Quais foram os fatores que levaram o homem a se tornar sedentário?
Foi impulsionada pela descoberta e domesticação de plantas e animais, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Uma das principais mudanças causadas pela sedentarização foi a transição de uma economia de subsistência baseada na caça, coleta e pesca para uma economia agrícola.
Isto, somado a domesticação dos animais, ao trabalho da cerâmica e ao desenvolvimento de melhores ferramentas, transformaria o ser humano em um indivíduo sedentário que, com isso, podia começar a desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
A agricultura e a domesticação de animais possibilitaram a sedentarização dos povos, ou seja, o estabelecimento permanente em um local. Os povos sedentários construíram moradias mais duráveis e complexas, como cabanas, tendas e casas de barro.
A sedentarização foi o processo por meio do qual comunidades humanas se estabeleceram em um local de maneira fixa. Essa mudança aconteceu por conta do desenvolvimento da agricultura por volta de 10.000 a.C. Acredita-se também que o surgimento de uma nova ideologia ou crença religiosa pode ter motivado essa mudança.
A resposta é a agricultura. Quando o homem percebe que pode controlar a natureza ele se fixa em um lugar. E a partir daí o homem começa a desenvolver inicialmente pequenas vilas, que com o tempo podem ou não se transformar em grandes cidades.
Para o diretor de Saúde, o sedentarismo tem várias causas, desde aquelas geradas pela rotina da vida moderna, que proporciona às pessoas o hábito de permanecerem sentadas por um longo período de tempo, ao celular, computador ou televisão, além de o fato de muitas optarem por utilizarem sempre carro para locomoção.
Um dos principais motivos é a descoberta e domesticação de plantas e animais, o que permitiu o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. A prática da agricultura possibilitou o cultivo de alimentos de forma regular e previsível, reduzindo a necessidade de movimentação constante em busca de recursos alimentares.
Sedentarismo: forma de vida na qual há habitação fixa. O surgimento da agricultura e a domesticação de animais, bem como questões climáticas resultaram na sedentarização.
Com essa sedentarização, as comunidades de seres humanos foram gradativamente abandonando o nomadismo. A sedentarização contribuiu para o aumento populacional e o surgimento das cidades. Os historiadores apontam que a sedentarização foi consequência da descoberta da agricultura e foi um processo complexo e difícil.
No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar.
Por que o Neolítico o homem passou a ser sedentário?
O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.
Quais fatores contribuíram para a transição do nomadismo para o sedentarismo?
Com a agricultura, os povos não precisavam mais de ir à busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam, o que levou os homens a estocarem alimentos. Consequentemente, a população começou a aumentar, pois agora havia alimentos para todos. Começaram a surgir as primeiras vilas e, depois, as cidades.
Com a sedentarização dos grupos humanos, pôde-se observar e reconhecer os fenômenos naturais e explorar a natureza em benefício do grupo. Além disso, o primitivo pôde utilizar a terra, plantando e colhendo seus frutos.
Na antropologia evolucionária, sedentarização é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente. Na transição para o sedentarismo, as populações semi-nômadas possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano.
Que fatores permitiram que os grupos humanos se Sedentarizaram?
O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem.
Pouca participação de atividades físicas. Muito tempo assistindo TV, jogando videogame ou no computador e pouca atividade. Dirigir ou usar muito o transporte público e raramente caminhar ou andar de bicicleta.
O sedentarismo é considerado fator de risco para desenvolvimento de graves problemas de saúde, tais como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, osteoporose e alguns tipos de câncer.
A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.
Smartphones, tablets, computadores e videogames fazem um grande sucesso com esse público, mas também podem ser uma das causas do sedentarismo na adolescência. Ao colocar esses recursos em primeiro lugar, o jovem deixa de se interessar por outras atividades que podem ajudá-lo a manter uma rotina mais saudável.