“A presença de múltiplas aftas pode sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro. Pode ocorrer também em infecções como a Aids. Além disso, podem se apresentar nas doenças autoimunes, como a Doença de Behçet, Lupus (LES) ou Doença de Crohn”, explica a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.
O aparecimento de aftas é muito frequente; As aftas demoram para desaparecer; Começam a surgir lesões nos lábios; A dor ao engolir ou mastigar não passa mesmo com o uso de analgésicos.
A estomatite aftosa recorrente (EAR) é muito comum. A causa não é clara, mas provavelmente envolve múltiplos fatores, incluindo distúrbios ou funcionamento anormal do sistema imunológico, exposição a ingredientes de pasta de dentes e a conservantes e uma predisposição genética.
Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...
As aftas tem várias causas, como carência de vitamina B12, imunidade baixa, reações alérgicas as bactérias da cavidade bucal, stress emocional e doenças inflamatórias do sistema digestivo. Deve procurar um dentista e averiguar.
Por este motivo, quando as úlceras são recorrentes, dolorosas, quando demoram mais de 3 semanas a passar e estão associadas a outros sintomas como febre e mau estar é muito importante dirigir-se ao médico a fim de avaliar a sua causa e estabelecer uma terapêutica de correcção.
O que causa a afta? Existem inúmeras causas para as aftas. Elas podem ser resultado de um sistema imunológico que está mais enfraquecido ou podem se apresentar também como um sinal físico de um período em que o estresse e a ansiedade estiveram muito elevados no indivíduo.
Outra característica que pode indicar um câncer de boca é o fato de que em sua fase inicial, a contrário da afta, o tumor é indolor. Isso mesmo, o câncer de boca, em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não apresenta dor.
Misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna. Além de diminuir a dor, ajuda na cicatrização. Reduza dor e inchaço aplicando uma bolsa de gelo, ou um cubo envolto em pano limpo, diretamente na afta. O bicarbonato de sódio também funciona quando misturado à água e aplicado na afta.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Omcilon A orabase, Mud oral, Oncileg-A ou Coliaft pomada, ou na forma de genérico como triancinolona acetonida orabase, e deve ser usada com orientação do médico ou do dentista.
aftas traumáticas: são causadas por algum trauma local como, por exemplo, por uma prótese dentária mal adaptada; aftas alérgicas: resultam de uma reação alérgica a determinados alimentos ou medicamentos; aftas provenientes de doença: podem resultar de doenças, por vezes, graves.
Normalmente, a afta na garganta ocasionada por essa condição apresenta dor local, surgindo após pequenos ferimentos na boca. Entretanto, é comum esse quadro se apresentar após períodos de estresse, emoção, e no caso de mulheres após a menstruação.
É o caso do vasodilatador pentoxifilina, do anti-inflamatório colchicina, e dos antibióticos tetraciclina e minociclina, que, segundo estudos, diminuem a atividade de enzimas produzidas por células inflamatórias, reduzindo a recorrência e o número das lesões.
– Refluxo gastroesofágico; – Pacientes com doença celíaca; – Pacientes que apresentam doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn, também costumam ser mais vulneráveis ao surgimento frequente de aftas.
Aftas tendem a se formar dentro da boca. Já o herpes labial resulta de uma infecção viral e é mais comum na boca ou ao redor dela. As aftas são lesões redondas ou ovais dolorosas que se formam em tecidos moles dentro da boca. Tecidos como na língua ou nos lados internos dos lábios, ou bochechas.
Imunidade baixa: pode resultar na formação de aftas na boca em razão por exemplo de fatores emocionais, deficiências de vitaminas ou consumo excessivo de alimentos cítricos. Anemia: provoca dificuldade de cicatrização de feridas.
Propriedades antissépticas: O sal tem propriedades antissépticas que podem ajudar a prevenir infecções secundárias e promover a cicatrização das aftas. Redução da inflamação: O bochecho com água salgada pode ajudar a reduzir a inflamação das aftas, acelerando o processo de cura.
As aftas são feridas ou úlceras que se desenvolvem na mucosa da boca devido a vários fatores, como traumas, estresse, deficiências nutricionais ou outros fatores desencadeantes individuais.
O que não pode comer quando está com afta na boca?
De acordo com a nutricionista, embora na literatura científica não exista um alimento específico que vai causar afta, o recomendado é, se estiver com afta, evitar os alimentos muito quentes ou gelados, por piorarem a sensação de dor, e os alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi, pimenta, café, chocolate e ...
Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.
Nesta situação, existe relação maior com a infecção por Papilomavírus Humano (HPV). Conhecido como câncer da cavidade oral ou bucal, o tumor surge em regiões como borda lateral da língua, embaixo da língua, lábio inferior, céu da boca e parte interna da bochecha.
As aftas em si são benignas e não oferecem perigo. Porém, elas podem ser um indicativo de outros problemas de saúde e até de doenças graves. A duração normal é de 3 semanas no máximo, e a afta deve desaparecer naturalmente.
“A presença de múltiplas aftas pode sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro. Pode ocorrer também em infecções como a Aids. Além disso, podem se apresentar nas doenças autoimunes, como a Doença de Behçet, Lupus (LES) ou Doença de Crohn”, explica a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.
Neste caso é importante procurar um Cirurgião-Dentista Clínico Geral ou Especialista em Estomatologia. Ele poderá examinar sua saúde geral e bucal, buscar as causas do problema e indicar o melhor tratamento.
Algumas pessoas aplicam o bicarbonato diretamente na região ferida, mas esse uso não é aconselhado, já que se trata de uma substância forte. Além de causar ardência, a aplicação direta pode causar piora na ferida. O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água.