O Reisado é formado por um grupo de foliões, de pastores e pastoras que se reúnem numa espécie de rancho, com o fim de visitar as casas das pessoas mais gradas e hospitaleiras da região, a cantar e a dançar.
O Reisado é formado por dois cordões que disputam a simpatia da platéia e são liderados pelas personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança.
Quais são as principais características da Folia de Reis?
A Folia de Reis tem características que não mudam: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas. Tradicionalmente é uma festa feita exclusivamente por homens, mas com o passar dos anos, e ao se espalhar por várias cidades, essa tradição foi se perdendo para dar passagem às mulheres que queriam entrar na folia.
É um festejo muito lindo de se ver, são homens e mulheres vestidos com roupas coloridas adornadas com fitas de cetim, chapéus grandes de diferentes formatos e munidos de instrumentos musicais como sanfonas, pandeiros, violas ou rabecas.
Por outro lado, no modelo brasileiro foram inseridos personagens como os Reis Magos, as Pastoras, o Anjo, a Estrela, a Rainha Rica, a Rainha Pobre e os dois cordões em que participam os brincantes do Reisado.
Reisado cearense e seus elementos como dança popular
Como o reisado é praticado?
No Nordeste, o Reisado acontece em estados como Alagoas, Sergipe e Bahia. Comumente a festa é composta por músicos, cantores e dançarinos com roupas típicas coloridas e estandartes que, guiados por um mestre, percorrem as ruas das cidades, de porta em porta, fazendo louvações e recebendo prendas dos donos das casas.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém.
Quais são as influências culturais da dança Reisado?
O Reisado tem sua formação constituída por influências de vários povos. Encontram-se características ibéricas e africanas, por isso não é possível afirmar ao certo quem o criou. Os povos portugueses no seu processo de formação, também obtiveram influências de outras gentes.
O Reisado é de origem egípcia, considerada uma festividade profano-religiosa. No Egito era chamada de Festa do Sol Invencível, comemorada em 6 de janeiro. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro (data em que nasceu Jesus Cristo, segundo os cristãos).
Como é celebrada a Folia de Reis? O grupo de Reisado é formado por um embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os três reis magos. É comum que eles desfilem pelas ruas e visitem as casas daqueles que desejam receber a visita do grupo. Nas visitas e no desfile, há músicas típicas, danças e bençãos.
Os palhaços representam os soldados do rei Herodes (ou o próprio Herodes), que perseguiram o Menino Jesus, encarnando assim, os “traidores de Cristo” e sendo associados ao mal, a Exu ou ao diabo dentro da fé popular.
No nordeste, diversas expressões culturais são parte da agenda natalina. É o caso do reisado, no Ceará, formado por um cortejo composto por dois cordões, em comemoração ao nascimento do menino Jesus e em homenagem aos reis magos, tendo como personagens principais o rei e a rainha.
A vestimenta dos foliões, em geral, se assemelha a uma farda militar, mas há suas exceções. Alguns grupos utilizam um lenço branco em volta do pescoço que simboliza a pureza da sagrada família. Os componentes enfeitam os instrumentos com fitas e flores, cujas flores têm sua simbologia.
Entretanto, suas letras variam somente nos ritos, os quais podem ser: de chegada a uma casa (consulta ao dono, entrega da bandeira ao mesmo e entronização da bandeira); de louvação (pedindo licença para entrar, louvação aos moradores, pedido de esmolas e agradecimento); o encontro de folias (raras vezes acontece, porém ...
Folia de Reis é uma festa celebrada pela Igreja Católica como forma de comemorar a visita dos três reis magos a Jesus, feita após seu nascimento. A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.
O Reisado é formado por dois cordões que disputam a simpatia da platéia e são liderados pelas personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança.
O reisado simboliza o reconhecimento da cultura, fé e do trabalho de cada individuo, resultando não somente a história do nascimento de Cristo, mas também o sustento e a renda de famílias, preservando a tradição nordestina.
Quais os personagens que fazem parte de um reisado?
A burrinha e o boi são os dois principais personagens dessa encenação, por serem os animais que estavam no local do nascimento de Jesus. Mas, no Reisado " boi dos caretas de são gonçalo são inclusos e a ema e o jumento. Além dos animais, participam 7 caretas entre eles o Canjari, conhecido como "cabloco do boi".
O reisado é considerado uma das tradições populares mais ricas e apreciadas do folclore brasileiro, principalmente na região Nordeste. Ele chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus.
O Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e em partes do país as tradições desse dia são patrimônio cultural imaterial. – a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.
Essa manifestação popular celebra o nascimento do menino Jesus e a visita dos três reis magos a Belém. Com raízes egípcias e influência portuguesa, o Reisado mantém-se como uma tradição resistente ao tempo, encantando moradores e atraindo cerca de 8 mil turistas.
O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus.
O Dia de Reis é uma celebração religiosa realizada em nosso país no dia 6 de janeiro e relembra a viagem de reis magos, oriundos do Oriente, para conhecer e homenagear o menino Jesus.