Carteira Nacional de Habilitação (modelo físico com fotografia); Carteira de Trabalho (modelo físico com fotografia); DNI (Documento Nacional de Identidade); A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) agora é aceita no embarque de passageiros em trechos domésticos.
Documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte válido ou a Carteira de Trabalho são geralmente reconhecidos como identificações legítimas e suficientes para a maioria das viagens aéreas domésticas.
Todos os documentos que citamos acima são aceitos pela companhia aérea. Ou seja: RG, CNH ou CNH-e, carteira de trabalho, documentos de identificação emitidos pelos Poderes Legislativo, Judiciário ou Executivo, carteira profissional emitida por Conselhos Nacionais ou passaporte.
A resposta é sim! A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional. São válidas para embarcar tanto a Carteira Nacional de Habilitação física com foto, tanto quanto a CNH eletrônica do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Quais DOCUMENTOS posso usar para VIAJAR de AVIÃO? E se eu perder os documentos?
Qual documento pode substituir o RG para viajar?
Serão aceitos os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); Passaporte; ou. Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada em cartório).
Como eu te disse antes, os países que pertencem ao Mercosul liberam a entrada de Brasileiros apenas com a apresentação do documento de identidade (RG). Esses países são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Os órgãos competentes confirmaram que o documentos oficiais apresentados de forma virtual não ferem as Condições Gerais do Transporte Aéreo (CGTA). De acordo com a norma: “o passageiro deverá apresentar para embarque documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro".
Pode sim acontecer de você perder ou roubaram seus documentos antes de viajar e não dê tempo de você pedir outro. Mas não se preocupe, felizmente, em caso de extravio, roubo ou furto, as companhias aéreas aceitam o boletim de ocorrência no momento do embarque.
Na ausência do RG, alguns documentos podem ser usados para comprovar a identificação, contudo, a aceitação depende. O mais seguro é apresentar documentos que contem dados básicos e foto do portador, como CNH, passaporte e carteira de trabalho.
Os documentos devem permitir a identificação do passageiro. Em caso de furto, roubo ou extravio de documento de passageiro de nacionalidade brasileira, em viagem no território nacional, poderá ser aceito o Boletim de Ocorrência (BO), desde que tenha sido emitido há menos de 60 dias.
O que devo fazer para poder viajar? Em casos de perda, roubo ou furto de documentos, será permitido o embarque mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O) impresso, emitido há menos de 30 (trinta) dias da viagem.
É possível viajar só com a certidão de nascimento?
Com base na Resolução 295/2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nas viagens dentro do território nacional, em qualquer hipótese, acompanhados ou não pelos pais, a criança deve viajar com a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou carteira de identidade original ou passaporte.
Tanto o horário do voo quanto o portão de embarque podem sofrer alterações a qualquer tempo. APÓS A CHAMADA para a entrada na aeronave, o passageiro deve apresentar o seu cartão de embarque e o seu documento de identificação.
Documento de identificação válido para viajar de ônibus. Ao viajar de ônibus, é imprescindível apresentar um documento de identificação válido. Isso geralmente significa um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de motorista ou passaporte.
Para que possam ser aceitos, além de fé pública e validade em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.) deverão conter foto que permita a identificação do passageiro.
É ilegal a conduta de companhia aérea que impede o embarque de passageiro com destino a país do Mercosul, por apresentar documento de identificação com mais de 10 anos de emissão.
IMPORTANTE - De acordo com as legislação atual da ANTT, os demais documentos digitais, como o RG Digital, e-Título ou Carteira de Trabalho Digital não são válidos para embarque, assim como fotos, imagens, "prints" e outros tipos de reprodução de documentos físicos ou digitais.
A Carteira de Trabalho, apesar de conter foto e dados pessoais, não é oficialmente listada entre os documentos aceitos pela ANAC. No entanto, algumas companhias aéreas podem aceitar a CTPS em situações específicas, especialmente se o passageiro tiver outros documentos complementares que comprovem sua identidade.
A validade do RG digital para viagens internacionais ainda é um tema delicado. Embora seja amplamente aceito dentro do Brasil como substituto do documento físico, nem todos os países reconhecem essa versão digital. Para viagens internacionais, a aceitação do RG digital depende das regras específicas de cada destino.
Se você for viajar para o exterior, precisará apresentar o RG ou passaporte, dependendo do destino. Também não são aceitos prints ou imagens dos documentos digitais, é necessário abrir os o app na hora para mostrar ao atendente, tanto no check-in, quanto no embarque.
Na maioria das vezes, esse documento costuma ser a Carteira de Identidade (RG), mas pode ser também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Caso você não esteja com o documento original, vale apresentar uma cópia autenticada.
Original do Título de Eleitor (maiores de 18 anos) e comprovantes que votou nas 2 últimas eleições (ou declaração da Justiça Eleitoral que está quite com as obrigações eleitorais); Certificado de Reservista (para homens de 18 a 45 anos);
O que precisa apresentar no aeroporto para viajar?
O que precisa apresentar no aeroporto para viajar? Basicamente, além das suas passagens, é necessário apresentar algum documento de identificação, que pode ser a Carteira de Identidade, para viagens nacionais e nos países do Mercosul, ou o passaporte para os demais destinos internacionais.