Quais doenças dão direito ao cordão de girassol?
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.Quais são as doenças ocultas?
Na lista, estão condições como TEA (transtorno do espectro autista), câncer, asma, transtorno de ansiedade, anosmia (perda do olfato), transtorno bipolar, epilepsia, fibrose cística, fibromialgia e esclerose múltipla.Quem tem transtorno de ansiedade pode usar o cordão de girassol?
Todas as pessoas que têm alguma doença ou transtorno não visível podem usar o cordão. Aderir ou não à sua utilização é uma escolha pessoal. Nos estados em que a regulamentação é uma realidade, o atendimento prioritário fica assegurado.Quais doenças podem usar o cordão de girassol para fibromialgia?
Lei aprovada recentemente pelo Congresso (Lei nº 14.624/2023), válida em todo o país, define o uso do cordão de girassol como opcional para identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtorno do espectro autista, fibromialgia, deficiências auditivas.Quem vai poder usar o Cordão de Girassol? O que é Deficiência Oculta? TDAH pode usar?
Quais são as deficiências ocultas?
Uma deficiência invisível pode incluir, mas não está limitada a: deficiência cognitiva e lesão cerebral; o espectro do autismo; doenças crônicas como esclerose múltipla, fadiga crônica, dor crônica e fibromialgia; d/Surdo e/ou com deficiência auditiva; cegueira e/ou baixa visão; ansiedade, depressão, PTSD e muito mais.Como saber se posso usar o cordão de girassol?
Quais doenças podem usar o Cordão de Girassol? Qualquer pessoa com uma deficiência oculta pode usar o Cordão de Girassol quando precisar de suporte adicional, compreensão ou mais tempo. Deficiências ocultas são aquelas que podem não ser imediatamente aparentes para os outros.Quem tem direito ao colar de girassol?
Cordão de Girassol: entenda o significado e saiba quem tem o direito de usar. O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas. Problemas físicos, cognitivos, permanentes ou temporários, como: autismo, surdez, demência, esquizofrenia, epilepsia e muitas deficiências não aparentes.Quais são as doenças ocultas da lei 14624?
esclerose múltipla, deficiência intelectual, síndrome de Tourette, deficiência auditiva e visual, entre outras.Quem tem depressão pode usar o cordão girassol?
Pessoas que têm autismo, câncer, fibromialgia, reumatismo, diabetes, asma, deficiências cognitivas, intolerância à lactose, HIV, doença cardíaca, lúpus, depressão, baixa visão, dificuldades de aprendizado, TDAH, doença de Parkinson ou muitas outras condições podem optar por usar o cordão.Quem tem fibromialgia é considerado PCD?
O portador de fibromialgia pode passar a ser considerado pessoa com deficiência (PCD).Como posso solicitar o Cordão girassol?
Como solicitar? As informações do cordão podem ser solicitadas apenas por aqueles que possuam a doença, deficiência ou transtorno oculto através da solicitação por um representante legal, mediante apresentação de atestado médico que comprove a existência da doença e/ou transtorno.Quem tem TDAH usa cordão de girassol?
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei 5.486/2020, que oficializa o cordão de girassol como um símbolo de deficiências e outros diagnósticos ocultos, como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, entre muitos outros.Quem tem diabetes pode usar o cordão de girassol?
Você sabia que o cordão de girassol é um símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas, como autismo, epilepsia, diabetes e dislexia, entre outras?Quais são os transtornos ocultos?
Também conhecida como deficiência oculta, o conceito abrange desde transtornos do desenvolvimento até doenças com poucos ou nenhum sintoma externo. Entram na lista o Transtorno do Espectro Autista (TEA), câncer, asma, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, doença de Crohn, lúpus e fibromialgia, entre outros.É obrigatório usar o cordão de girassol?
Segundo a lei sancionada, o uso do símbolo será opcional, e o exercício dos direitos da pessoa com deficiência não estará condicionado ao acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado.Quais doenças ocultas podem usar o cordão de girassol?
Entre elas, estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neuro divergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus, fibromialgia, entre outras.Foi aprovada a Lei da fibromialgia?
Projeto define fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais. O Projeto de Lei 598/23 considera a fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, e obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer gratuitamente medicamentos para tratar a doença. O texto tramita na Câmara dos Deputados.Como fazer carteirinha de doenças ocultas?
– Digital: acesse o Portal CipTEA (ciptea.sp.gov.br), criado pela Prodesp, preencha o cadastro e anexe o relatório médico e a foto de rosto. Quando aprovada, a carteira fica disponível para download e impressão.Quais são as deficiências ocultas no Brasil?
Lista de algumas deficiências consideradas deficiências ocultas
- TDAH.
- Transtornos de ansiedade.
- Alergias.
- Aracnoidite.
- Síndrome de Asperger.
- Asma.
- Autismo.
- Transtorno bipolar.