Além de alterar análises de tireoide, como TSH, T4 e T3, a biotina também pode modificar resultados de exames de hepatite, gravidez (Beta HCG), testosterona e vitamina D.
Níveis muito altos de vitamina B7 podem afetar os testes feitos para diagnosticar doenças como: anemia, câncer, doenças cardíacas ou relacionadas a hormônios e até mesmo mascarar uma gravidez.
os resultados laboratoriais não são compatíveis com a clínica. Se interferência de biotina for suspeitada, a biotina deve ser suspensa por 2 ou 3 dias antes de se repetirem os exames.
É nutriente necessário para o crescimento das células e para a produção de ácidos graxos, anticorpos, enzimas digestivas e metabolismo da niacina (vitamina B3). É essencial na manutenção da integridade da pele e cabelo. A biotina não é produzida pelo organismo, sendo necessária sua ingestão.
Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.
Não é comum ocorrer a superdosagem de biotina no organismo. Mas, em doses extremamente altas pode gerar dores de estômago, ânsia, náuseas e vômitos. Alterações gástricas leves e irritação cutânea porém são sintomas muito raros devido a dificuldade de se ter uma hiper ingestão desta vitamina.
Não existe exatamente uma contraindicação para o uso da Biotina. No entanto, caso esteja usando a vitamina, talvez seja interessante suspender o uso se for fazer algum exame de sangue. Além disso, alguns estudos mostraram que remédios anticonvulsivantes podem diminuir a quantidade de Biotina disponível no corpo.
A biotina (indicada para o tratamento de alopecia, mas também presente em alguns suplementos alimentares usados para cabelo, unhas, pele etc.) pode interferir nos testes de hormônios tireoidianos com base na interação biotina/estreptavidina.
Assim, contribuindo para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas; A biotina também auxilia na formação das células do sangue, principalmente os linfócitos e os anticorpos.
Vitaminas B12 – Acredita-se que pessoas com doenças autoimunes da tiroide, como a tiroidite crónica ou Hashimoto, assim como a doença de Grave, têm um risco maior de apresentar níveis baixos de vitamina B12, importante para a obtenção da energia dos alimentos, formação de glóbulos vermelhos e saúde mental.
O diagnóstico é simples e pode ser realizado antes do aparecimento dos sintomas, através de um exame de sangue como o presente no Teste do Pezinho, que dá a chance de iniciar o tratamento antes da doença manifestar-se.
As vitaminas e suplementos alimentares podem alterar os exames de sangue. A vitamina C, por exemplo, influencia nas informações sobre a creatinina. O ideal é interromper o uso dessas substâncias, pelo menos um dia antes dos exames.
Alguns fatores que podem causar deficiência de biotina são: medicações: ácido valproico, isotretinoína (não é frequente causar deficiência). doenças que prejudiquem a absorção intestinal. alcoolismo.
Além de alterar análises de tireoide, como TSH, T4 e T3, a biotina também pode modificar resultados de exames de hepatite, gravidez (Beta HCG), testosterona e vitamina D.
Quanto tempo sem tomar biotina para fazer exame de sangue?
Por isso, a recomendação é suspender o uso do suplemento por pelo menos 72 horas antes de exames laboratoriais. Na dúvida, alguns médicos recomendam a suspensão até uma semana antes da coleta de sangue.
Não podem ser tomados juntos! Também deve lembrar de suspender o uso da Biotina 3 dias antes da coleta dos exames da tireoide, pois ela pode interferir no resultado do exame.
O médico nutrólogo Márcio Velasques, especialista em emagrecimento, pontua que a ação da biotina de fato está ligada à ativação de enzimas que aceleram o metabolismo corporal, mas explica que os estudos para entender o potencial para redução de peso ainda não comprovaram uma relação.
Contraindicações: o suplemento de biotina não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, além de também não ser indicado para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Muitos pacientes que tomam doses altas de biotina para essas finalidades podem ter alterações em vários exames laboratoriais, incluindo exames que avaliam a função da tireoide. A biotina é uma vitamina do complexo B.
Pesquisas mostram que a deficiência de biotina é associada com perda de peso, fezes com sangue e úlcera no intestino delgado e grosso, similar com sintomas de Doenças Inflamatórias Intestinais, além do aumento da permeabilidade intestinal.