A primeira família da série Intel Core i7 foi lançada com a litografia de 45nm, seguido pela segunda geração (32nm), terceira geração (22nm), quarta geração (22nm), quinta geração (14nm), sexta geração (14nm) e sétima geração (14nm).
Atualmente há cinco gerações de processadores Core i7 disponíveis. Na tabela abaixo, descrevemos as principais diferenças entre essas gerações e as séries de modelos dentro de cada geração.
Se você quer de fato investir no melhor processador Intel custo-benefício, o i7-11700 pode ser uma boa pedida no geral. Ele vem com oito núcleos e 16 threads, enquanto sua memória cache é de 16MB. Sua velocidade é um pouco menor em comparação a outras opções, com 2,5GHz, que chega a 4,90GHz no modo turbo.
Processador Intel Core I7 870 2.93ghz Lga 1156 1. geração | MercadoLivre 📦 Entra na sua conta para ver suas compras, favoritos etc. Compre e venda com o app!
Para resultados ideais, uma máquina com um processador Intel® Core™ i7 ou superior com pelo menos 8 GB de RAM é suficiente para rodar jogos e transmitir ao mesmo tempo. Se você deseja ter menos dificuldades no seu desempenho com jogos, um processador Intel® Core™ i9 contribui para uma experiência ainda mais estável.
O que você precisa saber sobre as gerações de processadores Intel para escolher sua próxima máquina?
Qual o processador i7 mais rápido?
De acordo com os testes executados com o Core i7-14700K, o novo processador é cerca de 20% mais rápido em multi-thread e 4% mais rápido em single-thread que o Core i7-13700K — especialmente beneficiado pelo aumento de núcleos — ao alcançar 14.992 pontos em testagem com múltiplos núcleos e 909,7 em um único núcleo.
Core 7: equivalente ao Core i7, é voltada para usuários avançados e profissionais; Core 9: equivalente ao Core i9, tem as CPUs mais potentes da Intel para PCs.
Já o i7 é bem mais antigo - ele é da quarta geração, codinome Haswell, lançado lá em 2014. Naquela época, a litografia era bem menos avançada do que é hoje, e os transistores do i7 possuem um tamanho de 22 nanômetros.
No novo conjunto, os Intel Core i7 de 14ª geração agora têm mais núcleos focados em eficiência energética: são 12, em comparação aos oito dos modelos anteriores, todos com clock base de 2,5 GHz.
A geração do processador é o primeiro número após i9, i7, i5 ou i3. Aqui estão alguns exemplos: O processador Intel® Core™ i9-14900HX é da 14ª Geração porque o número 14 consta após i9. O processador Intel® Core™ i7-13700K é da 13ª Geração porque o número 13 consta depois de i7.
Gerações mais recentes geralmente oferecem um aumento de desempenho em relação às anteriores. Isso significa que as tarefas serão executadas de maneira mais rápida e eficiente, melhorando a sua experiência geral. Além disso, cada geração traz consigo novas tecnologias e recursos.
Dessa maneira, o processador Intel Core i7 11700 é o modelo ideal para essa ocasião. Um modelo de 11ªgeração, esse processador possui soquete LGA 1200. Além disso, possui compatibilidade com placas-mães que se baseiam em chipsets da série 500 e selecionadas da série 400, sendo compatível ainda com DDR4.
Atualmente está sob a 10º geração de processadores intitulada Comet Lake, que, assim como a Skylake utiliza litografia de 14nm, com processo de fabricação usando transistores 3D FinFET, aumentando em quase três vezes a capacidade de fabricar transistores menores para processadores comparado a primeira geração.
Os processadores Core i5 e Core i7 destacam-se quando se procura CPUs que são boas para jogos. O Core i5 é menos caro, mas o Core i7 tem um melhor desempenho enquanto multitarefa. Se for uma streamer, gastar um pouco de dinheiro extra e obter o Core i7 seria uma opção melhor.
A CPU Intel Core i7 3770 vem equipado com o chip gráfico integrado Intel HD 4000 que já está bastante desatualizado para os jogos e é recomendado apenas para rodar títulos leves e jogos indies que não exijam muito da placa de vídeo. O melhor funcionamento é com uma placa dedicada.
O líder da gangue é o processador Core i7-7700K, um quad-core de 4,2 GHz (4,5 GHz em modo turbo), 8 MB de cache L3 e TDP de 91 W que, de acordo com alguns reviews publicados recentemente (como este), possui desempenho bastante satisfatório para um chip topo de linha, mas não muito superior na comparação com o Core i7- ...
O segredo está nas entrelinhas: um i3 normalmente vem com dois ou quatro núcleos de processamento, enquanto os i5 e i7 vêm com até seis ou oito, e o i9 ultrapassa todos os limites com até 18 núcleos.