O designer gráfico é o profissional que cria elementos visuais, como logotipos, layouts, e imagens, para comunicar mensagens, seja em mídia impressa ou digital.
Designer gráfico é o profissional que atua na criação de projetos visuais que visam comunicar e representar ideias. Essas representações estão presentes em quase todo nosso dia-a-dia como em livros, logos, embalagens, placas em formas de figuras, textos, animações e outras ferramentas de comunicação.
QUEM CRIOU O DESIGNER ? - ENTREVISTA COM O PROF MARCOS EBERLIN
Que tipos de designer existe?
Designers de produto, designers gráficos, diagramadores, designer de games, web designers… Há tantos tipos de designer que falta espaço pra gente falar! Por isso, a seguir, falamos sobre a atuação de cada um na criação de soluções inteligentes e inovadoras para diversos segmentos.
As especialidades com os melhores salários são Desenhista Industrial de Produto (Designer de Produto), Desenhista Industrial de Produto de Moda (Designer de Moda) e Conservador-Restaurador de Bens Culturais. Essas informações são baseadas nas 14677 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.
De 1880 a 1917, o movimento inglês Arts and Crafts, através do seu líder William Morris, passou a defender uma arte “feita pelo povo e para o povo”. O ato de revalorizar o trabalho manual e recuperar o valor estético dos objetos produzidos para uso cotidiano viriam a se transformar no que conhecemos como “design”.
É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado. O design está presente em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado.
O objetivo do design digital é criar soluções visuais, funcionais e interativas no meio digital. A área tem como foco não só os aspectos gráficos e visuais, como tipografia, cores e outros elementos de design, como também a experiência do usuário, interatividade, e no geral, a criação de interfaces digitais funcionais.
Então, como definir um bom design? Um bom design é discreto, não causa atrito, cumpre sua função. É compreensível, dá pistas ao usuário de como ele funciona – ou, como define Norman, o bom design tem discoverability.
Resumindo, as principais funções que o profissional de design gráfico pode desempenhar, são: Criação de logotipos, outdoors, banners, cartões de visita, panfletos, embalagens e peças gráficas em geral de marcas, produtos ou serviços. Produção e criação de animações para o meio digital.
O Design pode ser compreendido como um processo, ou ciência, para solucionar um determinado problema — seja ele qual for — por meio da manipulação de atributos visuais.
“No Brasil, 'design' foi traduzido como desenho, tanto que os primeiros cursos eram de desenho industrial. O nome design só foi adotado ano de 1988, em um congresso que foi em Curitiba.
Em essência, design é projetar algo no campo sensorial. É criar soluções para uma ideia ou para uma necessidade. No cotidiano é possível ver o design aplicado através de logotipos, cartazes (impressos ou digitais), tipografias, embalagens, sistemas de identidade visual e etc.
Atualmente, as áreas que mais faturam no Design Gráfico são as voltadas para a área da tecnologia. De acordo com uma pesquisa da Catho, as vagas de Criação Web são as mais valorizadas no mercado, com destaque para o cargo de Gerente de Web Designer, com remuneração média de R$ 8.750,46.