Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos. As cores que melhor visualizam, em ordem decrescente de discernimento, são amarelo, laranja, vermelho, azul, cinza e verde.
Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade. O seu campo de visão chega quase a 360 graus e elas são daltônicas, não sendo capazes de distinguir vermelho e verde.
A ideia pronta das pessoas é que o boi não gosta da cor vermelha. Mas a verdade é que ele nem o vermelho consegue enxergar. Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina. Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta.
Em relação às cores, a visão diz respeito às células receptoras das cores azul, vermelho e verde. Na ausência de uma delas, como ocorre com cachorros e gatos, os animais enxergam em preto e branco. O mesmo ocorre com o boi.
Enquanto a maioria de nós vê o mundo usando o sentido da visão e o corpo mental, os animais veem o mundo utilizando o olfato e o corpo energético, aspectos nos quais somos péssimos.
Aves e primatas são os grupos que percebem uma maior gama de cores. Predadores aviários, as aves de rapina possuem uma das maiores capacidades de visão na natureza, segundo o biólogo Ronaldo Morais. “Elas têm um olho que pesa o mesmo que o dos humanos, em proporção.
Os animais enxergam colorido SIM, porém eles não conseguem distinguir todas as cores! Isso porque, eles possuem apenas dois cones (que são os receptores de cor) enquanto nos humanos possuímos três.
Em comparação com nós, os cães enxergam bem menos cores, apenas o amarelo, azul e tons de cinza. Bem diferente de uma visão “preta e branca”, que é o que muitas pessoas imaginam. Se quando falamos de cores, nossa visão é superior à dos cachorros, o “jogo vira” ao falarmos da visão na escuridão.
Mas, tomando por base os diversos estudos isolados sobre a visão dos bichos, dá para apostar com bastante certeza: as aves de rapina são quem enxerga melhor no planeta. Isso, claro, levando em conta o alcance da visão.
Portanto, eles não percebem as cores vermelha e laranja. Isso significa que a coloração dos tigres é verde para eles, o que lhes permite se camuflar perfeitamente ao meio ambiente, especialmente entre vegetação.
“Só cães e bovinos não enxergam cores; ainda assim, eles conseguem perceber diferentes tons de cinza”, ressalta o zoólogo paulista Ladislau Deutsch. A maioria dos bichos tem, sim, visão colorida – as abelhas, por exemplo, detectam até raios ultravioleta, para os quais os humanos são cegos.
NADA. O vermelho não enfurece os touros. De facto, os touros são parcialmente daltónicos em relação aos humanos saudáveis, de modo que não podem ver o vermelho. Os bovinos carecem do receptor vermelho da retina e só conseguem ver as cores amarelo, verde, azul, e violeta.
Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.
Assim como nós, as vacas podem sentir antipatia umas pelas outras e guardar rancor. Elas também podem reconhecer e lembrar, por anos, de pessoas que as trataram mal. As vacas também gostam de brincar. Com espaço, elas correm e perseguem umas às outras e até brincam com bolas.
Quanto às cores, a visão do cavalo não reconhece a cor vermelha, então tudo que ele vê são em tons e misturas de azul, amarelo, verde, preto e branco. Porém, enxergam muito melhor que os humanos quando há pouca luminosidade, durante a noite.
Eles descansam sem perda da vigilância e provavelmente sem perda da consciência. O animal pode deitar-se com os olhos fechados, mas qualquer barulho ou movimento pode causar uma resposta imediata”, explica Aloísio Torres de Campos, Professor do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite.
Já ouviu falar em algum animal que consegue mover os olhos por todas as direções? Essa habilidade é vista nos camaleões, réptil distribuído principalmente na África, mas também pode ser encontrada em espécies no Brasil.
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.
A espécie vencedora no quesito melhor visão — entre as aves de rapina — é a águia-de-asa-redonda. Ela é capaz de enxergar um pequeno rato enquanto voa a 5 mil metros de altitude.
Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.
Para os felinos, seus donos representam apenas uma espécie neutra, provedora de alimento, abrigo e proteção. Enxergam-nos como gatos desengonçados, feios e nada hostis. Diferente do modo de ser e agir dos cães, gatos não demonstram facilmente seus sentimentos, o que não quer dizer que sejam ingratos.
Os papagaios veem o mundo com visão ultravioleta. Na prática, enxergam cores invisíveis. “Quando eles olham para os pelos de outro papagaio, conseguem saber se é macho ou fêmea”, diz Susan Friedman, especialista em comportamento animal da Universidade do Estado de Utah.
Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos.
A ideia pronta das pessoas é que o boi não gosta da cor vermelha. Mas a verdade é que ele nem o vermelho consegue enxergar. Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina. Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta.
Como os pássaros são tetracromáticos, eles enxergam quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto nós somos tricromatas e só enxergamos três cores: azul, verde, vermelho.