Que impostos incidem sobre o transporte de cargas?
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoas Jurídicas.
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
- PIS/PASEP – Contribuição para os Programas de Integração e Formação do Patrimônio do Servidor Publico.
- Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
Quais impostos incidem sobre frete?
Principais tributos que incidem sobre o frete:Os principais tributos incluem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e o Programa de Integração Social (PIS).
É cobrado imposto sobre o frete?
O ICMS sobre o frete acontece quando a transação de produtos é entre cidades diferentes, mas que se encontram situadas em um mesmo estado ou estados distintos. Nos casos em que o serviço é prestado dentro de um município, a tributação é realizada pelo imposto municipal.Quais impostos incidem sobre o transporte de cargas?
Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Este imposto, com alíquota de 12% a 18%, incide sobre todas as mercadorias transportadas entre os estados do Brasil e à prestação de serviço de transportes.Quais impostos incidem sobre CTE?
CTE: entenda a tributaçãoE o documento que registra essa cobrança e transporte é o CTE; Além desse imposto, outros tributos federais podem ser cobrados sobre esse documento, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
ICMS sobre frete: Como é cobrado este imposto no transporte de cargas?
Tem PIS Cofins no CTe?
A emissão de CTe não dá direito a credito de Pis/Cofins, pelo menos não em São Paulo.Quem emite CTe paga ICMS?
Entender as normas fiscais de ICMS no CTe é fundamental, principalmente para as transportadoras, já que a emissão do CTe é obrigatória para esse tipo de empresa. Sendo assim, compreender que o ICMS, em alguns casos, integra a base de cálculo do próprio imposto, sendo cobrado “por dentro”.Qual a alíquota de IRPJ e CSLL para transportadores de cargas?
Qual a alíquota IRPJ e CSLL lucro presumido para transportadores de carga? Para transportadores de carga, as alíquotas de IRPJ e CSLL lucro presumido são calculadas sobre a margem presumida instituída por lei que para transportadores de carga é de 8% para IPRJ e 12% para CSLL.Quem paga o ICMS de transporte?
Ele é responsabilidade da transportadora ou, no caso de fretes autônomos, do destinatário. No entanto, o cálculo do ICMS pode ser um desafio, devido às muitas particularidades e detalhes envolvidos, como as variações de valores e alíquotas conforme a região, tipo de produto e porte da empresa.Qual é a alíquota de PIS e COFINS para transportadoras?
As alíquotas para PIS e COFINS variam de acordo com a atividade da empresa, e para transportadoras são de 1,65% e 7,60%, respectivamente.Tem IPI sobre o frete?
Isso significa que, assim como os descontos incondicionais, o valor do frete não pode ser considerado como faturamento da empresa, e, portanto, não deve ser incluído no cálculo do IPI, pois eles representam uma diminuição real no valor da operação, não sendo, portanto, parte do faturamento.Como funciona o ICMS no CTe?
Em resumo, o ICMS é embutido ao preço da mercadoria, por isso o valor do imposto informado na nota fiscal não é adicionado ao valor total da operação posteriormente. Ele já faz parte do valor da mercadoria desde o início do cálculo.Tem PIS Cofins sobre frete?
Sim, independentemente do valor, o frete deve ser incluído na base de cálculo do PIS e COFINS. Isso porque a legislação não faz distinção com base no valor do frete, mas sim na natureza da despesa.Qual a alíquota de ICMS para o cálculo do CTE?
4.2. O subcontratado marítimo deve emitir o CT-e com destaque do ICMS considerando a alíquota do ICMS do Estado de destino final (exemplo: transporte com início em Santos/SP e término no porto do Ceará, o CT-e emitido pelo subcontratado deve estar com alíquota de 7%).Tem ICMS sobre frete?
O cálculo do ICMS depende da alíquota aplicada pelo estado de origem e pelo estado de destino, e da base de cálculo, que é o valor do frete. Para fazer o recolhimento do ICMS de transporte o transportador ou tomador do serviço pode acessar a GNRE, até o dia 10 do mês seguinte ao da prestação do serviço.Quais são os 3 tipos de ICMS?
Incidência de ICMS
- O ICMS normal, que faz parte do conjunto de impostos do Simples Nacional e o empresário já paga na guia DAS;
- O ICMS substituição tributária, que incide sobre algumas mercadorias e operações interestaduais;
- O ICMS diferencial de alíquota, que incide sobre a compra de mercadorias de outros estados.
Quais os impostos que uma transportadora paga?
Que impostos incidem sobre o transporte de cargas?
- Tributos federais. IRPJ – Imposto de Renda Pessoas Jurídicas. ...
- Tributo estadual. ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal.
- Tributo municipal. ISS – Imposto sobre Serviços.