Quais doenças dão direito ao cordão de girassol?

Entre elas, estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neuro divergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus, fibromialgia, entre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inclusao.ns.cefetmg.br

Quais deficiências se enquadram no cordão de girassol?

O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tre-pe.jus.br

Quem tem direito a usar cordão girassol?

Cordão de Girassol: entenda o significado e saiba quem tem o direito de usar. O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quais são as doenças ocultas?

Abaixo, você confere um breve resumo:
  • TDAH.
  • Anosmia (Perda do olfato)
  • Asma.
  • Autismo.
  • Transtorno bipolar.
  • Lesões cerebrais.
  • Câncer.
  • Doença de Charcot-Marie-Tooth.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dorconsultoria.com.br

Quais doenças podem usar o cordão de girassol para ansiedade?

O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apaecuritiba.org.br

Quem vai poder usar o Cordão de Girassol? O que é Deficiência Oculta? TDAH pode usar?

Quem tem fibromialgia pode usar o cordão girassol?

Lei aprovada recentemente pelo Congresso (Lei nº 14.624/2023), válida em todo o país, define o uso do cordão de girassol como opcional para identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtorno do espectro autista, fibromialgia, deficiências auditivas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quais são as doenças ocultas da lei 14624?

Segundo informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Mario Espinheira da Agência CLDF), essas condições de deficiências invisíveis podem abranger uma ampla gama de problemas de saúde, como: Transtorno do Espectro Autista (TEA) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Pessoas Surdas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institutoinclusaobrasil.com.br

Como fazer carteirinha de doenças ocultas?

Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quais são as doenças mentais ocultas?

De acordo com a Lei, as deficiências ocultas são as que não são imediatamente identificadas, a exemplo de autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cl.df.gov.br

Quem é bipolar pode usar o cordão de girassol?

Quem pode usar? Na lista, estão condições como transtorno do espectro autista (TEA), câncer, asma, transtorno de ansiedade, anosmia (perda do olfato), transtorno bipolar, epilepsia, fibrose cística, fibromialgia e esclerose múltipla.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em em.com.br

Como faço para conseguir o colar de girassol?

Como solicitar? As informações do cordão podem ser solicitadas apenas por aqueles que possuam a doença, deficiência ou transtorno oculto através da solicitação por um representante legal, mediante apresentação de atestado médico que comprove a existência da doença e/ou transtorno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em epharma.com.br

Quem tem depressão pode usar o colar de girassol?

Pessoas que têm autismo, câncer, fibromialgia, reumatismo, diabetes, asma, deficiências cognitivas, intolerância à lactose, HIV, doença cardíaca, lúpus, depressão, baixa visão, dificuldades de aprendizado, TDAH, doença de Parkinson ou muitas outras condições podem optar por usar o cordão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exxpress.com.br

Quem é o público-alvo do cordão girassol?

Quem pode receber o Cordão de Girassol

São definidas como deficiências ocultas aquelas que trazem um impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial e que impossibilitam as pessoas de participarem de maneira plena e efetiva na sociedade quando em igualdade de condições com as demais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em voltaredonda.rj.gov.br

Quem tem direito ao cordão do girassol?

Entre elas, estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neuro divergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus, fibromialgia, entre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inclusao.ns.cefetmg.br

Quem tem artrite reumatoide pode usar o cordão de girassol?

🔸Sendo assim, pessoas com artrite reumatoide e outras doenças reumáticas, podem usar o cordão de girassol, mas devem junto com o cordão ter e manter, um relatório médico que justifique o uso do cordão de girassol. Não basta ter o cordão, a Lei nº 14.239/2021 é clara: .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em instagram.com

Como funciona o cordão de girassol?

O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais doenças pode usar o cordão de girassol?

Mais especificamente, o colar pode ser usado por:
  • pessoas com TEA;
  • pessoas com TDAH;
  • pessoas com demência;
  • pessoas com doença de Crohn;
  • pessoas com fobias extremas;
  • pessoas com outras condições não visíveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em drconsulta.com

Quais transtornos mentais entram como PCD?

- Transtornos da Comunicação: como linguagem, fala, gagueira. - Transtornos do Espectro Autista. - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. - Transtornos específicos da aprendizagem: como a dislexia e discalculia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acessibilidadenotrabalho.org

Quais doenças são consideradas doenças ocultas?

As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato. É o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quem tem fibromialgia pode usar o cordão de girassol?

Ele serve para pedir empatia, respeito e paciência', ressalta Callafange. Na lista, estão condições como TEA (transtorno do espectro autista), câncer, asma, transtorno de ansiedade, anosmia (perda do olfato), transtorno bipolar, epilepsia, fibrose cística, fibromialgia e esclerose múltipla.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amb.org.br

Como conseguir o colar de girassol?

O colar girassol pode ser solicitado por meio de requerimento específico no ato da retirada da Carteira de Identificação junto à CODEP.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em santos.sp.gov.br

Como comprovar deficiência oculta?

Foi sancionada a lei (Lei 14.624) que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quais doenças podem usar o cordão de quebra-cabeça?

Formalizado pela Lei 14.624 de 17 de Julho de 2023. O cordão de Girassol é utilizado para identificar pessoas com deficiências ocultas, entre elas: Surdez; Autismo; Diabetes; Asma; Limitações intelectuais; Deficiências cognitivas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ee.usp.br