Famosos como Marilyn Monroe, Princesa Diana e até Britney Spears desenvolveram comportamentos compatíveis de pacientes com Borderline. Recentemente, o influencer Gustavo Tubarão postou um vídeo em suas redes sociais, relatando que sofre de Transtorno de Personalidade Borderline.
Antes de virar o famoso vilão Darth Vader, o jedi Anakin Skywalker demonstrava ter borderline. Seus sintomas envolviam preocupação excessiva com abandono, paranoia, emoções intensas, sensibilidade, raiva e impulsividade.
Para se ter uma ideia da dificuldade de identificação do problema, ao analisar nos dias de hoje o comportamento da musa Marilyn Monroe, alguns profissionais dizem que ela sofria de Borderline, mas outros apontam que seu quadro era de Transtorno de Personalidade Histriônica.
A ex-participante de A Fazenda (Record) afirmou que em julho passou por uma operação para retirar 400 ml de hidrogel de cada perna. No mesmo mês, em entrevista ao R7, ela contou que há cinco anos injetou essa substância e também polimetilmetacrilato (também conhecido como PMMA) para fins estéticos.
Andressa Urach admitiu ter tido um surto psicótico após ser dopada por um desconhecido. A ex-modelo, no entanto, reforçou que não havia necessidade de ter sido enviada a um hospital psiquiátrico e acusou o ex-marido, Thiago Lopes, de agir sem sua autorização. "Me internou à força", disse ela neste sábado (26).
Caracterizada por mudanças repentinas e intensas de sentimentos, além de comportamentos instáveis, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma doença mental grave caracterizada por extrema instabilidade de humor, afetos, autoestima, relacionamentos e comportamento.
Trata-se de uma condição neurológica rara chamada de síndrome pseudobulbar (PBA). Além de crises de riso que podem durar muito mais tempo do que o normal e passam o limite do confortável, pessoas que sofrem com o transtorno também podem reagir com lágrimas profundas a situações cotidianas.
▪️ é muito comum para o border se relacionar com pessoas complicadas e assumir para si a responsabilidade de resolver tudo. Ainda mais se colocamos o outro num pedestal, daí parece válido aceitar qualquer coisa para manter a pessoa na nossa vida. Óbvio que na maioria das vezes tentamos isso com a maior boa intenção.
Ambiental: abuso físico ou sexual, negligência, conflitos e morte prematura de parentes próximos são comuns quando se analisa a infância de indivíduos com transtornos de personalidade. O uso de substâncias, como álcool e drogas, pode exacerbar os sintomas em quem já tem traços fora da média.
Basicamente, é como se a pessoa com síndrome de Borderline vivesse constantemente “com os nervos à flor da pele”. Em sua mente, há uma visão distorcida de si, assim como dos indivíduos ao redor. Ocorre uma sensibilidade muito grande, que faz a pessoa sentir tudo de uma maneira muito intensa e, ao mesmo tempo, instável.
Pessoas com Borderline tendem a ter relacionamentos mais intensos e curtos. Você tende a se apaixonar rápido, acreditando que cada nova pessoa será aquela que vai preencher sua vida, apenas para se desapontar pouco tempo depois.
A ex-participante de A Fazenda 12 Raissa Barbosa foi hospitalizada na madrugada desta terça-feira, 15. A modelo, que possui o Transtorno Borderline, precisou de atendimento médico após ter uma crise de choro.
Ela se casou três vezes, com James Dougherty, Joe DiMaggio e, por último, com o dramaturgo Arthur Miller. Durante seu casamento com Miller, Marilyn engravidou três vezes, mas infelizmente, nenhumas das gestações chegaram a termo.
Mesmo tendo vivido somente até os 36 anos de idade, a sex symbol Marilyn Monroe foi uma das maiores estrelas de Hollywood de todos os tempos, tendo atraído a atenção de diversos homens. De acordo com a biografia escrita por Norman Mailer, até os 30 anos de idade Monroe teria passado por, pelo menos, 12 abortos.
Impulsividade em ≥ 2 áreas que pode prejudicá-los (p. ex., sexo inseguro, compulsão alimentar, dirigir de forma imprudente) Comportamentos, gestos e/ou ameaças repetidos de suicídio ou automutilação. Mudanças rápidas no humor, normalmente durando apenas algumas horas e raramente mais do que alguns dias.
O diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é clínico, feito por meio da descrição do comportamento relatado pelo paciente, baseado em uma minuciosa avaliação psiquiátrica feita por profissional de saúde mental qualificado.
Os medos podem correr para tais extremos que, em algumas situações acabam optando pelo isolamento voluntariamente para evitar que outros o façam, sendo assim, preferem se afastar das relações antes de serem abandonados.
Pelos delírios e alucinações, a pessoa em surto psicótico pode tanto confundir os objetos com outra coisa, como entender que precisa deles por algum motivo delirante ou percepção alucinatória.
Após saírem do surto, os pacientes podem apresentar sintomas residuais, que normalmente são os sintomas negativos: isolamento social, menor interação afetiva, retraimento e falta de vontade para atividades diversas.
Um surto psicótico é um conjunto de sintomas que, geralmente, estão associados a uma doença mental não tratada, ao uso de drogas ou a uma resposta excessiva a um estressor. Na maior parte dos casos, ele dura um breve período de tempo em que a pessoa experimenta ideias paranóicas ou extremamente desorganizadas.