Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.
Anelídeos: são animais que possuem o corpo segmentado em anéis. Podem ser encontrados tanto ambientes úmidos, como em águas doces e salgadas. Exemplos: minhocas, sanguessugas e vermes que vivem no mar.
Que filo é caracterizado por animais com corpo segmentado?
Anelídeos (Filo Annelida) são animais de corpo segmentado que vivem em diferentes ambientes, como água doce e solo úmido. Atualmente são conhecidas cerca de 16.500 espécies, sendo a minhoca a representante mais conhecida.
Em morfologia, o termo se refere à divisão do corpo de alguns animais em partes semelhantes, como no caso dos anelídeos (minhocas), que têm o corpo visivelmente dividido em segmentos, ou em partes distintas, como no caso dos artrópodes - ver Metameria (zoologia).
Moluscos são animais invertebrados que fazem parte do Filo Mollusca. Os representantes desse filo destacam-se pela presença de um corpo mole, o qual é frequentemente protegido por uma conha.
Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes, denominados metâmeros), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior.
Moluscos são animais invertebrados que apresentam o corpo mole. São exemplos de moluscos os polvos, lulas, caracóis, ostras, mexilhões e lesmas. Os moluscos são animais invertebrados que apresentam um corpo mole.
A segmentação ou metamerismo consiste na divisão longitudinal do corpo em unidades repetitivas (segmentos) que dão origem internamente a compartimentos na cavidade corporal (celoma) separados por septos.
Um corpo não segmentado é aquele em que não há membros com ossos e articulações, os tecidos se misturam como um só, com os músculos muito similares, como é o caso dos moluscos e todos os organismos invertebrados.
O reino animal é divido em nove filos. São eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.
Vários grupos de animais podem ser agrupados nos invertebrados. Existem aproximadamente 33 filos diferentes desse tipo de animal, porém, normalmente, apenas oito desses são referenciados nos livros didáticos, sendo eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.
Qual filo é caracterizado por animais que tem um corpo segmentado?
→ Anelídeos: Sua principal característica é o corpo cilíndrico dividido em anéis (segmentado). Existem representantes de água doce, salgada e terra úmida. Exemplos: Minhocas e sanguessugas. → Artrópodes: Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados e revestido por um exoesqueleto quitinoso.
Anelídeos são invertebrados segmentados, conhecidos por sua divisão corporal em anéis. Pertencem ao filo Annelida, abrangendo cerca de 15 mil espécies, incluindo minhocas e sanguessugas. Habitam ambientes aquáticos e terrestres úmidos, desempenhando papéis ecológicos vitais, como a aeração do solo.
Segmentação (metameria/tagmatização): é a organização do corpo de alguns animais dividido em segmentos. Pode ser observado principalmente nos anelídeos, artrópodes e alguns cordados. A metameria pode ser homônoma (segmentos iguais, como em anelídeos) ou heterônoma (segmentos desiguias, como as tagmas dos artrópodes.)
No mundo, existem principalmente dois modelos de oferta de sistema de saúde: universal e segmentada. No modelo segmentado, apenas uma parcela da população é atendida.
Assim, o termo “frases segmentadas” diz respeito à fragmentação desnecessária de uma citação, oração. Dessa forma, os enunciados ficam incompletos e às vezes sem sentido, o que provoca incoerência dos mesmos. Vejamos: Uma orquestra muito harmoniosa. No casamento da minha irmã ela ficou melhor ainda!
O valor de referência dos neutrófilos segmentados pode variar entre os laboratórios, no entanto pode ser considerado normal valores entre 1600 e 8000/ µL ou 35 a 66%, aproximadamente.
Quando pensamos em animais com o corpo segmentado, esses nada mais são do que animais que possuem uma distribuição e divisão corporal clara, como por exemplo as formigas, ou mesmo as minhocas. Tais divisões podem ou não aparecerem de forma exterior, separando o corpo em cabeça e abdômen, por exemplo.
Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.
Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.
Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.