A maneira ideal de guardar suas joias em prata 925 é sempre um local seco e longe da umidade, pois a mesma pode causar manchas e oxidação, de preferência utilize saquinhos de tecido ou um porta joias acolchoado para proteger as peças contra arranhões, atritos com outras joias e oxidação.
Por que a Prata Escurece e Como Limpar Joias de Prata
O que pode estragar a prata?
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
Contudo, ao contrário do ouro, a prata pode oxidar e com isso vir a escurecer, mas nada que não possa ser facilmente resolvido. Nós, da Prata Lovely, procuramos informações para esclarecer nossas clientes e amigas que adquirem peças em prata e estas venham a escurecer.
Posso tomar banho com minha joia de Prata? Pode sim! Tomar banho com suas joias de prata vai evitar a criação do sulfeto de prata e sua joia demorará mais a escurecer. Caso sua joia tenha resina ou pedras coladas, é necessário ter cautela e não as colocar sob água quente.
Evite guardar em locais úmidos e longe da luz solar, isso evitará que elas escureçam rápido e oxidem. Além disso, uma dica é escolher caixas organizadoras ou porta-joias para garantir que a sua aliança de namoro de prata não sofra arranhões ao serem guardadas.
Ao aplicar cremes, perfumes, protetor solar ou qualquer outro produto, espere secar totalmente a pele antes de colocar. A água do mar, e o cloro presente na piscina, colaboram para que as pratas escureçam. Por isso, ao entrar em piscinas ou no mar, procure retirar suas joias e guardá-las em um local seguro e seco.
- A prata é um metal nobre e macio e pode escurecer com o uso. O escurecimento é um processo natural chamado: oxidação da prata. Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e retire os anéis ao lavar as mãos.
Ou seja, acreditava-se que as joias em prata tinham um poder maior. Ainda hoje acredita-se que usar uma joia em prata em um ambiente com energias negativas o metal reage a estas negativas escurecendo de uma forma repentina, por esta fonte de proteção energética que ela possui por sua natureza.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Em um pote, misture uma medida de sabão líquido neutro ou sabão de coco em água e mergulhe sua aliança de prata no recipiente. Deixe-a de molho por alguns minutos. Com a ajuda de uma escova de dentes velha, esfregue um pouco a peça e, em seguida, enxágue a aliança em água corrente e deixe secar.
O escurecimento da prata é normal? O escurecimento da prata 925 é um processo natural do metal, por isso, pode ser que com o tempo a prata escureça, mas isso não significa que o metal seja de má qualidade ou que não seja um metal verdadeiro.
E lavar louças e roupas? Nem pensar! Se você deseja retardar o escurecimento da prata, saiba que tomar banho, nadar, fazer faxina, lavar as mãos ou lavar louças usando as joias pode acelerar o processo, e ainda causar opacidade e acúmulos de resíduo (ex: sabão, produtos químicos, sal e cloro).
Armazenar as joias em local adequado: É importante guardar as joias de prata em local fresco, seco e escuro. Saquinhos plásticos, caixinhas anti-oxidantes ou caixinhas bem fechadas. Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação.
Resumindo em poucas palavras, a prata só escurece devido a um único motivo, o Enxofre, elemento este presente no nosso dia a dia, desde gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos de beleza que tem o elemento em sua composição.
Evitar o contato do produto ao manusear com terra, adubos químicos, maquiagem, tinturas de cabelos, cremes e outros. A prata não deve estar em contato com o álcool, pois isto pode danificá-la e causar o descolamento de pedras de zircônia.
Durabilidade e Resistência: Com os cuidados adequados, a prata 925 pode durar muitos anos sem perder sua beleza, resistindo bem ao desgaste diário. Versatilidade: As joias de prata 925 são versáteis e combinam com qualquer estilo, desde o mais casual ao mais sofisticado.
Existem diversos fatores externos ao nosso organismo que aceleram o escurecimento de joias de prata, quando o metal entra em contato com o oxigênio produz o Sulfeto de Prata, reação responsável por deixar a joia com a cor escura e amarelada.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
O teste da lixa, esse é um método infalível pra você descobrir se é. prata original ou falsa. Busca lixar em uma parte um pouco visível, pois se caso o produto for banhado, não vai ficar com aspecto danificado. Objetivo é passar a lixa e observar se o local.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.