o STF, editais de concursos públicos não podem estabelecer restrições a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.