Com flores alaranjadas e vistosas, a flor-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é famosa entre os admiradores de natureza, principalmente entre aqueles que adoram o período junino. O nome popular da espécie indica o principal período de floração, que costuma acontecer entre os meses de junho e setembro.
"Ela atua como antidepressivo, é também ótima para melhorar asma, bronquite e outros problemas respiratórios típicos de gripes e resfriados. A planta tem ainda função anti-inflamatória e cicatrizante.
Distribuição Geográfica: Nativa do norte da África, América do Sul, Ásia, Austrália, Europa e Nova Zelândia. Usos tradicionais (nos países de origem): Externamente para o tratamento de cortes, queimaduras e úlceras da pele.
Folhas opostas, longo pecioladas, ovoides e ásperas, de 3-5 cm de comprimento. Inflorescência em capítulos com cerca de 30-50 flores de cor lilás a branca.
O cipó São João possui propriedades tônicas e antidiarreicas. É utilizado para desarranjos estomacais, fraquezas em geral e manchas na pele, geralmente ocasionadas por vitiligo.
CIPÓ-DE-SÃO-JOÃO ou FLOR-DE-SÃO-JOÃO e como usar esta planta medicinal
Qual é a contra indicação da erva-de-são-joão?
A erva-de-são-joão pode aumentar a sensibilidade à luz solar. Outros efeitos colaterais incluem boa seca, obstipação, fadiga, confusão e mania em pessoas com transtorno bipolar. Durante a gestação, a erva-de-são-joão aumenta o tônus muscular no útero e, portanto, pode aumentar o risco de aborto espontâneo.
Quanto tempo a erva-de-são-joão leva para fazer efeito?
Pode levar de 3 a 6 semanas para perceber os efeitos do erva-de-são-joão. Tire uma foto para identificação instantânea de plantas, obtendo rapidamente informações sobre prevenção de doenças, tratamento, toxicidade, cuidados, usos e simbolismo, etc.
Quem tem pressão alta pode tomar o chá de erva de São João?
A erva-de-são-joão pode intensificar os efeitos dos IMAO, causando, possivelmente, pressão arterial muito alta que requeira tratamento de emergência. A erva-de-são-joão aumenta o metabolismo desses medicamentos, reduzindo sua eficácia.
Quais os benefícios da erva-de-são-joão para menopausa?
A erva de São João também é usada para sintomas da menopausa , como ondas de calor e alterações de humor. Como funciona? Um produto na erva de São João, chamado hipericina, era responsável por seus efeitos na melhora do humor. Esses agem no sistema nervoso que regulam o humor.
A Hypericum perforatum, mais conhecida como erva-de-são-joão, é uma planta medicinal que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e também antidepressivas. Existem alguns antidepressivos à base da erva que podem ser úteis nos tratamentos de casos de depressão leve ou moderada.
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse.
Com flores amarelas, a erva-de-são-joão é superfácil de cultivar em casa, mas exige regas constantes e sol pleno. Conhecida especialmente como erva-de-são-joão, a Hypericum perforatum é uma planta de flores amarelas e vivas que destaca-se pelas suas propriedades medicinais.
Por apresentar propriedade calmante, a erva de São João pode ser uma aliada no emagrecimento, já que colabora para diminuir a ansiedade, quadro que pode colaborar para a compulsão alimentar. No entanto, vale lembrar que favorecer a perda de peso não é o principal objetivo da erva de São João.
Como Fazer o Chá de Erva de São João: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
A erva-de-são-joão, também conhecida como hipericão ou hipérico, é uma planta medicinal que possui ação antidepressiva, ajudando a combater a depressão leve a moderada, assim como os sintomas associados de ansiedade e tensão muscular.
Uma opção é o uso da planta medicinal Hypericum perforatum, que contém compostos biologicamente ativos que agem como Inibidores Seletivos da Recaptura de Serotonina (ISRS). O objetivo deste estudo foi revisar a literatura científica para identificar os efeitos benéficos do H.
Embora a erva de São João seja geralmente considerada segura quando usada corretamente, é importante estar ciente dos possíveis efeitos colaterais e precauções. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem: Sensibilidade à luz solar. Boca seca.
Coffea sp., (café) foi a única espécie relatada com efeito hipertensor. Conclusão: estudos etnobotânicos demonstram o amplo uso de plantas medicinais no manejo da hipertensão, sendo que várias delas têm sido submetidas a estudos experimentais em animais e clínicos.
Como tem propriedades antifúngicas, antioxidantes e antibacterianas, a erva-de-são-joão é usada ainda para diversos outros fins, como laxante, diuréticos, antitérmico, cicatrizante, nevralgias, insônias e dores.
O Mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria,insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.
A cavalinha é utilizada na medicina popular como diurético, remineralizante, na consolidação de fraturas nas infecções urinárias, nas hiperplasias prostáticas, tuberculose, controle de hemorragias menstrual, nasal, digestiva, na queda de cabelo, fortalecimento de unhas, entre outras.