Natura &Co (NTCO3 – B3) concluiu hoje a aquisição da Avon Products, Inc. e designou uma nova equipe de liderança sênior para impulsionar a próxima fase de crescimento da empresa.
A Natura comprou a Avon em 2020 e se tornou o quarto maior grupo de beleza do mundo, com as marcas The Body Shop e Aseop. Desde então, vem se desfazendo de marcas e busca recuperar o valor da Avon.
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Em janeiro de 2020, a Natura concluiu a compra da Avon, em um acordo de cerca de US$ 2 bilhões, que criou, na época, o quarto maior grupo de cosméticos e beleza do mundo.
Para recapitular o vaivém de estratégias: a Natura comprou a Avon, que era listada na bolsa de Nova York, em 2019; absorveu essa operação, transformando os papéis em ADS do grupo consolidado na Nyse em janeiro de 2020, mantendo sua listagem na B3.
A Aesop foi adquirida pela Natura em 2013, seguida pela compra da fabricante de cosméticos The Body Shop, em 2017. Já em 2019 foi feito acordo para a compra da Avon. Essas medidas aumentaram a alavancagem financeira da companhia, o que levou a Natura fazer em 2020 dois aumentos de capital, totalizando R$ 8 bilhões.
A Natura ocupa o 6º lugar do mundo entre as maiores companhias, com um faturamento anual de US$ 3,67 bilhões. A novidade foi a presença de O Boticário, estreante na lista, que apareceu na 17ª colocação, com US$ 1,23 bilhões em faturamento anual.
As principais concorrentes da Natura são desde empresas brasileiras como a Page 27 27 Boticário, como também empresas estrangeiras como L'Oréal, Procter & Gamble e Unilever.
Foi comprada pela gigante francesa de cosméticos L'Oréal em 2006 e posteriormente adquirida por R$ 5,5 bilhões pela Natura em 2017. No ano passado, a empresa brasileira anunciou que iria vender a The Body Shop, admitindo mais tarde que não tinha a "expertise varejista" para explorar a marca em todo o mundo.
Somos um grupo de 4 marcas orientadas por propósitos, com origem nos quatro cantos do mundo. Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, cada marca com missão e espíritos únicos, todas orientadas por propósitos, compartilhamos o compromisso com práticas éticas e sustentáveis em nossos negócios.
Natura manteve a primeira colocação pelo oitavo ano consecutivo. O Grupo Boticário ficou em segundo, enquanto a Avon ficou, pela primeira vez, entre as cinco melhores do levantamento, em 5º lugar, subindo duas posições em relação a 2020.
A L'Oréal é uma das marcas mais tradicionais do segmento de beleza do mundo. Com mais de 100 anos, a empresa é dona de marcas como Garnier, Lancôme, Biotherm, Kérastase e Vichy, além da própria L'Oréal. No Brasil, a empresa é dona também da marca Niely.
A venda da The Body Shop pela Natura foi impulsionada pela necessidade da empresa brasileira de reduzir custos após a pandemia. O conglomerado vendeu a marca de beleza australiana Aesop para a L'Oréal em abril por US$ 2,5 bilhões como parte dos esforços para reduzir a alavancagem.
A compra da Avon pela Natura ocorre após a aquisição de outras duas marcas estrangeiras: a britânica The Body Shop e a australiana Aesop, como parte do projeto de internacionalização da companhia, iniciado em 1982 pelo mercado chileno e depois expandido para toda a América Latina, parte da Europa e EUA.
Vendida pela primeira vez em 2006 por pouco mais de US$ 800 milhões para a empresa de cosméticos e cuidados pessoais L'Oréal, a marca foi abandonada por muitos clientes devido à percepção de traição aos seus valores fundamentais.
Compõem o grupo a Natura, a Avon, a The Body Shop e a Aesop. Com as quatro marcas juntas, a empresa emprega 35 mil colaboradores, está presente em 110 países, tem mais de 8 milhões de consultoras e representantes e mais de 3.700 lojas e franquias.
Somos uma marca brasileira que nasceu da paixão pela cosmética e pelas relações. Estamos presentes em sete países da América Latina, além de França, Estados Unidos e Malásia.
Voltada a mulheres que trabalham ou empreendem, a Eudora se tornou a marca do Grupo Boticário que mais cresce. Com um faturamento de 1 bilhão de reais em 2018, a Eudora é um case do poder da tradicional venda direta.
Lucas Amorim. Publicado em 3 de abril de 2024 às 07:33. Última atualização em 3 de abril de 2024 às 14:51. Num ano difícil para o varejo, o Grupo Boticário foi na contramão, com uma alta de 30,5% nas vendas, para R$ 30,8 bilhões – encostando na Natura &Co, que faturou R$ 34,7 bilhões no ano passado.